O vídeo sobre o número de ouro está dividido em duas partes: na primeira, a abordagem é mais voltada às artes. Existem 16 segundos com tela preta entre os tempos 12'10" e 12'26". Não desistam... Depois de 12'26 vem uma abordagem mais matemática e voltada à biologia. O vídeo é bem interessante. Foi produzido pela TV Escola e está disponível no youtube, juntamente com os demais vídeos dessa série chamada Arte & Matemática.
Espero que gostem.
Prof. Caren
Professora procurei no google e n achei nada sobre a diferença entre os quadrados de primos
ResponderExcluirOlá, Gonçalves!!
ExcluirO prof Flávio, lá do CMRJ, me passou uma dica importante. Ele disse que todo primo é da forma (4n+1) ou (4n+3). Essas expressões geram também número não primos, e não geram o 2. Testa no Excel pra vc ver como parece que todos os primos entram num caso, ou noutro.
Pois bem...
Se você pegar o número da forma (4x+1) e elevar ao quadrado, dará 16x^2+8x+1. Se fizer o mesmo com (4y+1) dará 16y^2+8y+1.
Quando se subtraem esses resultados, obtém-se 16x^2-16y^2+8x-8y. Se você observar, cada termo é múltiplo de 8, pois a expressão poderá ser escrita como 8(2x^2-2y^2+x-y). O mesmo vale para os primos da forma (4n+3).
Adorei tua observação sobre esse assunto! Certamente aprendi algo novo ontem! obrigada e bom feriadão.