Quem poderia imaginar que a música de Sá e Guarabira, que fala do sofrimento das pessoas que tiveram que abandonar suas terras para "o sertão virar mar", tivesse relação com outra obra humana que tem causado problemas ambientais e sociais seríssimos em outra parte do mundo? Estamos falando do Mar de Aral, localizado no Cazaquistão - Ásia Central.
No sertão nordestino foi construído a da hidrelétrica de Sobradinho, no estado da Bahia, que beneficiou milhares e de pessoas por produzir eletricidade, regularizar a oferta de água na época da seca e permitir a agricultura irrigada. Mas muita gente precisou sair de suas terras para dar lugar à imensa represa que alagou a região. Leia a letra e clique nela para ouvir a música:
Já, com o Mar Aral, está ocorrendo o inverso.
Veja fotos impactantes sobre isso clicando na imagem abaixo. E seguida, clique na outra imagem para entender o por que deste problema.
Este blog será construído dia a dia de acordo com o trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do CMRJ. Os alunos terão aqui o que o nome mesmo indica: tudo aquilo que vai além da sala de aula, que ultrapassa os limites ("limitantes") de uma sala de aula tradicional. Além dos alunos para quem este blog é diretamente produzido, pais, colegas e amigos serão sempre bem-vindos com suas críticas, sugestões, dicas e apoio. Contamos com todos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)