quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Riqueza do Folclore Brasileiro

Folclore é o conjunto de crenças, tradições, lendas, costumes de um povo. Portanto, existe folclore em todas as culturas e quanto mais conhecemos o nosso folclore, mais conhecemos a riqueza de nosso povo.
Infelizmente, muitos brasileiros acham que Folclore é coisa de gente simples, sem instrução, e, com isso, apresentam um olhar preconceituoso. Isso corre também porque quem mora em cidades grandes como o Rio de Janeiro ou São Paulo, por exemplo, nem nota que essas crenças, tradições e costumes fazem parte também de seu dia a dia. Às vezes, conhece e festeja o folclore de outros povos, como o Halloween, e não dá o devido valor a festas brasileiras como o Círio de Nazaré, as festas juninas (São João, São Pedro e Santo Antônio) e, se gosta de Carnaval, é porque ele já mudou muito com o apelo da mídia e do turismo.
.
Que tal mergulharmos em nossa cultura e conhecer a riqueza dela antes de criticá-la ou condená-la? Não sejamos preconceituosos! Afinal, fazemos parte dela. Veja só:
  • Quantos ditados populares você ouviu ou falou nos últimos dias? Por acaso você dorme ou acorda com as galinhas, tem memória de elefante ou é um osso duro de roer para mudar de opinião?
  • Quando pequeno, quantas vezes você brincou de Trava-línguas? Eu sempre soube que o rato roeu a roupa do rei de Roma e que o peito do pé de Pedro é preto.
  • Você brincou de Galinha-choca, Passa-anel, Salada Mista, Escravo de Jó, Amarelinha e Bola de gude? Ah, você é daqueles que gosta de mais ação, então brincou de Esconde-esconde, Gato mia, Pique-bandeira e Pique-cola, não é?
  • Você já cantou Ciranda cirandinha, Boi da cara preta, Cai cai balão? Talvez seja "politicamente correto"e tenha aprendido a versão "Não atirei o pau no gato".
  • Sua mãe já colocou um algodão úmido no meio de sua testa para você parar de soluçar ou você é daqueles que prefere levar um susto ou beber água de cabeça para baixo? Que tal fazer uma figa com as mãos na hora do desespero para conseguir algo? Talvez você seja cristão e, por isso, prefere fazer várias vezes o Sinal da Cruz!
  • O que é o que cai em pé e corre deitado? E o que é que quanto mais cresce, menos se vê?

Está vendo como não dá para fugir de nossa cultura? Vai dizer que nunca comeu nada com azeite de dendê ou experimetou chimarrão. Ok! Mas uma boa feijoada...

Espero que este "bate-papo"o ajude a enriquecer a sua apresentação na próxima segunda (turmas 601 e 602).

2 comentários:

  1. Oi,professora!
    Antes de tudo,aqui e a Monteiro,da 602.TMJPokeGirl e uma das minhas identidades virtuais.
    Olha,foi bem legal essa ideia de fazer um blog pra a senhora e nos,os alunos,termos mais integracao,mesmo que longe da sala!
    Dei uma olhada nos posts e achei um video que passavam exaustivamente na minha escola,o do Boto.E eu ainda nao tive estomago pra clicar no da Sucuri...
    Ah,me desculpe pelos errinhos de acentucao,meu teclado e de formato americano,entao...sem acentos!
    Tchau!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante essa idéia de criar um blog para os alunos.É uma forma de tirar da internet o que ela nos oferece de melhor.
    Por ser um meio muito acessado pelos jovens,temos mais prazer em estudar e adquirir mais conhecimento.
    Estou muito intusiasmado com essa idéia.
    Nicollas
    T:601

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)