quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Boto

- Muita gente conta que viu. Algumas mulheres dizem até que dançaram com ele. A verdade é que todas suspiram quando falam seu nome...
É o Boto, a lenda encantadora que adora a noite e as festas à beira dos rios da Amazônia. Durante o dia, é um peixe. Às primeiras horas da noite, ele sai da água e se transforma em um rapaz forte e bonito. Vestido de branco, usa um chapéu que nunca tira, para não mostrar o orifício por onde respira, no alto da cabeça.
Em seguida, o Boto parte para conquistar o coração de alguma mulher. Não é difícil: ele é simpático, grande dançarino, muito alegre e brincalhão. Tem uma conversa boa que rola como o próprio rio.
Depois de dançar e se divertir muito, o Boto vai namorar na beira do rio. Quando chega a madrugada, ele se despede da companheira, pula na água e volta a ser peixe.
Com muitas dessas namoradas ele tem filhos, mas nunca se interessou por eles. Só quer saber de continuar indo a festas, dançando e conquistando outros corações pelas noites da Amazônia.
Para quem quer conquistar o coração de alguém, nada melhor que um amuleto da sorte feito de olho de Boto, seco e preparado por um pajé de alguma tribo amazônica. É irreversível!
(XAVIER, Marcelo. Mitos: o Folclore do Mestre André. BH: Formato Editorial, 1997.)

Esta belíssima animação mostra a história de amor entre uma moça e um boto.

15 comentários:

  1. Tá lindo o blog Tati! Adorei a lenda do boto, vou mostrar aos meus alunos o blog de vocês e linkar no nosso. Parabéns!

    Beijos profª Jaqueline
    http://b22aprendendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tatiane, vi o link para seu blog no nosso grupo Blogs Educativos. Será desafiador trabalhar com essa ferramenta com os alunos mais novos, mas eu tenho certeza de que eles se engajarão com a proposto. Colocarei seu blog na minha lista também.

    Um abraço,
    Andréa Motta

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Nelza! Obrigada, Andréa!
    Estou adorando construir este blog. Espero que os meus alunos curtam muito também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati!!

    Que legal teu projeto!!!

    O melhor de tudo é não desistir!!! Buscar saídas criativas para os entraves que se colocam...

    Lendo teus posts aqui me lembrei de um trabalho colaborativo desenvolvido por crianças argentinas e brasileiras de que a Bernadete Motter, do Caminhos, participa - Lendas do Brasil (http://sites.google.com/site/lendasregionaisbrasil/) e Lendas argentinas (http://leyendas-lendas.blogspot.com/)...
    A ideia é as crianças contarem umas para as outras lendas de seus países...
    Dá uma espiada!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati!
    Passei rapidamente porque ainda estou viajando...
    O blog está bacana mesmo e os assuntos são interessantes.Ficará melhor ainda quando os alunos participarem efetivamente das postagens e comentários.
    Já me coloquei como seguidora deste e aguardo você nos blogs http://teofilopreservamata.blogspot.com; http://oficinanobre.blogspot.com e no http://jmzimmer.blog.uol.com.br
    Beijinhos,
    Josete

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, Suely! Vou ver agora o projeto.
    Obrigada, Josete, mais uma vez pela força. Acabei de navegar pelos seus blogs e deixei recadinho.
    Esse nosso trabalho é diário. Temos de fazer como o João-de-Barro: pegar um "biquinho" de barro por vez para montar aquela casa maravilhosa. Minha amiga Suely é um exemplo disso para mim, não é?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o blog professora!!

    ResponderExcluir
  8. adorei o blog!Ficou muito legal e o video do boto é muito interessante.

    ResponderExcluir
  9. Professora, o blog está muito legal!
    A história do boto também.
    Gianluca Paz 602

    ResponderExcluir
  10. eu não me lembrava de toda a história, é bem interesante

    ResponderExcluir
  11. Professora ,adorei o seu blog. Ele é D+.
    KAREN 601

    ResponderExcluir
  12. eu também não me lembrava da história,só sabia que o boto se transformava.também achei muito interessante.
    Nicollas
    T:601

    ResponderExcluir
  13. achei muito interessante a senhora falar sobre o boto,eu morei na amazonia e ouvi falar muito sobre o boto !!
    e adoro essa historia.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o vídeo é muito interessante.

    Gabrielle Lopes 601

    ResponderExcluir
  15. prof:tatiane adorei o seu projeto com o 6 ano do cmrj

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)