sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13... E o pior, de Agosto!!!

Depois que postei sobre os 12 Trabalhos de Hércules, me dei conta de que hoje é, na cultura popular, o grande dia do azar. Se não bastava ser uma sexta-feira 13, ainda caiu no mês de Agosto. Pesquisando na Web sobre a origem e significado do preconceito contra essa pobre data, descobri várias coisas:

  1. Na história da civilização, o 13 é um número considerado incompleto. São doze os ciclos lunares durante um ano solar, que formam os 12 meses no ano, e a contagem da civilização suméria tinha como base 12 unidades, daí vem a porção padrão conhecida como dúzia.
  2. 13 era o número de pessoas que estavam presentes a Última Ceia, refeição que Jesus teria feito antes da crucificação. E para quem acredita em outras forças místicas, a décima terceira carta do Tarô é “A Morte”.
  3. Em lendas da mitologia nórdica, acredita-se que, em uma festa na morada dos deuses, foi dado um banquete para 12 divindades, mas Loki, espírito do mal e da discórdia, não teria sido convidado. Ele, porém, apareceu e criou um desentendimento entre os deuses. Durante uma briga, o deus Balder, favorito entre as divindades, teria morrido. Daí vem a crença de que não se deve convidar 13 pessoas para um jantar ou uma festa.
  4. Há ainda outra lenda, escandinava, que diz que Friga, deusa do amor e da beleza, teria se transformado em uma bruxa após a conversão dos nórdicos ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio. Juntos, os 13 ficaram lançando feitiços sobre os novos cristãos do alto de uma montanha.
  5. De acordo com o padre Antônio Lorenzatto, que escreveu o livro "Eu fui curioso, e você?", Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus, ocupava o 13º lugar no grupo que seguia Cristo. Para completar, ele se enforcou em uma sexta-feira e Jesus foi crucificado nesse dia da semana.
  6. Houve também um caso com a Ordem dos Templários. O grupo de sacerdotes foi declarado ilegal pelo rei Felipe IV da França, e, provavelmente em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307, a perseguição e execução dos integrantes da ordem teve início.

Apesar de eu não ter colocado aqui 13 explicações para o dia ser tão agourento, tem muita gente que prefere ficar quitenho no seu canto para não arriscar. Eu, particularmente, não sou chegada a essas superstições. Fica aqui apenas o meu ar de curiosa.

Se você quiser conhecer outras histórias sobre esse dia, siga os links abaixo. Foi deles que tirei os seis pontos que apresentei acima:

Sexta-feira, 13 de agosto: entenda a fama da data

Conheça a origem da data que aterroriza os ocidentais

A origem da sexta-feira 13

7 comentários:

  1. Para mim,sexta-feira 13 é um dia normal.
    Vai saber qual é o mistério 13?
    Karen 601

    ResponderExcluir
  2. Para mim, sexta-feira 13 é um dia normal.
    KAREN 601

    ResponderExcluir
  3. Para mim sexta-feira 13 é um dia normal.
    Karen 601

    ResponderExcluir
  4. Professora ,eu tive um azar do caramba hoje
    Fiquei doente
    Eu ia amar se fosse em qualquer outro dia da semana tipo :Segunda-feira ou Terça-feira

    Clara Santos 601

    ResponderExcluir
  5. Professora,muito interessante essa postagem.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia sobre as coisas sobre o número 13.
    Gostei de saber sobre que não se deve convidar 13 pessoas para uma festa ou jantar.
    Gianluca Paz
    Turma 602

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)