segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Folclore Brasileiro

Você já deve ter ouvido falar no SACI,no CAIPORA/CURUPIRA e, provavelmente, já participou de alguma festa como o CARNAVAL ou o SÃO JOÃO, não é? Alguma vez, quando não conseguiu achar um objeto em sua casa, alguém lhe disse para pedir a SÃO LONGUINHO e, ao achar, dar três pulinhos? No final do ano, você ou algum conhecido seu usou ROUPA BRANCA e/ou jogou FLORES para IEMANJÁ?
Isso tudo – e muito mais – é o que chamamos de FOLCLORE!!!
Se quiser descobrir um pouco mais sobre o que é Folclore e o quanto ele está inserido em sua vida, leia O Saci, de Monteiro Lobato, participe das aulas e das discussões, converse com seus pais, tios ou avós sobre o assunto e pergunte as histórias que eles conhecem. Será muito bacana também se você puder navegar pelos sites indicados abaixo. Lá você vai encontrar um montão de “causos”, lendas, trava-línguas, ditos populares, informações sobre festas, comidas típicas etc. Você vai se surpreender
com a beleza e a riqueza
da cultura popular!

Os sites abaixo foram verificados em julho de 2010. Neles – e em outros que vocês poderão descobrir –, haverá uma riqueza de informações sobre o Folclore Brasileiro. Aproveite para convidar a sua família para participar dessas descobertas. A internet pode muito bem ser utilizada para fazer-nos crescer enquanto pessoas, através do acesso a novos conhecimentos. Mas não se esqueça: não abra sites proibidos para menores de idade, não baixe programas sem a supervisão de um adulto, não fale com estranhos e, principalmente, não se exponha (idade, endereço, telefone etc.) em sites de relacionamentos como Orkut, Facebook, Twitter, por exemplo, ou em bate-papos no MSN.

• Brasil Folclore: http://www.brasilfolclore.hpg.com.br/ • O Folclore Nacional: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/ • Mitos e Lendas ilustradas do Folclore Brasileiro: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm • Folclore Brasileiro: http://o2o2.vilabol.uol.com.br/ • Museu do Folclore: http://www.sjc.com.br/museudofolclore/ • Folclore nas regiões brasileiras: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/histmen.htm • Jangada Brasil: http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp • Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro

Para quem gosta de ler e deseja conhecer ainda mais, seguem algumas indicações bibliográficas:

• CASCUDO, Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 3 ed. Rio de janeiro: Edições de Ouro, 1972. • XAVIER, Marcelo. Crendices e superstições. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. • XAVIER, Marcelo. Festas. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2000. • XAVIER, Marcelo. Mitos. Coleção O Folclore do Mestre André. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1997.

7 comentários:

  1. Muito bom esse blog. Vou visitá-lo todos os dias para aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, passando para conhecer o projeto e para desejar muito sucesso nessa nova empreitada.
    Abraço, Elis

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog professora!Esse projeto muito nos enriquecerá.
    Obrigado pelo carinho, Al. Nascimento
    SEJA BEM VINDA À 601!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, gente, pela força!
    Olá, Nascimento! Fiquei muito feliz com a sua visita. Descobri que você também tem dois blogs, não é? Um deles tinha de ser do Flamengo?! hehehhe
    Um beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá, professora!

    Meu nome é Paulo, sou pai do aluno João Pedro, Tu 602. Parabéns pela iniciativa! Estaremos acompanhando o blog e apoiando o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Seja muito bem-vindo, Paulo! Conto com seu apoio e de outros pais (por favor, divulgue para os pais dos colegas de seu filho).
    Acredito sinceramente nesse tipo de possibilidade para enriquecer e motivar a aprendizagem
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Legal essa iniciativa dos pais.
    Al. Nascimento T: 601

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)