domingo, 22 de agosto de 2010

Oi Pessoal, Sei que é chato começar nosso "papo geográfico" falando de coisas tristes, mas o assunto do video a seguir tem tudo a ver com a nossa matéria: as monções. Todos nós ficamos traumatizados com as fortes chuvas(chuvas de convecção aliadas às chuvas frontais) que atingiram o estado do Rio em abril, deixando muitos mortos e desabrigados. Neste momento, o sul da Ásia passa por uma situação muito pior do que a nossa. Aliás, o que aconteceu em abril inspirou os professores do 6o ano a determinar o tema do T.I. 2010 ("Por um Mundo Melhor"). Assim, sensibilizados e prontos a ter uma atitude de solidariedade por todos que passam por algum tipo de necessidade, vamos assistir o video.
abraços, prof. Alfeu

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CAMBITOLÂNDIA

VOCÊS CONHECEM A CAMBITOLÂNDIA?
É um site muito legal com jogos e outras atividades para "brincar" on line. Um dos jogos é esse da imagem abaixo com o mapa do Brasil.Clique nos links abaixo e depois me digam o que vocês acharam. http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm http://www.cambito.com.br/ ABRAÇOS, Prof. Alfeu

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OLHA O QUE VEM AÍ NA GEOGRAFIA:

T.I. 2010

É legal rever o video de abertura do T.I. 2010
Clique no link abaixo para ver as outras três partes: http://www.youtube.com/user/Alfeubarreto

O T.I. 2010 ESTÁ NA RETA FINAL

SÓ NÃO PODEMOS PERDER DE VISTA QUE ESSES OBJETIVOS NÃO VALEM APENAS PARA AS NOTAS DO 3o BIMESTRE, MAS PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS...
Oi Galera!
A professora Tatiane me convidou para participar deste blog e me senti bastante lisonjeado por isso. Espero poder contribuir um pouco com o que aprendi sobre a Geografia e sobre outras coisas que possam ser, ao mesmo tempo, curiosas e interessantes para vocês. Gostaria de abrir aqui um espaço para que vocês digam (ou teclem) o que gostariam de saber ou aprender, ou, simplesmente, que "troquem uma idéia" comigo como se estivéssemos num grande chat. Abraços

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais um professor conosco!

Olá, queridos alunos! . A partir de hoje o professor Alfeu passa a ser colaborador deste nosso Blog, isto é, não somente eu, Tatiane, farei postagens sobre nossas aulas de Língua Portuguesa. Ele também usará este espaço para ir além dos limites da sala de aula em sua disciplina: Geografia. . Vocês não imaginam a alegria que estou sentindo... . Eu acredito muito no potencial das ferramentas da Web para o desenvolvimento de aprendizagens e o que estamos fazendo aqui é uma tentativa de enriquecer o que temos até agora. . Espero que vocês aproveitem e curtam bastante. Eu estou adorando fazer este trabalho!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Concurso Literário: microcontos

Queridos alunos,
. Que tal participarmos de um Concurso Literário inovador? É um grande desafio que só nos poderá trazer aprendizagens e diversão.
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Até o dia 30 de setembro, cada aluno poderá se inscrever com um microconto. No caso de nosso ano (6o), o tema vai girar em torno dos Mitos e Lendas que estamos lendo.
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Agora, você deve estar se perguntando: "Como assim Microcontos?"
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O desafio será criar uma historinha, com começo, meio e fim, do tamanho de uma postagem no Twitter, isto é, com até 140 caracteres. Em sala, vamos conversar mais. Se você, porém, estiver morrendo de curiosidade, poderá pesquisar aqui outros concursos iguais a este.
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Eu, para provar que é possível, acabei de criar o meu microconto. Quer ver? Aí vai. Usei 137 caracteres!!!
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Em seu 1o trabalho, Hércules mata o leão
de Nemeia, arranca-lhe o couro e
cobre-se com ele, criando um
verdadeiro escudo sobre seu corpo.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13... E o pior, de Agosto!!!

Depois que postei sobre os 12 Trabalhos de Hércules, me dei conta de que hoje é, na cultura popular, o grande dia do azar. Se não bastava ser uma sexta-feira 13, ainda caiu no mês de Agosto. Pesquisando na Web sobre a origem e significado do preconceito contra essa pobre data, descobri várias coisas:

  1. Na história da civilização, o 13 é um número considerado incompleto. São doze os ciclos lunares durante um ano solar, que formam os 12 meses no ano, e a contagem da civilização suméria tinha como base 12 unidades, daí vem a porção padrão conhecida como dúzia.
  2. 13 era o número de pessoas que estavam presentes a Última Ceia, refeição que Jesus teria feito antes da crucificação. E para quem acredita em outras forças místicas, a décima terceira carta do Tarô é “A Morte”.
  3. Em lendas da mitologia nórdica, acredita-se que, em uma festa na morada dos deuses, foi dado um banquete para 12 divindades, mas Loki, espírito do mal e da discórdia, não teria sido convidado. Ele, porém, apareceu e criou um desentendimento entre os deuses. Durante uma briga, o deus Balder, favorito entre as divindades, teria morrido. Daí vem a crença de que não se deve convidar 13 pessoas para um jantar ou uma festa.
  4. Há ainda outra lenda, escandinava, que diz que Friga, deusa do amor e da beleza, teria se transformado em uma bruxa após a conversão dos nórdicos ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio. Juntos, os 13 ficaram lançando feitiços sobre os novos cristãos do alto de uma montanha.
  5. De acordo com o padre Antônio Lorenzatto, que escreveu o livro "Eu fui curioso, e você?", Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus, ocupava o 13º lugar no grupo que seguia Cristo. Para completar, ele se enforcou em uma sexta-feira e Jesus foi crucificado nesse dia da semana.
  6. Houve também um caso com a Ordem dos Templários. O grupo de sacerdotes foi declarado ilegal pelo rei Felipe IV da França, e, provavelmente em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, a perseguição e execução dos integrantes da ordem teve início.

Apesar de eu não ter colocado aqui 13 explicações para o dia ser tão agourento, tem muita gente que prefere ficar quitenho no seu canto para não arriscar. Eu, particularmente, não sou chegada a essas superstições. Fica aqui apenas o meu ar de curiosa.

Se você quiser conhecer outras histórias sobre esse dia, siga os links abaixo. Foi deles que tirei os seis pontos que apresentei acima:

Sexta-feira, 13 de agosto: entenda a fama da data

Conheça a origem da data que aterroriza os ocidentais

A origem da sexta-feira 13

Os 12 Trabalhos de Hércules

Os vídeos da postagem anterior mostram belamente o passo a passo dos 12 trabalhos que Hércules teve de cumprir, a mando de Euristeu, para se redimir da culpa de sangue que o perseguia. É lógico que tudo o que aconteceu com ele tem a ver com o ciúme doentio de Hera, sua madrasta. Ela não o suportava por ele ser fruto de uma traição de Zeus, seu marido.
Veja quais são os 12 Trabalhos de Hércules: 1ª - Matar o leão de Neméia, monstro caído da Lua. (Ele não só o matou, como arrancou sua pele para usá-la como um escudo protetor.) 2 ª- Destruir a Hidra Lerna, que tinha 7 cabeças e cuspia fogo. (Cada cabeça que ele cortava se transformavam em duas novas. Ele precisou usar fogo para acabar com essa multiplicação.) 3ª - Capturar aultra veloz corsa de Gerínia com suas patas de bronze. 4a - Acabar com um javali selvagem gigante que assolava o monte Erimanto. 5ª - Limpar em 1 só dia as estrebarias do rei Augeas, que estavam abarrotadas de estrume. Ele fez isso, desviando o curso de um rio, que lavou tudo. (Você se lembra dessa passagem no livro Força, Hércules!) 6ª - Acabar com as aves ferozes que habitavam o lago Estinfale e comiam carne humana. 7ª - Capturar uns touros loucos, que amedrontava os moradores da ilha de Creta. 8ª- Eliminar as éguas do rei da Trácia. 9ª - Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita, no país das guerreiras amazonas. 10ª - Capturar os bois selvagens do Gerião, da ilha Eritéia. 11ª - Entrar no fantástico Jardim das espécies e roubar as maçãs douradas das ninfas. Para isso, teve de passar pelo gigante Atlas e carregar o mundo nas costas. 12ª - Capturar e levar para o rei o temido cão de 3 cabeças, Cérbero, o guardião dos portões do inferno. (Você se lembra desse cão nas histórias do bruxinho Harry Potter? É ele mesmo!)
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Se você quiser se divertir com esse grande herói, pode ler algum livro sobre os 12 trabalhos que Hércules realizou. Que tal pesquisar na internet?
Eu, particularmente, gosto muito da criação de Monteiro Lobato, quando a turma do Sítio do Picapau Amarelo, após conhecer o Minotauro, resolve retornar à Grécia Antiga para presenciar as heroicas ações de Hércules. São dois volumes deliciosamente incríveis!!! Muita diversão.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hércules - Mitologia Grega

Começamos a estudar Mitologia Grega. Encontrei no Youtube uma série do canal History Channel sobre este grande e famoso herói: Hércules. Seria muito interessante que você convidasse seu pai ou sua mãe para assistir aos vídeos com você, pois os programas mostram cenas fortes e são recomendados para maiores de 12 anos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Site com diversas atividades educativas

Se você quer aprender mais sobre as histórias de nosso Folclore ou quer estudar outras matérias, visite o site Atividades Educativas e busque o conteúdo de seu interesse. É muito legal!
Para ver os vídeos sobre as lendas, acesse aqui e escolha as lendas que deseja ver.

Blog de aluno

Queridos alunos, O colega de vocês, Nascimento, criou um blog e está postando pequenas informações muito interessantes. Verdadeiras curiosidades! Para quem quiser visitar, o endereço é este: http://si-curiosidades.blogspot.com/
Eu garanto a qualidade das postagens até o dia de hoje!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Contribuição de aluno: brincadeiras

Vejam o que o Gilson Chagas destacou como brincadeira. Ele encntrou as explicações no Brasil Folclore.
"Boca de Forno" ou "Faz o que o mestre mandar?"
A Brincadeira da Boca de Forno é muito antiga, não se sabe, ao certo, como surgiu. Nela podem brincar meninos e meninas juntos. Uma pessoa é eleita como o "Mestre". Essa pessoa vai dar as ordens na brincadeira, será a única a mandar, e os demais terão apenas que cumprir suas ordens. A brincadeira consiste no seguinte:
  • O mestre dá uma ordem e os demais têm de cumprir tal ordem (achar um determinado objeto, repetir algum gesto). Quem não cumpre a tarefa, paga uma prenda, como dançar uma música, imitar um bicho engraçado etc.
  • A brincadeira muda de uma região para outra. Em algumas, o objetivo é que um dos participantes tenha que descobrir quem é o Mestre. Ele sai do local da brincadeira, o mestre é escolhido pelo grupo, ele volta e todos imitam o que o mestre faz (bater palmos, coçar a orelha, mexer na cabeça etc.) até que se descubra quem é que está no comando das ações. Mestre : . - Boca de Forno . crianças: . - Forno Mestre : .. - Faz o que eu mando? crianças: - Faço Mestre: - Se não fizer? crianças: - Toma bolo

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Contribuição de aluno: cantigas de roda (2)

Mais uma ótima contribuição que recebi por email. Agora veio do aluno Massollar.
. Estou gostando de ver!!! . Capelinha de Melão . Capelinha de Melão é de São João É de Cravo é de Rosa é de Manjericão São João está dormindo Não acorda não! Acordai, acordai, acordai, João! .
Todas as culturas criaram formas musicais para acompanhar seus trabalhos, ritos e festas. Os folcloristas acreditam que tais canções sejam fruto de criações individuais, mesmo que depois apresentem alterações introduzidas por quem as ouve. A música folclórica é geralmente executada por uma só voz, embora em algumas partes do mundo sejam comuns as canções para duas ou mais vozes. Existe um grande número de cantigas e elas encantam jovens e idosos, geração após geração. A música “Capelinha de melão”, pertencente ao folclore brasileiro, foi feita em 1949 por Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, e por Alberto Ribeiro, sendo gravada pela primeira vez por Emilinha Borba. Até os dias de hoje, esta música é tocada nas festas juninas.

Contribuição de aluno: cantigas de roda

Parabéns, Pedro Barreto (602), pela ótima contribuição. Os demais alunos que pesquisaram cantigas, por favor, acrescentem suas contribuições por comentário.
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As cantigas de roda são brincadeiras infantis, com melodias folclóricas que podem ser coreografadas ou não acerca da letra da música. Quanto à origem dessas cantigas, acredita-se que foram músicas modificadas de autores populares ou nascidas anonimamente na população. Essas cantigas têm uma importância para a cultura de um país, pois, através delas, dá-se a conhecer costumes, o cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, crenças. Um exemplo:
Terezinha de Jesus deu uma queda Foi ao chão Acudiram três cavalheiros Todos de chapéu na mão O primeiro foi seu pai O segundo seu irmão O terceiro foi aquele Que a Tereza deu a mão Terezinha levantou-se Levantou-se lá do chão E sorrindo disse ao noivo Eu te dou meu coração Dá laranja quero um gomo Do limão quero um pedaço Da morena mais bonita Quero um beijo e um abraço

domingo, 8 de agosto de 2010

A Sucuri - Monteiro Lobato

Você já ouviu a expressão "ficar jiboiando"?

Quando alguém come muito em uma refeição, tudo o que deseja é ficar parado, deitado em algum lugar, até passar aquela sensação de peso no estômago. Pois bem, acabei de entender um dos significados dessa expressão depois que li o capítulo "A Sucuri" no livro O Saci, de Monteiro Lobato e assistir ao vídeo abaixo.

A sucuri tem capacidade de comer um boi inteiro! Depois, só pode mesmo ficar "jiboiando" (já que não existe "sucuriando") durante alguns meses até digeri-la, não é mesmo?

Como eu queria "ver com meus próprios olhos que a terra há de comer" uma cena dessas, resolvi procurar na internet algum vídeo que mostrasse uma cobra comendo um boi. Não encontrei, mas achei uma outra situação interessante: uma sucuri vomitando uma capivara porque se sentiu ameaçada.

Leiam o capítulo inteiro entitulado"A Sucuri", de Monteiro Lobato, pois aqui só transcrevi um pequeno trecho e, depois, assistam ao vídeo. Prepare-se! O vídeo é meio nojento...

A Sucuri

(Monteiro Lobato)

- Um monstro! Acuda, Saci! (...)

- É uma sucuri que acaba de engolir um boi. Desça que não há perigo. Ela está dormindo e dormirá assim dois ou três meses até que o boi esteja digerido.

(...)

Pedrinho não podia compreender como um boi iteiro pudesse caber dentro dela.

- Muito simples - explicou o saci. - A sucuri enlaça o boi, quebra-lhe todos os ossos e amassa-o de tal maneira que o torna comprido como chouriço. Depois cobre-lhe o corpo de uma baba muito lubrificante e começa a engoli-la sem pressa. Vai indo, vai indo, até que dá com o boi inteiro no estômago; só ficam de fora a cabeça e os chifres. E leva meses assim , até que a digestão se complete. Quando está nesse estado, a sucuri não oferece perigo nenhum, porque fica inerte, caída em estado de sonolência. (...)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Projeto colaborativo sobre Lendas

Queridos alunos,
Se soubermos pesquisar na internet, encontraremos conteúdos riquíssimos, curiosos e também divertidos que nos ajudarão a crescer em conhecimento. Um de meus objetivos aqui é mostrar para vocês um pouquinho dessa imensa riqueza e pluralidade de informações.
Eu participo de dois grupos de professores que estão aprendendo sobre as mídias digitais. Muitos trabalhos já estão sendo desenvolvidos. Lá, nós trocamos dicas, informações e nos ajudamos nessas aprendizagens.
Minha colega virtual Suely Aymone (professora lá no Sul do Brasil) me indicou um projeto que está sendo desenvolvido por professores do Brasil e da Argentina, com seus alunos. O objetivo é a troca de conhecimentos sobre a cultura local. Os alunos postam textos e vídeos sobre lendas de sua região e, de vez em quando, eles batem papo via chat para trocar informações. Eu achei muito legal!
Se você quiser conhecer, visite estes dois endereços: Lendas do Rio Grande do Sul, Lendas do Brasil e Proyecto de Leyendas.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Boto

- Muita gente conta que viu. Algumas mulheres dizem até que dançaram com ele. A verdade é que todas suspiram quando falam seu nome...
É o Boto, a lenda encantadora que adora a noite e as festas à beira dos rios da Amazônia. Durante o dia, é um peixe. Às primeiras horas da noite, ele sai da água e se transforma em um rapaz forte e bonito. Vestido de branco, usa um chapéu que nunca tira, para não mostrar o orifício por onde respira, no alto da cabeça.
Em seguida, o Boto parte para conquistar o coração de alguma mulher. Não é difícil: ele é simpático, grande dançarino, muito alegre e brincalhão. Tem uma conversa boa que rola como o próprio rio.
Depois de dançar e se divertir muito, o Boto vai namorar na beira do rio. Quando chega a madrugada, ele se despede da companheira, pula na água e volta a ser peixe.
Com muitas dessas namoradas ele tem filhos, mas nunca se interessou por eles. Só quer saber de continuar indo a festas, dançando e conquistando outros corações pelas noites da Amazônia.
Para quem quer conquistar o coração de alguém, nada melhor que um amuleto da sorte feito de olho de Boto, seco e preparado por um pajé de alguma tribo amazônica. É irreversível!
(XAVIER, Marcelo. Mitos: o Folclore do Mestre André. BH: Formato Editorial, 1997.)

Esta belíssima animação mostra a história de amor entre uma moça e um boto.

Brincadeiras e Cantigas de nosso Folclore: relembrando quando você era pequenininho

Riqueza do Folclore Brasileiro

Folclore é o conjunto de crenças, tradições, lendas, costumes de um povo. Portanto, existe folclore em todas as culturas e quanto mais conhecemos o nosso folclore, mais conhecemos a riqueza de nosso povo.
Infelizmente, muitos brasileiros acham que Folclore é coisa de gente simples, sem instrução, e, com isso, apresentam um olhar preconceituoso. Isso corre também porque quem mora em cidades grandes como o Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo, nem nota que essas crenças, tradições e costumes fazem parte também de seu dia a dia. Às vezes, conhece e festeja o folclore de outros povos, como o Halloween, e não dá o devido valor a festas brasileiras como o Círio de Nazaré, as festas juninas (São João, São Pedro e Santo Antônio) e, se gosta de Carnaval, é porque ele já mudou muito com o apelo da mídia e do turismo.
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Que tal mergulharmos em nossa cultura e conhecer a riqueza dela antes de criticá-la ou condená-la? Não sejamos preconceituosos! Afinal, fazemos parte dela. Veja só:
  • Quantos ditados populares você ouviu ou falou nos últimos dias? Por acaso você dorme ou acorda com as galinhas, tem memória de elefante ou é um osso duro de roer para mudar de opinião?
  • Quando pequeno, quantas vezes você brincou de Trava-línguas? Eu sempre soube que o rato roeu a roupa do rei de Roma e que o peito do pé de Pedro é preto.
  • Você brincou de Galinha-choca, Passa-anel, Salada Mista, Escravo de Jó, Amarelinha e Bola de gude? Ah, você é daqueles que gosta de mais ação, então brincou de Esconde-esconde, Gato mia, Pique-bandeira e Pique-cola, não é?
  • Você já cantou Ciranda cirandinha, Boi da cara preta, Cai cai balão? Talvez seja "politicamente correto"e tenha aprendido a versão "Não atirei o pau no gato".
  • Sua mãe já colocou um algodão úmido no meio de sua testa para você parar de soluçar ou você é daqueles que prefere levar um susto ou beber água de cabeça para baixo? Que tal fazer uma figa com as mãos na hora do desespero para conseguir algo? Talvez você seja cristão e, por isso, prefere fazer várias vezes o Sinal da Cruz!
  • O que é o que cai em pé e corre deitado? E o que é que quanto mais cresce, menos se vê?

Está vendo como não dá para fugir de nossa cultura? Vai dizer que nunca comeu nada com azeite de dendê ou experimetou chimarrão. Ok! Mas uma boa feijoada...

Espero que este "bate-papo"o ajude a enriquecer a sua apresentação na próxima segunda (turmas 601 e 602).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Saci e outras lendas

Como estamos lendo O Saci, de Monteiro Lobato, resolvi postar aqui dois vídeos do Sítio do Picapau Amarelo que mostram trechos dessa linda história. Assistam a eles e mergulhem nas maravilhas do livro. Há detalhes da narrativa que não aparecem nos vídeos e que nos envolvem deliciosamente na leitura. Aproveitem!
O Saci - Primeira parte: Histórias

O Saci - Segunda parte: Pedrinho caça o Saci

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Folclore Brasileiro

Você já deve ter ouvido falar no SACI,no CAIPORA/CURUPIRA e, provavelmente, já participou de alguma festa como o CARNAVAL ou o SÃO JOÃO, não é? Alguma vez, quando não conseguiu achar um objeto em sua casa, alguém lhe disse para pedir a SÃO LONGUINHO e, ao achar, dar três pulinhos? No final do ano, você ou algum conhecido seu usou ROUPA BRANCA e/ou jogou FLORES para IEMANJÁ?
Isso tudo – e muito mais – é o que chamamos de FOLCLORE!!!
Se quiser descobrir um pouco mais sobre o que é Folclore e o quanto ele está inserido em sua vida, leia O Saci, de Monteiro Lobato, participe das aulas e das discussões, converse com seus pais, tios ou avós sobre o assunto e pergunte as histórias que eles conhecem. Será muito bacana também se você puder navegar pelos sites indicados abaixo. Lá você vai encontrar um montão de “causos”, lendas, trava-línguas, ditos populares, informações sobre festas, comidas típicas etc. Você vai se surpreender
com a beleza e a riqueza
da cultura popular!

Os sites abaixo foram verificados em julho de 2010. Neles – e em outros que vocês poderão descobrir –, haverá uma riqueza de informações sobre o Folclore Brasileiro. Aproveite para convidar a sua família para participar dessas descobertas. A internet pode muito bem ser utilizada para fazer-nos crescer enquanto pessoas, através do acesso a novos conhecimentos. Mas não se esqueça: não abra sites proibidos para menores de idade, não baixe programas sem a supervisão de um adulto, não fale com estranhos e, principalmente, não se exponha (idade, endereço, telefone etc.) em sites de relacionamentos como Orkut, Facebook, Twitter, por exemplo, ou em bate-papos no MSN.

• Brasil Folclore: http://www.brasilfolclore.hpg.com.br/ • O Folclore Nacional: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/ • Mitos e Lendas ilustradas do Folclore Brasileiro: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm • Folclore Brasileiro: http://o2o2.vilabol.uol.com.br/ • Museu do Folclore: http://www.sjc.com.br/museudofolclore/ • Folclore nas regiões brasileiras: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/histmen.htm • Jangada Brasil: http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp • Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro

Para quem gosta de ler e deseja conhecer ainda mais, seguem algumas indicações bibliográficas:

• CASCUDO, Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 3 ed. Rio de janeiro: Edições de Ouro, 1972. • XAVIER, Marcelo. Crendices e superstições. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. • XAVIER, Marcelo. Festas. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2000. • XAVIER, Marcelo. Mitos. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997.

domingo, 1 de agosto de 2010

Objetivo deste blog: conectar saberes e aprendizagens

Este blog está sendo criado com a intenção de enriquecer as aprendizagens produzidas na escola. O objetivo aqui é acrescentar imagens, leituras, vídeos que possam ilustrar o que estamos aprendendo e desenvolvendo em nossas aulas de Língua Portuguesa. . Espero que os alunos e os pais aprovem e frequentem bastante o blog. Você também pode participar deixando comentários ou sugerindo postagens, indicando outros blogs, links e, quem sabe, criando seu próprio blog! Afinal, o conhecimento hoje se constrói através das conexões:

Por que ir além da sala de aula?

Olá, caros alunos! Olá, pais e colegas educadores! .
Há muito tempo sou uma professora blogueira. Descobri esta ferramenta meio que por acaso e depois mergulhei nas pesquisas sobre os benefícios decorrentes da inserção das mídias digitais na sala de aula.
O que percebo hoje, através de minha prática, é que os alunos que se tornam blogueiros leem mais e escrevem melhor. Como isso pode acontecer? É simples! A internet é uma mídia que permite ao seu usuário navegar pelo que "der na telha". No entanto, há uma exigência natural: é necessário ler para fazer escolhas e seguir novos caminhos. E a escrita: o que ela ganha com isso? Quando o aluno sai daquela rotina da sala de aula, para escrever única e exclusivamente para que seu professor leia e corrija suas redações, ele se sente mais senhor de suas criações, livre para voar. Essa liberdade e a certeza de que qualquer um poderá ler seus textos faz com que a criança seja mais zelosa com o que escreve para não "pagar mico".
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É isso aí! Espero que vocês, alunos, sintam-se à vontade para crescer com estas novas oportunidades e que os pais se sintam motivados a participar dessa empreitada.