sábado, 30 de abril de 2011

CARTOGRAFIA 3

Está na hora de relaxarmos um pouco em "brincar" de Cartografia! Clique nas palavras-chave a seguir para acessar games bem legais sobre o assunto que estamos trabalhando em sala:

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conto de Fadas na vida real?

Hoje, sexta-feira, uma plebeia se casará com um príncipe.
Os contos de fadas que estamos lendo saíram do livro e vieram para o mundo real!!! Reis, rainhas e príncipes de diversos lugares do mundo estarão presentes na cerimônia de casamento do príncipe William com a plebeia Kate.
O vídeo que segue é um programa que passou na GloboNews na segunda-feira, dia 25/04. Quem deu a dica foi a Cap Edna Lira. Eu assisti há pouco e fiquei encantada. Se não fosse casada, ia começar a sonhar com um príncipe encantado... ;-)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Contos de Fadas

O vídeo abaixo mostra um bate-papo entre a repórter e uma estudiosa dos contos de fadas. Essa pesquisadora organizou, em 2009, uma exposição sobre o tema no CCBB. Infelizmente, o período de exposição já acabou. Não há mais como visitá-la. No entanto, o vídeo mostra um pouquinho do que a gente perdeu ;-(... deixando um gostinho de "queria ter ido lá".

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pequetito X Pequeno Polegar

Você já deve ter lido o conto japonês, Pequetito, no livro Volta ao mundo em 52 histórias (p. 23). Na Europa, também existiu um personagem minúsculo: o Pequeno Polegar. Veja, abaixo, um pequeno trecho de um antigo filme criado a partir do conto europeu.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre acentuação

Oi, galera!
Para quem já assistiu às aulas sobre acentuação, deixo aqui uma obra prima da MPB (Música Popular Brasileira). É a música "Construção". Chico Buarque, um dos maiores compositores da atualidade, escreveu sobre um operário que sai um dia para trabalhar, mas sofre um acidente e cai da obra no meio da rua, deixando mulher e filho. A tragédia é construída em versos que terminam sempre com uma palavra proparoxítona (lembre-se de que toda proparoxítona é acentuada). Dá para imaginar o trabalho que deu criar um texto com sentido e ritmo baseados na escolha das palavras? Pois bem, esse é o trabalho dos grandes poetas e Chico Buarque, além de ser um maravilhoso letrista, ainda é ótimo compositor. Resultado: suas músicas são de uma riqueza ímpar!
Assistam ao vídeo acompanhando a letra da música. Observem as trocas que ele faz na ordem das palavras e os novos sentidos que aparecem nos versos.
Pode não ser o estilo de música que vocês estão acostumados a escutar, mas tenho certeza de que, se observarem a costrução dela, vão aprender a admirar o conjunto da obra. Isso é arte! E a gente aprende a ter sensibilidade aos poucos...
Amou daquela vez como se fosse a última / Beijou sua mulher como se fosse a última / E cada filho seu como se fosse o único / E atravessou a rua com seu passo tímido / Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico / Seus olhos embotados de cimento e lágrima / Sentou pra descansar como se fosse sábado / Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe / Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago / Dançou e gargalhou como se ouvisse música / E tropeçou no céu como se fosse um bêbado / E flutuou no ar como se fosse um pássaro / E se acabou no chão feito um pacote flácido / Agonizou no meio do passeio público / Morreu na contramão atrapalhando o tráfego /// Amou daquela vez como se fosse o último / Beijou sua mulher como se fosse a única / E cada filho seu como se fosse o pródigo / E atravessou a rua com seu passo bêbado / Subiu a construção como se fosse sólido / Ergueu no patamar quatro paredes mágicas / Tijolo com tijolo num desenho lógico / Seus olhos embotados de cimento e tráfego / Sentou pra descansar como se fosse um príncipe / Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo / Bebeu e soluçou como se fosse máquina / Dançou e gargalhou como se fosse o próximo / E tropeçou no céu como se ouvisse música / E flutuou no ar como se fosse sábado / E se acabou no chão feito um pacote tímido / Agonizou no meio do passeio náufrago / Morreu na contramão atrapalhando o público / // Amou daquela vez como se fosse máquina / Beijou sua mulher como se fosse lógico / Ergueu no patamar quatro paredes flácidas / Sentou pra descansar como se fosse um pássaro / E flutuou no ar como se fosse um príncipe / E se acabou no chão feito um pacote bêbado / Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os Tornados

Mais uma vez a Natureza nos atropela! A Geografia e a disciplina de CFB têm em comum o estudo sobre a atmosfera. A formação dos ventos é um fenômeno físico bastante estudado pela Meteorologia, sendo os tornados uma das suas manifestações mais violentas. E nesta última semana assolaram o sul dos Estados Unidos. Entendam um pouco do seu mecanismo clicando na imagem acima.

sábado, 23 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA!!!

A todos os alunos, independente de credo, desejo uma FELIZ PÁSCOA, pensando sempre em renovação no modo de ser e estar neste mundo. Vamos viver o bem, desejar o bem, fazer o bem ao próximo (que é também - e, às vezes, principalmente - aquele que está do nosso lado na sala de aula). Que tal um presente de Páscoa? Selecionei uns joguinhos de que gostei. Infelizmente, alguns de vocês poderão achá-los infantis demais, mas foi o que encontrei em minha pesquisa e que tem a ver com Páscoa. Mas vou dizer: eu penei para conseguir pegar os ovinhos no primeiro jogo...

Caça aos ovos Jogo de Memória Numérica Transportando ovos Site de games

terça-feira, 19 de abril de 2011

Congratulations, dear students!

Alunos queridos, Estou muito feliz com o resultado de suas avaliações do primeiro bimestre! Fiquei orgulhosa de nós! (Perdoem a falta de modéstia, hihihi!) Parabéns a todos e aguardem os presentes que prometi! Lots of kisses.

Cartazes

Alunos do 6º ano: O primeiro assunto deste bimestre é CARTAZ. Algumas turmas já começaram a redigir cartazes como tarefa de casa. Acessei o site http://quimica-na-web.planetaclix.pt e encontrei dicas muito boas para construção de cartazes promocionais e cartazes científicos. Vale a pena conferir! Será um ferramenta e tanto para auxiliá-los no trabalho de casa. Bom feriado, Cap Edna Lira

CARTOGRAFIA 2

Não são apenas os cartógrafos que desenham os mapas. Vocês também serão capazes de fazer isso! E, como tudo na vida tem suas regras, vamos aprender algumas sobre o modo de desenhá-los. Dando seguimento à historia da Cartografia, chegamos ao momento presente, com vocês na área! Abraços e cliquem na figura!

Frases que nunca esqueci!

A vingança é humana, o perdão é divino. O rio chega ao seu objetivo porque aprendeu a contornar os seus obstáculos. Calma e elegância!

domingo, 17 de abril de 2011

A Cartografia

Tá na hora de a gente não se perder por aí! Aprender a usar os mapas é tão fundamental para o nosso dia-a-dia como já foi para os povos antigos. Para compreender melhor isso, vamos conferir como surgiu a ciência encarregada de produzi-los: a Cartografia. Clique na imagem acima!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aos pais ou responsáveis

Senhores Responsáveis,

O primeiro período deste ano está quase terminando. Agora os alunos já nos conhecem e nós já os reconhecemos em suas atuações em sala. Sabendo que muitos pais apoiaram as atividades que até agora desenvolvemos com os livros que adotamos, resolvi, na qualidade de coordenadora de Língua Portuguesa do 6º ano, convidá-los a participar mais ativamente das leituras que faremos a partir de agora.

Acredito que não preciso mencionar o quão importante é o exemplo dos pais e das pessoas com as quais as crianças convivem em casa na formação delas como leitores. É necessário estimulá-las dia a dia para que criem o hábito de ler.

Por isso, como todos os livros adotados fazem parte de um rol de literatura que não é destinado exclusivamente para pequenos leitores, peço-lhes que, dentro de suas possibilidades, mergulhem nesse universo com seus filhos. Com certeza, todos sairão lucrando.

Para os que desejarem ir mais fundo no mundo da fantasia e do conhecimento, indico um delicioso “guia” de dar água na boca a qualquer pessoa. Nossa grande escritora brasileira, Ana Maria Machado, conseguiu em Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, levar seus leitores a um passeio pela literatura universal, fazendo-nos morrer de vontade de ler todos os livros que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer e reler aqueles que, em outro momento, já tínhamos lido. Garanto que vale a pena!

Fica, então, a dica:

  • MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
Deixo aqui, então, o convite, com a certeza de que só teremos a lucrar.

Um abraço,

Professora Tatiane Martins

Fim das AEs! E agora?

Oi, gente!

Terminadas as AEs, já vamos dar início ao novo bimestre. Neste período, leremos dois livros:

  • PHILIP, Neil. Volta ao Mundo em 52 Histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas.
  • CARNEIRO, Flávio. Lalande. São Paulo: Global, 2000.

Por favor, providenciem logo esses novos livros, pois já começaremos as aulas utilizando-os. Aliás, os dois são maravilhosos. Tenho certeza de que vão adorar!

Que tal ir ao teatro de graça?

E aí, garotada!
Enfim, terminaram as provas. Que tal aproveitar o fim de semana para ir ao teatro? E de graça!!!
Para quem gostou de conhecer fábulas, há uma nova adaptação de "A Cigarra e a Formiga" para conhecer. É a peça TEM BOLA NA COLA. A história se passa em um estádio, durante a disputa entre o Formiga Futebol & Regatas e o Cigarra Sport Club pela Copa das Árvores.
Mas cuidado! Este será o último fim de semana de apresentação. Está no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Atenção!!! A entrada é gratuita, mas é necessário pegar senha uma hora antes do espetáculo. Crianças só entram acompanhadas de um adulto. Aproveite o tempo e passeie pelas exposições que estão lá. Fazer um programa como esse é sempre divertido. Assim dá para aprender se divertindo.

domingo, 10 de abril de 2011

Que tal ser um repórter mirim do Globinho? INSCRIÇÕES SÓ ATÉ HOJE

Oi, gente!
Para quem não sabe, o Globinho, caderno do jornal O Globo voltado para crianças, está fazendo um concurso para escolher 10 réporteres mirins. Os vencedores se tornarão blogueiros do Globinho e poderão entrevistar e conhecer pessoas famosas.
Infelizmente, porém, eu só vi isso agora!!!
Esta é a última chamada!!! As inscrições podem ser feitas até hoje, às 23h59. Para participar, basta escrever uma redação de 15 linhas sobre o vira-lata Pinpoo, cachorro que desapareceu antes de embarcar num voo que ia de Porto Alegre a Vitória.
Veja as regras para participar aqui.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nosso primeiro livro digital

Enfim, terminei de reunir algumas das redações que vocês produziram neste bimestre. O tema escolhido foi o das traquinagens de Matilda contra o castigo imposto pelo pai.

Vocês vão encontrar aqui 23 redações de toda a série. A apresentação não tem ordem estabelecida, isto é, não houve escolha, nem organização prévia por nome ou título. Os textos foram dispostos aleatoriamente independente até da turma a que pertence cada aluno. O objetivo disso? A surpresa! ;-)

Espero que vocês gostem! Eu amei!!!

Convidem seus responsáveis e amigos para ver. Afinal, é o primeiro livro digital que fazemos juntos, não é mesmo? Clique no título abaixo e divirta-se!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Se oriente, Rapaz!

Este título é um trecho de uma música muito bacana do Gilberto Gil. Clique aqui para ouví-la. Taí, então, o tema que finaliza o nosso 1º Bimestre. Agora, temos a seguir uma sequência de vídeos e jogos (meio bobinhos, mas muito legais) para ver se vocês estão "craques"! Qualquer dúvida, aproveitem o espaço de COMENTÁRIOS desse blog. Vamos nos manter conectados!