quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Este blog e a imensidão da Web

Cara comunidade CMRJ,

Bem diferente dos livros e materiais didáticos que estamos acostumados a usar na escola, a Web contém uma riqueza imensurável e ilimitada de informações. Por esse motivo, da mesma forma que nos permite expandir a aprendizagem e enriquecer o processo de construção do conhecimento, ela também nos apresenta situações novas que precisamos enfrentar. Normalmente, quando uma postagem é feita, o responsável pelo conteúdo verifica de onde foram retiradas as informações e o que há ao redor dos links indicados. Milhões de novos conteúdos, porém, são produzidos diariamente, sem que haja qualquer chance de termos o controle sobre o que há “hiperlinkado” aos links de vídeos, imagens, textos, que usamos. Por esse motivo, pedimos a toda a comunidade CMRJ e às pessoas que frequentam este blog que nos ajudem a manter a qualidade de nosso conteúdo, comunicando-nos, por comentário ou email, se algum link ou postagem fugir aos objetivos didático-pedagógicos da escola.


Lembremo-nos, no entanto, que devemos formar cidadãos autônomos capazes de pensar, refletir e tomar decisões. O aluno precisa enxergar a Web não só como um espaço de entretenimento, mas como um espaço também de aprendizagem. Para isso, a escola tem um papel fundamental! A cultura do aluno “esponja”, que está ali para sugar informação e espremer em uma avaliação, tem de mudar para a cultura do aluno “filtro” que aprende a pesquisar, e acima de tudo aprende a filtrar, para a sua vida, o que interessa e a descartar o que não serve para sua aprendizagem e crescimento.

Contamos com o apoio de todos!
Obrigada.
P.S.: Esta postagem será mantida no cabeçalho do blog para ser sempre lida pelos novos integrantes da comunidade.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Desafio!!! Novo prazo!


Queridos,
Alguns alunos me pediram para prorrogar o prazo de entrega do desafio. Então, resolvi dar-lhes mais um fim de semana. Vocês poderão produzir o vídeo proposto AQUI até segunda-feira que vem, dia 05 de setembro.
Vamos lá?!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tempo de Monção!

Agosto e setembro é tempo de Monção. Esse vento, que traz vida e destruição, será novamente notícia nos jornais: chuvas torrenciais inundam e alimentam a terra. Assista a esses dois vídeos, onde cada um traz uma visão específica sobre este tema: o primeiro é mais científico, explicando o mecanismos que tornam o clima do sul da Ásia tão peculiar, enquanto o segundo comenta sobre os efeitos das monções nas populações da região. videos acessados em 24/08/2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Desafio!!!

Você sabia que hoje é o Dia do Folclore?
Uma das características das lendas e mitos de todos os povos é a origem em tradição oral. No passado as histórias não eram escritas em livros, até mesmo porque muitos povos eram ágrafos, isto é, não tinham tradição escrita (há ainda tribos indígenas aqui no Brasil nessa condição).
Hoje, estamos muito acostumados com tudo escrito. Aqui mesmo, agora: você está lendo um texto escrito! Então, vamos ao desafio.
Com a autorização de seu responsável, por escrito (viu só?), você poderá gravar um breve vídeo narrando uma história de nosso folclore ou alguns trava-línguas ou ainda poderá apresentar uma bela receita sendo feita e explicada por você mesmo(a). Importante: diga de que região provém o que você está apresentando.
Alguns pontos importantes:
  • O vídeo deve ser algo bem simples. Gravado em uma máquina digital ou celular. Mas a apresentação é oral. Conte você mesmo(a) a história. Não leia!
  • Deverá ser baixado no Youtube para que possa ser postado aqui no blog.
  • Só serão postados aqui os vídeos dos alunos que entregarem as autorizações à professora Tatiane.
  • Esta atividade é lúdica, não obrigatória, por isso não vale ponto. Servirá, porém, para você pesquisar um pouco mais sobre o nosso folclore (matéria do bimestre) e participar da produção de conteúdo para este blog.
Prazo máximo de entrega: 31 de agosto

sábado, 20 de agosto de 2011

Palavras do Chefe da Seção de Supervisão Escolar

Abro esse pequeno texto para dedicar minhas efusivas manifestações de alegria e de júbilo por essa conquista.
O blog já é um vencedor, quando ele atinge o objetivo a que se propõe. Ser finalista é consequência do árduo e profícuo trabalho executado por todos que navegam por este promissor ambiente virtual. Gostaria de estender os merecidos elogios:
Aos professores Alfeu e Tatiane, pela iniciativa e coragem de colocar o blog para concorrer em um concurso de abragência internacional.À coordenação e aos professores do 6o ano, que entenderam a proposta do blog e acolheram a idéia, implementando tarefas e idéias que enriquecem o blog. E, finalmente, aos alunos, que são a razão da existência do blog. Curiosos, inteligentes e instigantes, estão cativando os professores que aqui partilham e expõem as suas idéias, trabalhos, matérias, entre tantos.
Maj Lyrio Gonçalves
Chefe da Seção de Supervisão Escolar

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fatores do Clima

Gente, o tempo muda o tempo todo, mas o clima demora um pouquinho! A discussão que vem ocorrendo entre cientistas do mundo todo, preocupados com o futuro do nosso planeta, atribuem à ação humana o aumento do efeito estufa. Mas existem também outros fatores que explicam a variedade de climas que vemos em cada lugar do planeta. Reveja a explicação da matéria sobre este assunto a partir do video a seguir:

V Festival do Folclore Brasileiro

Dia 22 de agosto é o Dia Internacional do Folclore. Nada mais justo do que comemorar essa data com um belo festival. Há cinco anos o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza eventos com a intenção de resgatar e preservar as nossas raízes. E nós, que estamos curtindo o bimestre conhecendo mais sobre a nossa cultura, não podemos perder essa oportunidade. Os eventos são todos GRATUITOS.
Clique AQUI e conheça a programação. Com certeza, você poderá ir com sua família a algum evento.

Congratulations for the 2nd AE!

Dear students, congratulations again! Excellent grades in English! Did you like the gifts from England, France and the USA? Lots of kisses. Love from Iara Paula.

Estamos entre os finalistas!!! Prêmio Internacional Educared

Queridos alunos,
Querida comunidade CMRJ,
Como comentei há poucos dias na postagem sobre os caminhos que já percorremos com este blog e os sonhos que temos, hoje, tenho a felicidade de lhes dizer que
ESTAMOS ENTRE OS FINALISTAS DO
PRÊMIO INTERNACIONAL EDUCARED.
Acordei hoje com um telefonema da Espanha, informando-nos de nossa posição no concurso.
Estamos entre os 15 finalistas de nossa categoria!!!
Eram 4000 concorrentes no início. Sendo 209 do Brasil. Hoje são 200 finalistas, apenas 7 do Brasil.
4000 -> 200 (mundo)
209 -> 7 (Brasil)
Mais uma vez digo: mesmo que não sejamos premiados ao final, o fato de termos chegado aos finalistas mostra que estamos no caminho certo. Não podemos mais ignorar as mudanças na sociedade com o advento das mídias digitais. O modo de ser e estar no mundo mudou.
As novas tecnologias mudam a vida das pessoas, em suas tarefas diárias, na velocidade da comunicação e no entretenimento.
Segundo Vani Kenski, pesquisadora, "não é o mundo que é global, somos nós.”
Temos de entender que nós ganhamos o poder de estar em todos os lugares sem sairmos do mesmo lugar. E isso muda o ser e estar na sala de aula!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Feliz aniversário, WEB!!! Parte 2

Gente,
Uma professora, com quem aprendo muito sobre as mídias digitais, me mandou a seguinte mensagem depois de ler a postagem anterior sobre o nascimento da Web (aliás foi ela quem me indicou o texto em inglês que deu origem ao que escrevi antes):
Tati:acrescente lá, a primeira página da Web, construída pelo Tim Bernes Lee, ainda está on line: http://goo.gl/6Ysz Veja o blog do Tim: http://dig.csail.mit.edu/breadcrumbs/blog/4 e olha que legal, o que ele diz no primeiro post: http://dig.csail.mit.edu/breadcrumbs/blog/4 Na época, teve tanto comentário do pessoal (inclusive de brasileiros) agradecendo pela criação dele, que ele precisou desabilitar os comentários por não ter tempo de responder. Ele também está no Twitter: http://twitter.com/#!/timberners_lee
Os links indicados contêm textos em inglês. O interessante, porém, é saber que o cara, que possibilitou a nossa chegada onde estamos hoje com a internet, ainda está por aqui, podendo interagir com qualquer um de nós nessa grande rede.

sábado, 6 de agosto de 2011

Feliz aniversário, WEB!!!

Caro aluno,
Você consegue imaginar o seu mundo sem computador, internet (Orkut, MSN, Youtube, Facebook, Twitter etc.)? Pois tudo isso começou há muito, muito, muito, muito pouco tempo, se pensarmos na História da Humanidade.
Hoje, dia 06 de agosto de 2011, faz 20 anos que a World Wide Web (WWW) se tornou disponível ao público em geral. Isso quer dizer que todas as pessoas que têm mais de 30 anos não conheceram nada disso com que você se diverte hoje quando tinham a idade que você tem agora.
Parece muito estranho, não é? Mas é a mais pura verdade!
Para quem quer conhecer um pouco da história da Web, exponho abaixo uma tradução livre, adaptada, do texto publicado em inglês aqui. Na postagem de origem, há imagens, vídeo e muitas outras informações.
Hoje é um dia muito importante na história da Internet. Em 06 de agosto de 1991, exatamente 20 anos atrás, o World Wide Web (WWW) tornou-se publicamente disponível. Seu criador, o agora conhecido internacionalmente Tim Berners-Lee, publicou um breve resumo do projeto no grupo de notícias alt.hypertext e deu à luz uma nova tecnologia que mudaria o mundo como o conhecíamos.
A World Wide Web tem sua base no trabalho que Berners-Lee fez na década de 1980 no CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear. Ele estava procurando uma maneira para que os físicos compartilhassem informações em todo o mundo sem a necessidade de igualdade de hardware e software entre eles. (...)
Embora a proposta inicial não tenha conseguido ganhar muito movimento dentro do CERN, mais tarde foi expandida para um documento mais concreto propondo uma World Wide Web de documentos, ligada através de links de hipertexto. (...) A proposta de maio de 1990 descreveu o conceito de hipertexto como uma forma de ligação e acesso a informações de vários tipos como uma teia de nós, no qual o usuário poderia navegar à vontade. (...)
O documento previa a Web como sendo usada para uma variedade de finalidades, tais como documento de registro, ajuda online, documentação de projeto, esquemas de notícias e assim por diante. No entanto, Berners-Lee e Robert Cailliau, seu colaborador, um engenheiro belga e cientista da computação, perceberam que não poderiam ser muito específicos sobre seus usos potenciais.
Em 6 de agosto de 1991, a World Wide Web foi ao vivo para o mundo. Não houve alarde na imprensa global. Na verdade, a maioria das pessoas ao redor do mundo nem sequer sabia o que a Internet era. (...)
O projeto começou com a filosofia de que informação acadêmica deve ser sempre disponível para todos. (...)
A evolução da Web
Você sabia que a primeira imagem na Web só foi carregada em 1992? Foi uma foto de um grupo de rock francês.
Em 1993, foi anunciado que o CERN pela World Wide Web estava livre para que todos pudessem usar e desenvolver conteúdo, sem taxas a pagar. Isso geraria uma grande transformação no mundo: o mundo em que você nasceu e hoje vive!
(...)
O crescimento do "fácil-de-usar" (easy-to-use) navegadores Web coincidiu com o crescimento do negócio ISP comercial, com empresas, trazendo um número crescente de pessoas da comunidade exterior científica para a Web. Isso foi o início da Web que conhecemos hoje. (...)
O que era inicialmente uma rede de documentos HTML estáticos tornou-se um organismo enorme de informações, em mudança constante, alimentado por uma ampla gama de tecnologias, de sistemas de banco de dados, que pode exibir dados dinamicamente, para streaming de mídia e páginas que podem ser atualizadas em tempo real. (...)
A Web tornou-se uma parte de nossas vidas diárias - algo que se acessa em casa, em movimento, nos celulares e na TV. Ela mudou a forma como nos comunicamos e tem sido um fator chave na maneira como a Internet transformou a economia mundial e as sociedades ao redor do mundo. Sir Tim Berners-Lee ganhou o título de Cavaleiro mil vezes, e a decisão do CERN para que a Web seja completamente aberta, talvez tenha sido o seu maior presente para o mundo.
O futuro da Web Então, aonde é que a web vai a partir daqui? O que é que vai ser daqui a 20 anos mais?
(...)
Nós não podemos prever com precisão tudo o que o futuro trará para a Web, mas aconteça o que acontecer, não serão poucas mudanças. Vigésimo aniversário feliz, World Wide Web!

Precipitação

Faça sol, faça chuva...
O tempo não pára...
O clima tá meio pesado...
São tantas as expressões do dia-a-dia que fazem referência aos fenômenos atmosféricos ou meteorológicos!
Dando continuidade ao que vocês já aprenderam em CFB, vamos aprofundar em Geografia o estudo do clima, com ênfase à forma de como isso afeta o ser humano.
Por enquanto, vamos ouvir uma música que expressa o fenômeno que mais irrita o carioca no verão: a precipitação (chuva).
Em seguida, assista a um vídeo que tira de vez todas as dúvidas referentes à diferença entre tempo e clima.
Abraços

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Caminhos percorridos... Conquistas... Sonhos... Um ano de blog!

Caros alunos e comunidade CMRJ,
O nosso blog foi criado há um ano, sem muitas pretensões. Hoje, porém, com o retorno positivo de vocês, alunos, dos colegas da série e da Supervisão Escolar, que vêm se interessando cada vez mais pelas possibilidades de criação, estamos podendo ensaiar alguns pequenos passos. Além disso, alguns sonhos já vêm deixando de ser quase impossíveis. Tomara que consigamos realizá-los.
Vejam os caminhos que percorremos até agora:
  • 01/08/2010 - este blog nasceu.
  • 19/08/2010 - o blog deixa de ser só de Língua Portuguesa e recebe outro professor da série: professor Alfeu.
  • Em abril de 2011, os demais professores do 6o ano tiveram algumas aulas sobre recursos da internet. Alguns fizeram um pequeno ensaio de postagem no blog.
  • Depois de ver o trabalho que estamos realizando e verificar o entusiasmo dos alunos, o Comandante do colégio ordenou que o link deste blog fosse posto no site oficial do CMRJ.
  • Em junho deste ano, a supervisão escolar, junto com os professores coordenadores dos colégios militares do sudeste (CMRJ, CMJF, CMBH) se reuniram em Juiz de Fora para a VII Jornada de Coordenação Pedagógica do SCMB. O tema escolhido para este ano foi a entrada das mídias digitais nos colégios militares. Houve duas palestras: uma, dada por mim, sobre minha experiência e os meus estudos sobre esse tema, que gerou a minha dissertação de Mestrado; e a outra, por um advogado, sobre segurança na Internet.
  • No período de provas, os professores participaram do ESTAP. Cada série tinha o seu tema. Nós, do 6o ano, continuando o investimento que estamos fazendo em nossa capacitação referente ao uso das mídias digitais, lemos e discutimos textos referentes ao uso das TIC nas práticas docentes.
  • Ainda em junho, eu e o professor Alfeu decidimos nos inscrever em um concurso internacional de educação com o uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação), normalmente chamadas por mim, aqui, de mídias digitais. É o Prêmio Internacional EducaRede, patrocinado pela Telefonica.
Anualmente a Telefonica patrocina este concurso com o intuito de incentivar o uso dos novos recursos tecnológicos pelos professores. São muitos concorrentes. E nós, que só temos um ano de blog e ainda sem recursos em nosso colégio, como por exemplo uma sala multimídia para podermos levar as turmas para produzir conteúdo durante a aula, ainda estamos na disputa!
Sabemos que a concorrência é grande e que ainda é muito difícil sonhar com a vitória (vejam aqui os concorrentes gerais e aqui só os do Brasil). No entanto, já temos de comemorar!!! Afinal, eram cerca de 4000 concorrentes do mundo todo e agora só há 400 semifinalistas e nós permanecemos na competição.
Bem, por enquanto, esta é a nossa pequena estrada percorrida, mas tenho a certeza de que muito ainda vamos conseguir.
Alguns sonhos...
  • Ao menos uma sala multimídia com computadores para levarmos as turmas para pesquisar e produzir conteúdo em rede.
  • Alguns computadores e projetores (móveis) que possam ser usados pelos professores em suas aulas.
  • Investimento na capacitação dos professores para que não seja apenas uma questão de "boa vontade" e interesse pessoal.
  • Permissão para que os alunos possam, eles mesmos, postar conteúdos no blog.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Folclore de além mar...

Como vocês sabem, estive em Portugal para apresentar um trabalho em um Congresso na Universidade do Minho. Lá, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura que teve grande importância em nossa formação.
  • A culinária é variada, mas é repleta de vinho, bacalhau e embutidos.
Arroz de Sarrabulho
Bacalhau
Vinho
  • Um dos símbolos portugueses é o Galo de Barcelos.
Segundo a lenda, o povo de Barcelos andava alarmado com um crime, cujo suspeito era um peregrino, que foi levado ao tribunal e o juiz o condenou à forca. Insistindo na sua inocência, o peregrino pediu, como último desejo, para ser levado novamente à presença do juiz, que estava almoçando. Então, apontando para o galo assado que estava sobre a mesa da autoridade, o peregrino disse:
- Juro que sou tão inocente que, quando me enforcarem, este galo vai cantar.
O juiz ignorou o apelo e eis que, ao começarem a enforcar o peregrino, o galo ergueu-se da mesa e cantou. Salvo a tempo, o peregrino ganhou a liberdade.
  • Conheci também o fado e algumas danças folclóricas. Mas isso fica para uma outra conversa...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nosso Folclore é maravilhoso!

O terceiro bimestre começou e com ele nós vamos conhecer, dentre outras coisas, um pouco da nossa cultura: o Folclore Nacional.
Você sabia que folclore é um conjunto de coisas que um povo sabe, sem saber quem foi que lhe ensinou?
A gente, por exemplo, conhece o Curupira e a Cuca, curte o Carnaval e a Festa Junina, joga capoeira, brinca de Pique-pega, Galinha-choca, veste branco na passagem do ano..., mas não sabe quem criou as regras, as lendas nem as festas.
Se você é um daqueles que dizem não gostar de Folclore, não deve ter entendido ainda muito bem o significado dessa palavra. Ela faz parte do nosso cotidiano, de nossas vidas, de nossas escolhas: desde a comida que comemos normalmente em determinadas regiões até as roupas que vestimos.
Reveja as postagens que fizemos no ano passado sobre esse tema e comece a curtir a sua, a nossa cultura.
Ah! Quando a gente deseja conhecer, de verdade, uma pessoa, a gente sente a necessidade de saber o que ela pensa, o que ela sabe, como vive, o que faz... Para conhecer realmente um povo, é necessário também buscar tudo isso. "O povo é como se fosse uma pessoa. Para conhecê-lo melhor, precisamos conhecer o seu folclore" (Marcelo Xavier), isto é, as suas danças, músicas, festas, comidas, modo de falar, de se vestir, de se cumprimentar etc.
E aí, vamos conhecer o nosso país, a nossa cultura, o povo do qual fazemos parte?
Como os contos de nosso folclore chegaram até nós por tradição oral (faz muito pouco tempo que foram realmente registrados em livros), encontrei no Youtube um canal particular, que mostra uma senhora contando, como antigamente, algumas dessas histórias. Dê uma olhadinha aqui e escolha, pelo menos uma, dentre as três histórias oferecidas para assistir.