sábado, 27 de outubro de 2012

Leituras, conhecimento de mundo e intertextualidades

Bom dia, aluno! Bom dia, aluna!

O fim de semana começou com sol, calor e muita beleza aqui no Rio de Janeiro. Espero que todos tenham um fim de semana delicioso!

Você já pensou o que fazer hoje e amanhã? Pois eu vou deixar uma dica que irá enriquecê-lo culturalmente. E é um passeio gratuito e maravilhoso, para se fazer com toda a família...

O Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou no dia 23 de outubro a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade". Há 85 peças do acervo do Museu D'Orsay, que fica em Paris.

Se você assistiu ao filme "A invenção de Hugo Cabret", com certeza viu o grande relógio da estação de trem, onde hoje fica esse museu. Eu estive lá. É lindo demais!!!

(Imagem do relógio da Estação de Trem no século XIX, reproduzida no filme "A invenção de Hugo Cabret".)

(Foto do relógio por dentro, no museu de hoje. Tiramos em Janeiro de 2012.)

(Foto que tirei de fora do Museu em janeiro de 2012.)

(Imagem que encontrei na internet. Mostra o espaço interior da antiga estação de trem, hoje com a exposição de obras de arte valiosíssimas. Retirei esta imagem daqui.)

Voltando à exposição... Você agora pode se perguntar: "Para que vou ficar olhando quadros"? É muito simples! Aprender é muito mais do que ficar na sala de aula horas e horas, copiando e escrevendo, perguntando e respondendo. Aprender é ver, viver, experimentar, interagir... Quanto mais a gente experimenta novas formas de aprendizagem, mais consegue relacionar novas informações, construir novos conhecimentos.

As turmas 603 e 604 já tiveram a oportunidade de entender melhor o que é intertextualidade com a apresentação de propagandas de televisão, imagens de quadros clássicos, fotos. Para que a gente perceba a existência de intertextualidade em um texto, uma tirinha, HQ, foto, pintura, propaganda, música, escultura..., é necessário ter a capacidade de relacionar uma coisa a outra. Por exemplo, será que os quadros abaixo são pura coincidência ou um inspirou a criação do outro?


Se você visse apenas o quadro do personagem de HQ Cebolinha sem conhecer a obra que o inspirou ("O tocador de pífaro", de Manet, pintado em 1866), não saberia que aí há uma intertextualidade.

O quadro de Edouard Manet está agora bem pertinho d'a gente! É uma das 85 peças em exposição no CCBB. 

E aí? Que tal ir lá? Se não puder ir hoje ou amanhã, não se preocupe. A exposição vai ficar aqui no Rio até dia 13 de janeiro de 2013. Maiores informações, clique aqui.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mais IBGE

As reportagens abaixo dão continuidade às novas divulgações de dados do IBGE, baseadas no Censo Demográfico de 2010:

sábado, 20 de outubro de 2012

IBGE: FECUNDIDADE

O IBGE vem apresentando novos resultados sobre o censo 2010 esta semana. O vídeo abaixo trata da fecundidade, ou seja, quantos filhos cada mulher brasileira gera ao longo de sua vida. Os dados são bastante reveladores e mostrar que o crescimento natural do Brasil vai começar a diminuir daqui a algumas décadas. Confira:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Mestre e 365 dias da família!

Caros alunos e alunas,
Agradecemos o carinho de todos você dirigido à equipe de professores do 6o ano, ao longo da semana passada, através dos cartões produzidos na aula de educação artística.
Hoje foi um dia dedicado ao professor. Estamos muito felizes por poder trabalhar com um grupo tão dedicado de alunos!
Mas cabe também homenagearmos aqueles mestres que estão ao lado de vocês desde o primeiro dia de suas vidas: seus responsáveis e sua família.
Clicando na imagem abaixo vocês poderão conferir a importância da família na educação. Educar é um ato coletivo. Até vocês mesmos são responsáveis por isso em relação aos irmãos ou parentes mais novos. Confiram:

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

RECENSEAMENTO E DEMOGRAFIA

Em 2010 o governo Brasileiro, através do IBGE, realizou um dos censos demográficos mais modernos do mundo, utilizando tecnologia de última geração da informática, para buscar informações sobre a população brasileira.
Desta vez, os recenseadores serão vocês! 
Fiquem atentos às instruções que daremos a vocês para cumprirem uma tarefa muito interessante neste bimestre. 
Por enquanto, cliquem na imagem acima para saber exatamente o que é o censo demográfico e, em seguida, acessem os links abaixo que vão abrir temas importantes sobre Demografia, já trabalhados neste blog.



http://cmrj6ano.blogspot.com.br/2011/10/populacoes.html

http://cmrj6ano.blogspot.com.br/2011/10/crescimento-vegetativo-natalidade.html

http://cmrj6ano.blogspot.com/b/post-preview?token=2GEHVzoBAAA.cfabU4B60J7XJNh6WIQO8g.AEWg2ibwtGQakwjb4o-eVw&postId=3313180567557495362&type=POST

http://cmrj6ano.blogspot.com/b/post-preview?token=dh8GVzoBAAA.cfabU4B60J7XJNh6WIQO8g.JHsqeDEn7G7BouGvXSSxDA&postId=9109119698607707863&type=POST

domingo, 7 de outubro de 2012

Que tal aprender a desenhar para fazer HQs?

Descobri vídeos no Youtube que ensinam a desenhar. Meu filho de 14 anos começou há pouco mais de três meses e já está reproduzindo vários desenhos seguindo as instruções (pelas imagens, pois as explicações são todas em inglês). 

Desenhar é muito bom. Entre outras coisas, desenvolve a criatividade, a atenção (é necessário observar detalhes), a concentração, a paciência... E, nesse caso específico, pode desenvolver o interesse pela língua inglesa, fundamental hoje em dia.

Gosto do ilustrador Mark Crilley. A página dele no Youtube é esta:


"How to Draw" significa Como desenhar. E aí, vai tentar?!

A partir dos vídeos dele, você poderá buscar outros relacionados. Quem sabe você encontra algum que seja exatamente o que deseja? Basta pesquisar!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Música chiclete!

Que tal uma musiquinha que vai "grudar" na mente de vocês e nunca mais esquecerem quais são as principais paisagens climatobotânicas da Terra?