Nós estamos lendo Dom Quixote de La Mancha e já descobrimos sua importância na literatura universal. Uma das produções artísticas geradas a partir dessa grande obra é o balé clássico Dom Quixote, que será apresentado pela Orquestra Sinfônica e Bailarinos do Corpo de Balé do Teatro Municipal durante o mês de outubro. Essa é uma ótima oportunidade para você, se puder, curtir e apreciar com sua família esse grande espetáculo cultural.
Eu pretendo ir no meio do feriadão, se até lá ja estiver andando sem problemas :-)
.
(O vídeo é de outra companhia de balé.)
Leia, abaixo, as informações sobre as apresentações e o resumo da obra:
.
A premiada montagem criada em 1982 por Dalal Achcar, que retorna ao palco do Municipal depois de um hiato de 16 anos, contará com a presença de solistas convidados, à frente dos mais de 60 bailarinos do Ballet do Theatro Municipal (...).
.
- No mundo inteiro, Don Quixote é um dos balés de maior sucesso e de maior público, ao lado de O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e Coppelia. São balés com história e que encantam públicos de todas as idades, por isso a importância de serem montados com frequência - frisa Dalal. - Estou muito feliz com essa volta porque é uma oportunidade para as novas gerações assistirem a esta joia do repertório clássico como também para muitos bailarinos jovens, que estarão dançando este balé popular e queridíssimo de todos pela primeira vez.
.
A história
.
Escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, Don Quixote de la Mancha foi publicado em 1605 (a segunda parte em 1615) e influenciou gerações de escritores assim como inspirou, ao longo dos anos, criações para o teatro, dança, ópera, artes plásticas, cinema e televisão. A história passada no século XVI trata do simplório Alonso Quijano, que perde a razão depois de ler em demasia os então famosos romances de cavalaria. Assume o nome de Don Quixote de La Mancha e sai em sua cruzada de cavaleiro errante, com uma armadura velha e o pangaré Rocinante, acompanhado do fiel escudeiro Sancho Pança. Por onde passa, Don Quixote transforma a realidade com sua imaginação, criando guerreiros, salvando donzelas em perigo e combatendo ‘monstros’ como os moinhos de vento, criando na maioria das vezes situações embaraçosas e absurdas, sem deixar, no entanto, que sua figura desperte simpatia e compaixão.
.
O balé
.
Depois de algumas adaptações da obra para o balé que remontam a 1740, o coreógrafo francês radicado na Rússia Marius Petipa criou em 1869 a versão que se tornaria a mais famosa e duradoura. Baseado no capítulo 20 do segundo volume, o balé foi dividido originalmente em quatro atos e oito cenas e ganhou música de Ludwig Minkus. Em 1900, Gorsky o reformulou para três atos e quatro cenas.
E foi sobre essa estrutura que Dalal Achcar criou, em 1982, a sua versão para Don Quixote. Nela, Dalal acrescentou extratos de zarzuelas espanholas do início do século XIX à música original de Minkus, mudou a ordem de algumas cenas e fez adaptações no libreto:
Nesta montagem, procurei dar maior importância à figura do Don Quixote, do sonhador que todos temos dentro de nós - explica.
Sua montagem já foi interpretada por bailarinos como Desmond Doyle, Fernando Bujones, Ana Botafogo, Yoko Morishita, Zhandra Rodriguez, Jean-Yves Lormeau, Cecília Kerche, Igor Zelensky (Kirov Ballet) e Tetsuya Kumakawa (Royal Ballet). Outro parceiro fundamental nesta montagem foi José Varona:
- Chamei Varona, com quem há vários anos conversava, sonhava e planejava um ‘nosso’ Don Quixote, ele mais do que nenhum outro cenógrafo e figurinista profundo conhecedor da Espanha e da obra de Cervantes - elogia Dalal.
O desenho de iluminação é assinado pelo argentino José Luiz Fiorruccio, que, somente no Teatro Colón de Buenos Aires, no qual atuou como diretor de cenotécnica e iluminação, colaborou em mais de 30 óperas e 25 balés, sem contar trabalhos no Brasil, Chile e Europa.
.
Serviço
.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Programa: Don Quixote
Música: Ludwig Minkus e extratos de Zarzuellas Espanholas
Orquestração: Patrick Flynn
Concepção e coreografia: Dalal Achcar
Cenários e figurinos: José Varona
Iluminação: José Luiz Fiorruccio
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regentes: Roberto Duarte (dias 7, 9, 10, 11, 12 e 24) e Carlos Calleja (dias 14, 15, 16 e 17)
Quitéria Dorothée Gilbert (dias 7, 9, 11, 12 e 16), Cláudia Mota (dias 10 e 14) e Márcia Jaqueline (dias 15, 17 e 24)
Basílio Marcelo Gomes (dias 7, 9, 11, 12, 16 e 17), Sascha Radetsky (dias 10 e 14) e Cícero Gomes (15 e 24)
.
Don Quixote
Cyril Atanassoff (dias 7, 9, 10, 11 e 12) e Marco Pierin (dias 14, 15, 16, 17 e 24)
.
Preços:
.
Platéria / Balcão Nobre R$ 84,00 (inteira) - R$ 42,00 (meia)
Balcão simples R$ 60,00 (inteira) - R$ 30,00 (meia)
Galeria R$ 25,00 (inteira) - R$ 12,50 (meia)
.
Informações transcritas
daqui.
Dom Quixote é meu personagem favorito. Coleciono versões do livro impresso e figuras, pinturas e imagens da história.
ResponderExcluirLamentavelmente não estarei no Rio para ver esse Ballet. Há anos atrás, no Teatro Municipal mesmo eu assisti a uma montagem sensacional com cenários maravilhosos, provavelmente essa aí que vc descreve de Dalal Achcar!
Deu vontade de vir ao Rio só para ver novamente...