segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nosso Folclore é maravilhoso!

O terceiro bimestre começou e com ele nós vamos conhecer, dentre outras coisas, um pouco da nossa cultura: o Folclore Nacional.
Você sabia que folclore é um conjunto de coisas que um povo sabe, sem saber quem foi que lhe ensinou?
A gente, por exemplo, conhece o Curupira e a Cuca, curte o Carnaval e a Festa Junina, joga capoeira, brinca de Pique-pega, Galinha-choca, veste branco na passagem do ano..., mas não sabe quem criou as regras, as lendas nem as festas.
Se você é um daqueles que dizem não gostar de Folclore, não deve ter entendido ainda muito bem o significado dessa palavra. Ela faz parte do nosso cotidiano, de nossas vidas, de nossas escolhas: desde a comida que comemos normalmente em determinadas regiões até as roupas que vestimos.
Reveja as postagens que fizemos no ano passado sobre esse tema e comece a curtir a sua, a nossa cultura.
Ah! Quando a gente deseja conhecer, de verdade, uma pessoa, a gente sente a necessidade de saber o que ela pensa, o que ela sabe, como vive, o que faz... Para conhecer realmente um povo, é necessário também buscar tudo isso. "O povo é como se fosse uma pessoa. Para conhecê-lo melhor, precisamos conhecer o seu folclore" (Marcelo Xavier), isto é, as suas danças, músicas, festas, comidas, modo de falar, de se vestir, de se cumprimentar etc.
E aí, vamos conhecer o nosso país, a nossa cultura, o povo do qual fazemos parte?
Como os contos de nosso folclore chegaram até nós por tradição oral (faz muito pouco tempo que foram realmente registrados em livros), encontrei no Youtube um canal particular, que mostra uma senhora contando, como antigamente, algumas dessas histórias. Dê uma olhadinha aqui e escolha, pelo menos uma, dentre as três histórias oferecidas para assistir.

2 comentários:

  1. Olá professora Tatiane,
    Assisti o 1º vídeo (O gato e a raposa) e adorei a história, principalmente o final, pois não esperei que depois de tanto esforço a raposa não iria conseguir o que quer. Outra coisa que pensei, foi se eu conseguiria memorizar todas aquelas tarefas.
    Vou continuar comentando aqui no blog
    Sophia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sophia!
    O mais legal é ver também como as histórias eram contadas antigamente. Exatamente do jeitinho que aquela senhora do vídeo conta: sentada, em um local, só que rodeada de ouvintes (que, nesse caso, somos nós que assistimos ao vídeo).
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)