quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CMRJ no RJTV: Olimpíadas de Matemática

Vocês viram a matéria que passou no RJTV, dia 28 de fevereiro, na Rede Globo? O CMRJ apareceu muito bem, com alunos entrevistados e com a valorização do colégio e dos professores.

Estou muito orgulhosa de trabalhar aqui. 
Parabéns a toda a equipe!
Parabéns a todos os nossos alunos!

Assistam ao vídeo clicando na imagem abaixo:


Sassaki foi uma de nossas alunas do 6o ano há três anos e se destacava por ser uma pessoa simples, alegre, amiga e "ligada" em tudo o que acontecia nas aulas.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nosso livro. Urgente!!!

Galera querida,

Por favor, providenciem logo o nosso livro de leitura deste bimestre. Muitas aulas vão depender totalmente dele e haverá um trabalho, em breve, a partir da leitura das 52 histórias.


Os colegas que agora estão no 7o ano usaram-no no ano passado. Por que não tentar comprar deles ou pegar emprestado?

Quem já o adquiriu deve começar a viajar nas histórias imediatamente. Afinal, podemos conhecer o mundo através das grandes histórias.

"Os horizontes do teu mundo 
são os horizontes da tua linguagem."

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Revisando o Capítulo 1 da Unidade I



O Carnaval acabou gente...
Voltando aos nossos trabalhos, vocês já aprenderam muita coisa importante neste início de ano: o que é a Geografia e os diferentes tipos de espaço.
O vídeo acima fala sobre as paisagens, ou seja, sobre tudo o que vemos em um determinado lugar. No momento em que queremos estudar ou entender como se forma cada paisagem, já estamos falando sobre um determinado tipo de espaço.
Assim, nós temos  o espaço natural e o espaço geográfico.
O espaço geográfico é apresentado no vídeo como "paisagem cultural". Cultura é tudo o que o homem  produz, sejam bens materiais ou bens simbólicos como a música e a pintura.
Na sociedade moderna convivemos com dois tipos de espaço geográfico: o rural e o urbano. A partir desse vídeo, vocês irão concluir sobre as características desses dois espaços.
No capítulo que vem por aí vocês estudarão sobre um espaço fascinante: o espaço sideral!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL, É GEOGRAFIA, É HISTÓRIA, É CULTURA POPULAR!



Os vídeos a seguir revelam para todos nós que o carnaval, além de ser uma grande festa popular, é cultura, é história do Brasil e do Mundo e é geografia (em nossos desfiles no Rio, viajamos pelo mundo e pelo Brasil nos sambas-enredo). Aproveitem bem esses dias de festa!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"A história sem fim"

Queridos alunos do 6o ano,

Sou professora das turmas 603 e 604, mas o que exponho aqui serve sempre para todos, afinal o conteúdo que trabalhamos é o mesmo. Apenas algumas escolhas e caminhos são diferentes, mas lembrem-se de que até mesmo as apostilas são iguais.

Hoje, em minhas turmas, li dois contos de encantamento de uma grande autora de nossa literatura, Marina Colassanti. Foram eles: "A moça tecelã" e "O leão e o unicórnio", presentes no livro Doze reis e a moça no labirinto do vento, da Ed. Global.  Lembrei-me, então, de um filme bem antigo para vocês (1984), mas que nos mostra o quanto ler pode ser uma grande aventura,

Disponibilizo aqui o trailler do Youtube. Quem se interessar pode procurar no próprio Youtuve as várias partes que já estão expostas lá ou alugar um DVD para assistir a essa linda aventura.

Aproveitem:


domingo, 12 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GEOGRAFIA 2012

Convido todos os alunos da 1a Cia de Alunos a embarcarem na Nave Geo!
Aqui quem vos fala é o professor Alfeu, coordenador de Geografia do 6o Ano e colaborador deste blog. Estamos começando nossas aulas bastante animados com a ótima equipe de professores que estão recebendo vocês. Aproveitem bem cada dia, cada momento dessa convivência. Confira com os alunos que já passaram pela gente o quanto eles sentem saudades de tudo que fizemos em 2011. 
O convite que faço acima é para que vocês viajem conosco, nas aulas e aqui neste blog. A Geografia pode ser uma matéria divertida se todos vocês estiverem ligados em tudo o que acontece ao nosso redor. A Geografia fala da nossa vida. Confira isso, clicando no video abaixo. Abraços! 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

2012

Caros alunos, depois de longas e merecidas férias, estamos de volta ao CMRJ, com muita garra, muita vontade de estudar e aprender! Vamos fazer de 2012 um ano de muitas mudanças, crescimentos e aprendizagens. Estamos todos juntos neste mesmo barco com um objetivo único: crescer, amadurecer e tornarmo-nos sempre pessoas melhores.

A todos os alunos que estão chegando agora à comunidade CMRJ, desejamos boas vindas!