À Comunidade CM


Cara comunidade CMRJ,
Bem diferente dos livros e materiais didáticos que estamos acostumados a usar na escola, a Web contém uma riqueza imensurável e ilimitada de informações. Por esse motivo, da mesma forma que nos permite expandir a aprendizagem e enriquecer o processo de construção do conhecimento, ela também nos apresenta situações novas que precisamos enfrentar. Normalmente, quando uma postagem é feita, o responsável pelo conteúdo verifica de onde foram retiradas as informações e o que há ao redor dos links indicados. Milhões de novos conteúdos, porém, são produzidos diariamente, sem que haja qualquer chance de termos o controle sobre o que há “hiperlinkado” aos links de vídeos, imagens, textos, que usamos. Por esse motivo, pedimos a toda a comunidade CMRJ e às pessoas que frequentam este blog que nos ajudem a manter a qualidade de nosso conteúdo, comunicando-nos, por comentário ou email, se algum link ou postagem fugiu aos objetivos didático-pedagógicos da escola.
Lembremo-nos, no entanto, de que devemos formar cidadãos autônomos capazes de pensar, refletir e tomar decisões. O aluno precisa enxergar a Web não só como um espaço de entretenimento, mas como um espaço também de aprendizagem. Para isso, a escola tem um papel fundamental! A cultura do aluno "esponja", que está ali para sugar informação e espremer em uma avaliação, tem de mudar para a cultura do aluno "filtro": que aprende a pesquisar e, acima de tudo, aprende a filtrar para sua vida o que interessa e a descartar o que não serve para sua aprendizagem e crescimento.
Contamos com o apoio de todos!

6 comentários:

  1. Parabéns, professora Tatiane. A ideia está ótima. Cristiano Miranda

    ResponderExcluir
  2. professora Tatiane, sou do oitavo ano e gostaria que a senhora me ajudasse a postar no blog do oitavo ano um video de um trabalho de historia
    AL Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caio!
      Quem é seu/sua professor/a de História?
      Ele/a autorizou?
      Se sim, me procure no colégio ou passe o vídeo para meu email.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, professora:
    Excelente iniciativa.
    Estamos juntas !!!
    Bjs
    Herminia Paiva - Orientadora Educacional 9° Ano

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa !
    Estarei a disposição para ajudar no que for necessário.

    Atenciosamente
    Carlos Junior
    ( Pai da aluna Camila )

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)