sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os 12 Trabalhos de Hércules

Os vídeos da postagem anterior mostram belamente o passo a passo dos 12 trabalhos que Hércules teve de cumprir, a mando de Euristeu, para se redimir da culpa de sangue que o perseguia. É lógico que tudo o que aconteceu com ele tem a ver com o ciúme doentio de Hera, sua madrasta. Ela não o suportava por ele ser fruto de uma traição de Zeus, seu marido.
Veja quais são os 12 Trabalhos de Hércules: 1ª - Matar o leão de Neméia, monstro caído da Lua. (Ele não só o matou, como arrancou sua pele para usá-la como um escudo protetor.) 2 ª- Destruir a Hidra Lerna, que tinha 7 cabeças e cuspia fogo. (Cada cabeça que ele cortava se transformavam em duas novas. Ele precisou usar fogo para acabar com essa multiplicação.) 3ª - Capturar aultra veloz corsa de Gerínia com suas patas de bronze. 4a - Acabar com um javali selvagem gigante que assolava o monte Erimanto. 5ª - Limpar em 1 só dia as estrebarias do rei Augeas, que estavam abarrotadas de estrume. Ele fez isso, desviando o curso de um rio, que lavou tudo. (Você se lembra dessa passagem no livro Força, Hércules!) 6ª - Acabar com as aves ferozes que habitavam o lago Estinfale e comiam carne humana. 7ª - Capturar uns touros loucos, que amedrontava os moradores da ilha de Creta. 8ª- Eliminar as éguas do rei da Trácia. 9ª - Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita, no país das guerreiras amazonas. 10ª - Capturar os bois selvagens do Gerião, da ilha Eritéia. 11ª - Entrar no fantástico Jardim das espécies e roubar as maçãs douradas das ninfas. Para isso, teve de passar pelo gigante Atlas e carregar o mundo nas costas. 12ª - Capturar e levar para o rei o temido cão de 3 cabeças, Cérbero, o guardião dos portões do inferno. (Você se lembra desse cão nas histórias do bruxinho Harry Potter? É ele mesmo!)
.
Se você quiser se divertir com esse grande herói, pode ler algum livro sobre os 12 trabalhos que Hércules realizou. Que tal pesquisar na internet?
Eu, particularmente, gosto muito da criação de Monteiro Lobato, quando a turma do Sítio do Picapau Amarelo, após conhecer o Minotauro, resolve retornar à Grécia Antiga para presenciar as heroicas ações de Hércules. São dois volumes deliciosamente incríveis!!! Muita diversão.

2 comentários:

  1. Professora , a maioria das coisas que o Hércules fez ,o Percy Jackson tambem

    Clara Santos 601

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)