Este blog será construído dia a dia de acordo com o trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do CMRJ. Os alunos terão aqui o que o nome mesmo indica: tudo aquilo que vai além da sala de aula, que ultrapassa os limites ("limitantes") de uma sala de aula tradicional. Além dos alunos para quem este blog é diretamente produzido, pais, colegas e amigos serão sempre bem-vindos com suas críticas, sugestões, dicas e apoio. Contamos com todos vocês!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
T.I. 2010 - FEIRA DA SOLIDARIEDADE
domingo, 22 de agosto de 2010
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
CAMBITOLÂNDIA
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
T.I. 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Mais um professor conosco!
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Concurso Literário: microcontos
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Sexta-feira 13... E o pior, de Agosto!!!
Depois que postei sobre os 12 Trabalhos de Hércules, me dei conta de que hoje é, na cultura popular, o grande dia do azar. Se não bastava ser uma sexta-feira 13, ainda caiu no mês de Agosto. Pesquisando na Web sobre a origem e significado do preconceito contra essa pobre data, descobri várias coisas:
- Na história da civilização, o 13 é um número considerado incompleto. São doze os ciclos lunares durante um ano solar, que formam os 12 meses no ano, e a contagem da civilização suméria tinha como base 12 unidades, daí vem a porção padrão conhecida como dúzia.
- 13 era o número de pessoas que estavam presentes a Última Ceia, refeição que Jesus teria feito antes da crucificação. E para quem acredita em outras forças místicas, a décima terceira carta do Tarô é “A Morte”.
- Em lendas da mitologia nórdica, acredita-se que, em uma festa na morada dos deuses, foi dado um banquete para 12 divindades, mas Loki, espírito do mal e da discórdia, não teria sido convidado. Ele, porém, apareceu e criou um desentendimento entre os deuses. Durante uma briga, o deus Balder, favorito entre as divindades, teria morrido. Daí vem a crença de que não se deve convidar 13 pessoas para um jantar ou uma festa.
- Há ainda outra lenda, escandinava, que diz que Friga, deusa do amor e da beleza, teria se transformado em uma bruxa após a conversão dos nórdicos ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio. Juntos, os 13 ficaram lançando feitiços sobre os novos cristãos do alto de uma montanha.
- De acordo com o padre Antônio Lorenzatto, que escreveu o livro "Eu fui curioso, e você?", Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus, ocupava o 13º lugar no grupo que seguia Cristo. Para completar, ele se enforcou em uma sexta-feira e Jesus foi crucificado nesse dia da semana.
- Houve também um caso com a Ordem dos Templários. O grupo de sacerdotes foi declarado ilegal pelo rei Felipe IV da França, e, provavelmente em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, a perseguição e execução dos integrantes da ordem teve início.
Apesar de eu não ter colocado aqui 13 explicações para o dia ser tão agourento, tem muita gente que prefere ficar quitenho no seu canto para não arriscar. Eu, particularmente, não sou chegada a essas superstições. Fica aqui apenas o meu ar de curiosa.
Se você quiser conhecer outras histórias sobre esse dia, siga os links abaixo. Foi deles que tirei os seis pontos que apresentei acima:
Sexta-feira, 13 de agosto: entenda a fama da data
Os 12 Trabalhos de Hércules
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Hércules - Mitologia Grega
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Site com diversas atividades educativas
Blog de aluno
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Contribuição de aluno: brincadeiras
- O mestre dá uma ordem e os demais têm de cumprir tal ordem (achar um determinado objeto, repetir algum gesto). Quem não cumpre a tarefa, paga uma prenda, como dançar uma música, imitar um bicho engraçado etc.
- A brincadeira muda de uma região para outra. Em algumas, o objetivo é que um dos participantes tenha que descobrir quem é o Mestre. Ele sai do local da brincadeira, o mestre é escolhido pelo grupo, ele volta e todos imitam o que o mestre faz (bater palmos, coçar a orelha, mexer na cabeça etc.) até que se descubra quem é que está no comando das ações. Mestre : . - Boca de Forno . crianças: . - Forno Mestre : .. - Faz o que eu mando? crianças: - Faço Mestre: - Se não fizer? crianças: - Toma bolo
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Contribuição de aluno: cantigas de roda (2)
Contribuição de aluno: cantigas de roda
domingo, 8 de agosto de 2010
A Sucuri - Monteiro Lobato
Você já ouviu a expressão "ficar jiboiando"?
Quando alguém come muito em uma refeição, tudo o que deseja é ficar parado, deitado em algum lugar, até passar aquela sensação de peso no estômago. Pois bem, acabei de entender um dos significados dessa expressão depois que li o capítulo "A Sucuri" no livro O Saci, de Monteiro Lobato e assistir ao vídeo abaixo.
A sucuri tem capacidade de comer um boi inteiro! Depois, só pode mesmo ficar "jiboiando" (já que não existe "sucuriando") durante alguns meses até digeri-la, não é mesmo?
Como eu queria "ver com meus próprios olhos que a terra há de comer" uma cena dessas, resolvi procurar na internet algum vídeo que mostrasse uma cobra comendo um boi. Não encontrei, mas achei uma outra situação interessante: uma sucuri vomitando uma capivara porque se sentiu ameaçada.
Leiam o capítulo inteiro entitulado"A Sucuri", de Monteiro Lobato, pois aqui só transcrevi um pequeno trecho e, depois, assistam ao vídeo. Prepare-se! O vídeo é meio nojento...
A Sucuri
(Monteiro Lobato)
- Um monstro! Acuda, Saci! (...)
- É uma sucuri que acaba de engolir um boi. Desça que não há perigo. Ela está dormindo e dormirá assim dois ou três meses até que o boi esteja digerido.
(...)
Pedrinho não podia compreender como um boi iteiro pudesse caber dentro dela.
- Muito simples - explicou o saci. - A sucuri enlaça o boi, quebra-lhe todos os ossos e amassa-o de tal maneira que o torna comprido como chouriço. Depois cobre-lhe o corpo de uma baba muito lubrificante e começa a engoli-la sem pressa. Vai indo, vai indo, até que dá com o boi inteiro no estômago; só ficam de fora a cabeça e os chifres. E leva meses assim , até que a digestão se complete. Quando está nesse estado, a sucuri não oferece perigo nenhum, porque fica inerte, caída em estado de sonolência. (...)
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Projeto colaborativo sobre Lendas
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
O Boto
Esta belíssima animação mostra a história de amor entre uma moça e um boto.
Riqueza do Folclore Brasileiro
- Quantos ditados populares você ouviu ou falou nos últimos dias? Por acaso você dorme ou acorda com as galinhas, tem memória de elefante ou é um osso duro de roer para mudar de opinião?
- Quando pequeno, quantas vezes você brincou de Trava-línguas? Eu sempre soube que o rato roeu a roupa do rei de Roma e que o peito do pé de Pedro é preto.
- Você brincou de Galinha-choca, Passa-anel, Salada Mista, Escravo de Jó, Amarelinha e Bola de gude? Ah, você é daqueles que gosta de mais ação, então brincou de Esconde-esconde, Gato mia, Pique-bandeira e Pique-cola, não é?
- Você já cantou Ciranda cirandinha, Boi da cara preta, Cai cai balão? Talvez seja "politicamente correto"e tenha aprendido a versão "Não atirei o pau no gato".
- Sua mãe já colocou um algodão úmido no meio de sua testa para você parar de soluçar ou você é daqueles que prefere levar um susto ou beber água de cabeça para baixo? Que tal fazer uma figa com as mãos na hora do desespero para conseguir algo? Talvez você seja cristão e, por isso, prefere fazer várias vezes o Sinal da Cruz!
- O que é o que cai em pé e corre deitado? E o que é que quanto mais cresce, menos se vê?
Está vendo como não dá para fugir de nossa cultura? Vai dizer que nunca comeu nada com azeite de dendê ou experimetou chimarrão. Ok! Mas uma boa feijoada...
Espero que este "bate-papo"o ajude a enriquecer a sua apresentação na próxima segunda (turmas 601 e 602).
terça-feira, 3 de agosto de 2010
O Saci e outras lendas
O Saci - Segunda parte: Pedrinho caça o Saci
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Folclore Brasileiro
Os sites abaixo foram verificados em julho de 2010. Neles – e em outros que vocês poderão descobrir –, haverá uma riqueza de informações sobre o Folclore Brasileiro. Aproveite para convidar a sua família para participar dessas descobertas. A internet pode muito bem ser utilizada para fazer-nos crescer enquanto pessoas, através do acesso a novos conhecimentos. Mas não se esqueça: não abra sites proibidos para menores de idade, não baixe programas sem a supervisão de um adulto, não fale com estranhos e, principalmente, não se exponha (idade, endereço, telefone etc.) em sites de relacionamentos como Orkut, Facebook, Twitter, por exemplo, ou em bate-papos no MSN.
• Brasil Folclore: http://www.brasilfolclore.hpg.com.br/ • O Folclore Nacional: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/ • Mitos e Lendas ilustradas do Folclore Brasileiro: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm • Folclore Brasileiro: http://o2o2.vilabol.uol.com.br/ • Museu do Folclore: http://www.sjc.com.br/museudofolclore/ • Folclore nas regiões brasileiras: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/histmen.htm • Jangada Brasil: http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp • Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro
Para quem gosta de ler e deseja conhecer ainda mais, seguem algumas indicações bibliográficas:
• CASCUDO, Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 3 ed. Rio de janeiro: Edições de Ouro, 1972. • XAVIER, Marcelo. Crendices e superstições. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. • XAVIER, Marcelo. Festas. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2000. • XAVIER, Marcelo. Mitos. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997.