Este blog será construído dia a dia de acordo com o trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do CMRJ. Os alunos terão aqui o que o nome mesmo indica: tudo aquilo que vai além da sala de aula, que ultrapassa os limites ("limitantes") de uma sala de aula tradicional. Além dos alunos para quem este blog é diretamente produzido, pais, colegas e amigos serão sempre bem-vindos com suas críticas, sugestões, dicas e apoio. Contamos com todos vocês!
terça-feira, 3 de maio de 2011
A História chegou ao blog do 6º Ano
12 comentários:
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Professor achei bem interessante, aqui vai uma postagem, mais para curiosos; são tantaos os grupos indígenas ....
ResponderExcluirPara saber mais
Grupos indígenas na Região Norte
Amazonas
Apurinã, issé, katawixi, marimam, parintintin, tuyúca, arapáso, jarawara, katukina, marubo, paumari, waimiri-atroari, aripuaná, juma, katwená, matis, pirahã, waiwái, banavá-jafí, juriti, kaxarari, mawaiâna, pira-tapúya, wanana, baniwa, kaixana, kaxinawá, mawé, sateré-mawé, warekena, barasána, kambeba, kayuisana, mayá, suriána, wayampi, baré, kanamari, kobema, mayoruna, tariána, xeréu, deni, kanamanti, kokama, miranha, tenharin, yamamadi, desana, karafawyána, korubo, miriti, torá, yanomâmi, himarimã, karapanã, kulina, munduruku, tukano, zuruahã, hixkaryana, karipuna, maku, mura e tukuna
Pará
Amanayé, juruna, parakanã, zo’é, anambé, karafawyána, suruí, karajá, tembé, arara, katwena, timbira, araweté, kaxuyana, apiaká, tiriyó, assurini, kayabi, turiwara, atikum, kayapó, wai-wai, guajá, kreen-akarôre, waiãpi, guarani, kuruáya, wayana-apalai, himarimã, mawayâna, xeréu, hixkaryána, munduruku e xipaya
Roraima
Ingaricô, macuxi, patamona, taurepang, waimiri-atroari, wapixana, waiwaí, yanomâmi e ye’kuana
Amapá
Galibi, galibi-marworno, karipuna, palikur, wayampi, wayána-apalai
Acre
Amawáka, nawa, arara, nukuini, ashaninka, poyanawa, shanenawa, jaminawa, deni, yawanáwa, katukina, kaxinawá, kulina e manxinéri
Rondônia
Aikaná, jabuti, mutum, urupá, ajuru, kanoê, nambikwara, amondawa, karipuna, pakaanova, arara, karitiana, paumelenho, arikapu, kaxarari, sakirabiap, ariken, koiaiá, suruí, aruá, kujubim, tupari, cinta-larga, makuráp, uru-eu-eau-wau, gavião, mekén e urubu
Tocantins
Apinaye, ava-canoeiro, guarani, javae, karajá, kraho, tapirape e xerente
O IMPOSSÍVEL ACONTECEU,ESSE BLOG FICOU AINDA MAIS INTESSANTE.PARABÉNS PROFESSORES CONSEGUIRAM SE SUPERAR.
ResponderExcluirMARIA JÚLIA(TURMA 602)
Uau! Quanta informação, Curty!!! Muito legal!
ResponderExcluirTambém estou muito feliz com a chegada de meus colegas, Maria Júlia!
Professor Luiz carlos, poderia postar algho a respeito do trabalho que vamos realizar no Bolg? Como se fosse um roteiro? agradeço
ResponderExcluirAl Curty , t 602
RESUMO SOBRE INVASÃO hOLANDESA
ResponderExcluirA INVASÃO HOLANDESA
As relações mantidas por Portugal com os Países Baixos eram bem intensas antes da própria colonização. O início da União Ibérica, entretanto, veio modificar enormemente este quadro em virtude dos decretos publicados pelo rei Filipe II da Espanha, boicotando o comércio açucareiro flamengo com o Brasil.
Com o inicio dos boicotes por parte do governo espanhol, os holandeses criaram a Companhia das Índias Ocidentais (WIC), que tinha por alvo direto e claro o Brasil. È a denominada Guerra do Açúcar.
A invasão Holandesa na Bahia – 1624 a 1625 ocorreu por esta ser um grande centro
produtor de açúcar e a capital da colônia. Os holandeses foram derrotados e expulsos da
Bahia no episódio que ficou conhecido como Jornada dos Vassalos.
A invasão Holandesa em Pernambuco – Ocorreu de 1630 a 1654 após a resistência
local dos colonos no Arraial do bom Jesus e os holandeses estenderam suas conquistas
para outras regiões do litoral nordestino, desde o Rio Grande do Norte até a Paraíba.
Em 1637, a WIC entregou a administração do Brasil holandês ao conde João
Mauricio de Nassau que imprimiu um sentido expansionista na região.
Características da administração nassoviana: relações cordiais com a população, financiamento e recuperação de engenhos, cobrança de juros baixos, maior liberdade de culto, obrigatoriedade de cultivo de 200 covas de mandioca para os escravos. Nassau acabou por se demitir WIC por conflitos causados pelo seu personalismo administrativo.
A população revoltou-se contra a WIC iniciando a luta para expulsar os
holandeses do Brasil, a Insurreição Pernambucana.
Conseqüências:
O início da decadência da produção canavieira devido à concorrência com a
produção antilhana;
Tratado de Paz de Haia;
Despertar do sentimento nativista.
O QUE FOI A UNIÃO IBÉRICA?
ResponderExcluirFilipe II, o rei que uniu as coroas portuguesa e espanhola.Com o desaparecimento de Dom Sebastião durante suas lutas contra os mouros no Norte da África, uma grave crise sucessória abalou a estabilidade política do governo português e, conseqüentemente, a administração colonial brasileira. Como Dom Sebastião não possuía herdeiros diretos, o cardeal Dom Henrique, tio-avô de Dom Sebastião, foi aclamado novo rei português.
Em 1580, Dom Henrique morreu e, assim como seu predecessor, não deixou herdeiros diretos ao trono. Observando a instabilidade política de Portugal, o rei espanhol Filipe II, tio de Dom Sebastião, aproveitou da situação para unir as coroas dos dois países. Buscando ampliar os ganhos da empresa colonial espanhola, Filipe II chegou ao poder sem a resistência da burguesia mercantil portuguesa, que temia a perda de seus privilégios comerciais.
Com a nova conquista, além de fortalecer a economia espanhola, o rei espanhol pretendia ampliar sua influência sob as disputas comerciais no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo. Além disso, a incorporação dos territórios coloniais portugueses aumentou o prestígio do rei espanhol junto à Igreja. Com a centralização de poder, a Espanha se tornou a principal responsável pela expansão da fé católica no Novo Mundo.
Um dos principais desdobramentos da presença espanhola foi a expansão territorial e a dinamização das atividades econômicas na colônia. Nesse período, as incursões dos bandeirantes pelo sertão se tornaram mais constantes e a atividades agropecuárias ampliaram os domínios da sociedade colonial. Além disso, o domínio espanhol incentivou a invasão holandesa na região nordeste. Tal processo de ocupação se deu quando a Espanha proibiu os comerciantes holandeses de participarem na produção e distribuição do açúcar brasileiro.
Para facilitar a administração dos novos territórios coloniais, a Coroa Espanhola dividiu, em 1621, a colônia brasileira em duas unidades administrativas. A primeira seria o Maranhão, com capital em São Luís; e a segunda o Brasil, com sede em Salvador. Assim foram criadas duas novas colônias e seus respectivos governadores estavam subordinados aos interesses da Espanha. O movimento de Restauração, de 1640, promoveu um conflito entre Portugal e Espanha que encerrou a chamada União Ibérica.
Com o fim do domínio espanhol, Portugal e Espanha tiveram que estabelecer uma série de acordos diplomáticos para redefinirem os limites dos territórios colônias de ambos os países. O mais importantes deles foi o Tratado de Madri (1750) que definiu o princípio de uti possidetis (quem tem a posse, tem o domínio) para resolver as questões fronteiriças entre as duas metrópoles.
Por Rainer Sousa
Mestre em História
Porque que não tem nada da sala 606????? como vamos participar do Blog????
ResponderExcluirComo não tem nada da 606?! Vocês não têm redação no livro digital? E a foto com o caderno de redação? Será que algum convite de casamento exposto no vídeo é da turma de vocês?
ResponderExcluirAguardo sugestões também, ok?
Beijinhos,
Professora Tatiane
sabe eu estou adorando esse blog cheio de coisas interessantes e matérias espetaculares-Leandro Santos 5471
ResponderExcluirmuitos legal a matéria sobre os Companheiros de Plutão!
ResponderExcluirMuito interessante está ficando o blog.Mas... Já faz bastante tempo que eu já acesso o blog todos os dias, só que os professores pararam de colocar novas coisas no blog. Só estou querendo saber mais é das AEs, do Inglês (que eu procuro saber mais sobre essa matéria porque estou num nível mais avançado) e principalmente dos dias em que não tem aula, que tem formatura ou que tem teste. Beijocas: Aluna Isabella Giraudo Turma 605
ResponderExcluirOlá, Isabella!
ExcluirQue bom que você gosta do blog! Espero que continue sempre por aqui.
Nós, professores, não paramos de colocar informações. O blog, no entanto, não é destinado necessariamente às AEs. Ao contrário. O objetivo maior é o dia a dia da sala de aula. As marcações de testes, avaliações etc. são feitas em sala e as orientações para as AEs, colocadas no site do colégio (http://www.cmrj.ensino.eb.br/).
Visite-nos sempre!
Beijos