quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ausência...

Queridos alunos das turmas 601 e 602,
Infelizmente estou com uma inflamação em meu calcanhar e não poderei pisar nos próximos 5 dias. Por esse motivo, não estive com vocês hoje e não irei amanhã e segunda.
Peço que leiam e façam, com muita atenção, os exercícios da apostila e aproveitem para terminar a leitura do maravilhoso Dom Quixote de La Mancha.
Qualquer dúvida, podem falar comigo por aqui pelo blog ou por email.
Avisem também a seus pais que não estarei sábado na Reunião de Pais e Mestres, mas poderei atendê-los na próxima semana. Basta marcar!
Um beijinho, Tati

sábado, 25 de setembro de 2010

CENSO PRA QUEM TEM SENSO!

Vocês estão lembrados da tirinha que postei no mês retrasado do Menino Maluquinho. Pois bem, alguém da turma de vocês me perguntou o que isso tinha a ver com a Geografia. Na verdade a Geografia vive de estudar as pessoas no seu bairro, na sua cidade, no seu país... Para isso, preparamos o terreno nos primeiros bimestre falando da Cartografia, a qual mapeia o espaço em que vivemos, e sobre o espaço natural, que dá as condições materiais para que o homem crie o seu próprio espaço. Agora, finalmente, vamos falar sobre a gente! 2010 é um ano muito especial uma vez que está acontecendo o Censo Demográfico no mundo todo e, em especial, no Brasil através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assistam estes videos para terem uma idéia da importância desse trabalho. Este de cima foi "brincadeirinha", mas é bom tomar os cuidados que a personagem citou quando um recenseador visitar sua casa. Agora vamos ver de verdade a importância do resenceamento:

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Você gosta de desenhar?

Se você gosta de desenhar, que tal participar de um concurso cuja premiação inclui, entre outras coisas, uma bolsa de estudos de 30 mil reais? É isso mesmo. O Google acabou de lançar um novo concurso de desenho do seu Logo. Já foram feitos vários. Veja: .

Se quiser conhecer outros desenhos, clique aqui.

Para saber detalhes do concurso destinado a crianças de 6 a 15 anos, veja o regulamento.

domingo, 19 de setembro de 2010

Material de apoio: Dom Quixote e História em Quadrinhos

Vamos começar a ler Dom Quixote de La Mancha em quadrinhos? .

. Caros alunos, Elaborei um material que nos servirá de apoio durante o último bimestre. Quem quiser se adiantar e produzir uma cópia - até mesmo colorida - pode acessar o documento abaixo. .
Espero que vocês gostem. Há muitas leituras e curiosidades bem bacanas.
.
Encontrei também, no Youtube, o vídeo que segue. Foi um trabalho feito por alunos de uma escola pública municipal. Nele, há lindas imagens das representações criadas de Dom Quixote e Sancho Pança, além de alguns comentários sobre a obra. A música também é muito bonita. Prestem atenção na letra.
.

.

Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - V

Uma aventura na floresta
Mariana Assakura - Turma 602
. Era um dia frio, e Chico Bento continuava a se esquentar na Mula-sem-cabeça. Ela, não gostando nada disso, encurvou-se para trás jogando o menino no chão. A Mula, muito brava, perseguiu Chico Bento, que fugia para a floresta. Perto dali estava Saci, explicando porque a natureza é importante para Pedrinho. Porém, Saci assustou-se e, rapidamente, puxou Pedrinho para uma pequena caverna vazia e escura, avisando-o sobre a Mula. Pedrinho ficou muito assustado e os dois viram a cena: a Mula pronta para atacar o Chico Bento. Saci resolveu ajudá-lo jogando algumas pedras na mula, confundindo-a. Ela, meio tonta, seguiu para o outro lado e foi embora. Salvo, Chico agradeceu: −Puxa, muito obrigado! −Não precisa agradecer! Agora entre na caverna que é mais seguro! O menino entrou, eles acenderam uma fogueira e depois de algum tempo começaram a falar sobre a natureza. E Chico Bento tentava explicar a Pedrinho: −Todos esses bichos são independentes quando crescem e muitos já nascem sabendo! Ele e Saci explicaram tudo o que sabiam sobre as belezas da natureza. No final da floresta, Chico se despediu e Saci também. Pedrinho voltou para o sítio feliz e admirado com as maravilhas da natureza, sabendo que aprendeu muito mais sobre ela.

Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - IV

Aventura na mula
Aluna Nina - Turma 601
.
Chico Bento passeava por pastos perto de casa, quando viu uma árvore alta e começou a subir. Como ele gostava de subir nas árvores! No galho mais alto, desequilibrou-se e caiu no lombo de um animal que vomitava fogo pelas ventas. Logo percebeu que era a Mula-sem-cabeça e que ela estava galopando rápido demais e por lugares desconhecidos. Começou a gritar por socorro: - Me ajudem! Por favor, estou com medo! Para sua salvação, de trás de uma grande pedra, saíram amigos conhecidos: Saci e Pedrinho! Saci, mesmo tendo pavor deste ser misterioso, tomou chá-de-coragem e arrumou um cipó para capturar a mula. Laçou-a e com um solavanco. Ela parou. Saci fez alguma mágica e subiu na mula com Pedrinho ao encontro de Chico Bento: - Meu amigo! Quanto tempo, não? - disse Pedrinho. - Olá, Saci! Olá, Pedrinho! Muito obrigado pela ajuda. - Não foi nada. Mas pensando bem... da última vez que esteve aqui, não aceitou minha proposta de se aventurar conosco. Como agradecimento, você vem com a gente. - disse saci. Chico ficou receoso, mas aceitou conhecer os segredos da floresta, montado num ser estranho. Os três amigos galoparam pela mata passando por cavernas escuras. Numa dessas, Chico desapareceu. Ao perceberem, voltaram para buscá-lo. Chamaram e chamaram até ouvirem a resposta: “Aqui! Estou preso.” O pobre menino estava preso em uma enorme teia de aranha! E o pior: a dona da teia deveria ser maior ainda. Agiram rápido, cortando e cortando a teia com as mãos até verem o amigo livre. Ficaram todos aliviados. Mas, de repente, a aranha gigante apareceu e eles correram desesperados! E, por pouco, não foram devorados em uma só mordida! Montaram na mula e, por mágica, ela foi para a casa de Chico. Despediram-se e, ao ver o filho, a mãe gritou:”Que fios de aranha são esses em seu queixo? Parece uma barba!” Entretanto, ele sabia exatamente o que era: uma traquinagem do perneta!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - III

Uma aventura na floresta
Mariana Assak - Turma 602
Era um dia frio e Chico Bento continuava a se esquentar na Mula-sem-cabeça. Ela, não gostando nada disso, encurvou-se para trás jogando o menino no chão. A mula, muito brava, perseguiu Chico Bento, que fugia para a floresta. Perto dali estava Saci, explicando para Pedrinho porque a natureza é importante. Porém, Saci assustou-se e, rapidamente, puxou Pedrinho para uma pequena caverna vazia e escura, avisando sobre a mula.
Pedrinho ficou muito assustado e os dois viram a cena: a mula pronta para atacar Chico Bento. Saci resolveu ajudá-lo jogando algumas pedras na mula, para confundi-la. Ela, meio tonta, seguiu para o outro lado e foi embora. Salvo, Chico agradeceu: −Puxa, muito obrigado! −Não precisa agradecer! Agora entre na caverna que é mais seguro! O menino entrou, eles acenderam uma fogueira e depois de algum tempo começaram a falar sobre a natureza. E Chico Bento tentava explicar a Pedrinho: −Todos esses bichos são independentes quando crescem e muitos já nascem sabendo! Ele e Saci explicaram tudo o que sabiam sobre as belezas da natureza. No final da floresta, Chico se despediu e Saci também. Pedrinho voltou para o sítio feliz e admirado com as maravilhas da natureza, sabendo que aprendeu muito mais sobre ela.

Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - II

A Aventura
Vilanova - Turma 601
. Pedrinho quer descobrir novas aventuras e, por isso, o Saci o acompanha. Com muito cuidado vão andando pela floresta. Então encontram Chico Bento! Eles se entreolharam e Pedrinho falou: “Vamos viver uma aventura nesta floresta mágica?” Chico Bento pensou e respondeu: “Está bem!” Os meninos viraram amigos e andaram pela floresta. Depois de um certo tempo, Chico desapareceu, Pedrinho ficou bem assustado e Saci também! Até que eles ouviram o estalar dos arbustos que, em seu desenfreado galopar, a Mula sem cabeça vinha quebrando! Os dois aventureiros se esconderam e esperaram-na passar, mas ela estava vindo na direção deles, até que parou! Eles se levantaram e viram que o Chico Bento estava montado na Mula sem cabeça! Pedrinho achou um momento inexplicável ver a Mula ao vivo, pois ele tinha muita curiosidade. E perguntou ao Chico Bento: ”Você sabe qual é a história dela?“ E o Chico respondeu: "A história da Mula é que ela era esposa de um rei, e ela tinha o hábito de sair certas noites para ir ao cemitério, mas um dia seu marido a seguiu e viu que ela estava comendo o cadáver de uma criança com suas próprias mãos e assim virou imediatamente a Mula sem cabeça". Assim, eles deixaram a Mula ir embora! E combinaram de tentar desvendar outras aventuras.

Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - I

A Mula sem Cabeça e o sorvete mutante
(Redação de Isabella Draghi, turma 602)
Chico Bento andava pela floresta tranquilamente. Como estava muito frio, ele resolveu pegar uma carona com a sua amiga, a Mula sem Cabeça. Ele apenas estalou os dedos e ela apareceu. Era uma criatura grotesca, com corpo de mula e fogo no lugar onde estaria a sua cabeça. Ao montá-la, o monstro saiu correndo em disparada. Chico observava a paisagem durante o passeio e viu duas pessoas na mata. Estalou os dedos e ela parou. Ele desceu e falou com as pessoas: – Quem são vocês? – Eu sou o Pedrinho e esse é o Saci. – O Saci?! Socorro! Pedrinho explicou que o Saci não lhe faria mal e disse: – Nós precisamos de ajuda. A minha casa é do outro lado da floresta e eu não consigo chegar lá. – Por quê?- Chico indagou curioso. – Por causa do monstro – o Saci explicou. Chico afirmou que não tinha medo de monstro nenhum, mas rapidamente mudou de ideia quando o viu. Era um sorvete gigante que jogava fogo em quem passasse. Após quase ser queimado, ele se lembrou da Mula sem Cabeça, então, estalou os dedos. Ela chegou galopando, totalmente imune ao fogo e com uma única mordida, comeu o sorvete. Pedrinho e o Saci agradeceram e viraram amigos de Chico.

domingo, 12 de setembro de 2010

Páris e a escolha da mais bela...

Você leu, em Força, Hércules!, que Zeus se livrou, sabiamente, de uma situação embaraçosa, isto é, ele teria de escolher uma dentre três deusas para presenteá-la com um pomo (maçã) de ouro. Para se livrar da fúria das duas perdedoras (uma delas poderia ser, inclusive, Hera, sua mulher), Zeus decide que o mais belo dos mortais seria o juiz dessa discórdia. Hermes, encarregado de ir ao mundo dos homens, escolhe Páris para cumprir a árdua tarefa.
.
O que nós não sabíamos é que o destino prega peças terríveis. Páris, ao nascer, fora rejeitado por seus pais, pois seu destino traria a ruína de Troia. Segundo o mito, Hécuba, mãe de Páris, sonhou que estava dando à luz uma porção de serpentes chamejantes, que se enrolavam umas nas outras e silvavam. Os adivinhos, quando interpretaram esse sonho, disseram que a criança causaria a ruína da família e a destruição da cidade. Por isso, seu pai, o rei Príamo, resolveu abandonar o menino às feras, no alto do monte Ida. Uma grande ursa, porém, encontrou o bebê e o amamentou até que um camponês, que descobriu tal situação, conseguiu roubá-lo do animal. Ele criou Páris como se fosse seu filho.
.
E aí, queridos alunos, já deu para decifrar o que vai acontecer com Páris em sua trajetória de vida? E com Troia? Então pense um pouquinho. Você leu o capítulo em que Páris tem de fazer aquela terrível escolha e viu como cada uma das deusas agiu para convencer o pobre rapaz a escolhê-la. As três são deusas, mas todas chantagearam e tentaram corromper Páris. Com esse exemplo, podemos dizer que os deuses gregos eram criados “à imagem e semelhança” dos homens, diferindo apenas no poder e na imortalidade. Você concorda com tal afirmação? Quais são as semelhanças entre deuses e homens?

REVISÃO GERAL!!!

O VÍDEOS A SEGUIR VÃO AJUDAR VOCÊS NA REVISÃO DA MATÉRIA DE GEOGRAFIA DO 3o BIMESTRE. APROVEITEM PARA TIRAR DÚVIDAS.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Proponho um debate. Venha participar desta discussão!

Queridos alunos do 6o ano (PEÇO A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS TURMAS), .
Nós terminamos de trabalhar o livro O SACI, de Monteiro Lobato. Durante a narrativa, vimos que o autor traz para a história algumas questões muito importantes sobre a relação do Homem com a Natureza. Vou levantar aqui um ponto que Saci discutiu com Pedrinho e quero saber a sua opinião. Que tal você partcipar através dos comentários? Deixe a sua opinião e leia o que seus colegas também estão dizendo. Questione-os. Participe da discussão. É assim que a gente aprende a ter opinião e a respeitar o colega, mesmo que ele apresente opinião contrária à nossa.
.
QUESTÃO:
.
Pedrinho e Saci discutem sobre o homem e os animais. Para o neto de dona Benta, "o homem é a glória da natureza", mas Saci discorda dele e afirma que "os homens fazem guerra sem ser movidos pela fome. Matam o inimigo e não o comem". Para ele, "a lei da vida manda que só se mate para comer". Se quiser, releia o capítulo "Discussão", p. 36-37, e responda:
.
Com quem você concorda? Quem está mais certo: o Saci ou Pedrinho? Por quê?
.
Estou ansiosa para ver o que vocês pensam. mas lembrem-se: escrevam com educação. O ambiente é público. Há muita gente aqui acompanhando o que estamos fazendo. Os comentários serão moderados por mim e só entrarão depois que eu permitir.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Defeito Estufa?

Parem pra pensar um pouquinho e entender o significado desta charge:

Aquecimento Global

Todo mundo sabe que o efeito estufa já está aí. Os jornais não param de divulgar os desequilíbrios climáticos que vem ocorrendo em várias partes do planeta e este ano, em especial, icorreu invernos rigorosos no hemisfério norte (e um verão de lascar agora), chuvas torrenciais no sul da Ásia e no Brasil rececentemente. Tanto a matéria de CFB e da Geografia tem em comum neste final de bimestre o estudo da atmosfera, do tempo e do clima. Portanto, não vamos peder "tempo" e estudar legal para as provas que já estão chegando (3a semana de setembro).