Todos dos 6º ano estão envolvidos com o TI (Trabalho Interdisciplinar) – alunos, professores, pais de alunos.
Muitas vezes, ficamos na dúvida sobre por onde começamos, não é ?
Você sabe como proceder para fazer uma boa pesquisa?
Você sabe o que é pesquisar?
Seguem algumas sugestões retiradas do livro A grande jogada: manual construtivista
de como estudar, de Celso Antunes, as quais, acredito, serão de valiosa ajuda
para todos nós.
Sugestão número 1: a pesquisa é sempre uma busca, uma indagação
por uma resposta. Dessa forma, é importante que sempre comece com uma pergunta.
Então, ao saber o TEMA DA PESQUISA, transforme-o em UM JOGO
DE MUITAS PERGUNTAS. Vá, depois, construir suas respostas, ou seja, vá
pesquisar.
Sugestão número 2: de posse do tema e das perguntas, se você não
se organizar para buscar as informações sobre eles, com certeza haverá perda de
tempo enorme e o resultado muito aquém do possível.
Por esse motivo, NUNCA DEIXE DE FAZER UM PLANO DE PESQUISA,
um plano de ação, um roteiro dos caminhos que deva percorrer.
Como fazer isso?
Primeiro, relacione as perguntas essenciais e anote onde
acredita que possa ir buscar as respostas.
Segundo, enquadre o tema de sua pesquisa em dois itens: TEMPO
e ESPAÇO.
Terceiro, verifique se é possível responder aos seguintes
questionamentos:
üONDE?
|
üCOMO?
|
üQUEM?
|
üQUANDO?
|
üONDE?
|
üPOR QUÊ?
|
Sugestão número 3: Além da sua memória e observações, de seu
conhecimento sobre o assunto, a pesquisa necessita de FONTES, isto é, meios de
informações essenciais ao êxito da pesquisa. Busque essas fontes em livros,
jornais, revistas, materiais audiovisuais (cd, DVD, audiobooks), em fontes computadorizadas, na biblioteca do colégio e
em fontes vivas, se for o caso.
Fontes vivas??
O que são??
Fontes vivas –
entrevistas com especialistas,
professores ou até mesmo com pessoas que vivem ao seu redor
Assim, saiba usar todas
as fontes disponíveis.
Afinal, um pesquisador é como um “repórter xereta que não dá folga e vai à luta
pelas respostas de que precisa”.
Sugestão número 4: Tenha sempre ao seu lado um bloco/caderno
para anotações. Ao ler um texto, ouvir uma entrevista, descobrir uma resposta,
ter uma ideia, anote tudo, de imediato.
Junte cópias de reportagens de jornais,
revistas, fotos, com as devidas referências (datas, local de impressão, número
da revista etc), sem, no entanto, se preocupar se realmente serão utilizadas,
como se você estivesse apenas verificando os possíveis “ingredientes de sua
receita”.
Depois, com seu grupo, faça uma rigorosa seleção do que é
essencial e do que é secundário, ordene seu material e verifique se já tem o
suficiente para responder às perguntas que elaborou sobre o tema.
Logo, colecione o material necessário para as suas respostas,
ordenando-o e classificando-o.
Sugestão número 5: Agora, é chegado o momento de colocar tudo no
papel/no arquivo de computador de seu texto.
Não se deixe levar pela tentação
de fazer cópias de trechos deste ou daquele livro e nem amontoar o que
conseguiu reunir, fazendo de seu texto uma “colcha de retalhos”. Citações de
textos, devidamente informadas e identificadas, devem ser utilizadas para dar o
peso do reconhecimento de suas teorias, hipóteses, ideias.
Redija a sua pesquisa como quem vai respondendo às diferentes
questões que anotou. Converse com seu
professor orientador para trocar ideias sobre a apresentação final de sua
pesquisa.
Conclua a redação de seu texto, releia-o novamente,
colocando-se como um leitor que nada sabe sobre o assunto e que dispõe apenas
da pesquisa para compreendê-lo. Conseguiu compreender o assunto? O conteúdo do
texto está bom.
Finalmente, verifique a construção de seu texto: as ideias estão
bem costuradas? A sequência das partes do texto estão adequadas?
Para a apresentação, cuide dos materiais e dos formatos
necessários para tanto. Verifique se o colégio tem à disposição os aparelhos de
que você vá precisar (projetor, DVD player, aparelhos de áudio etc).
Ou seja, cuide da redação de seu texto mas nunca descuide de uma
boa apresentação.
Gostou das sugestões? Por que não conversa com seus pais, seus professores orientadores e seus colegas sobre o que descobriu aqui?
Se estas sugestões forem de grande ajuda para todos vocês, ficarei muito feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)