domingo, 12 de setembro de 2010

Páris e a escolha da mais bela...

Você leu, em Força, Hércules!, que Zeus se livrou, sabiamente, de uma situação embaraçosa, isto é, ele teria de escolher uma dentre três deusas para presenteá-la com um pomo (maçã) de ouro. Para se livrar da fúria das duas perdedoras (uma delas poderia ser, inclusive, Hera, sua mulher), Zeus decide que o mais belo dos mortais seria o juiz dessa discórdia. Hermes, encarregado de ir ao mundo dos homens, escolhe Páris para cumprir a árdua tarefa.
.
O que nós não sabíamos é que o destino prega peças terríveis. Páris, ao nascer, fora rejeitado por seus pais, pois seu destino traria a ruína de Troia. Segundo o mito, Hécuba, mãe de Páris, sonhou que estava dando à luz uma porção de serpentes chamejantes, que se enrolavam umas nas outras e silvavam. Os adivinhos, quando interpretaram esse sonho, disseram que a criança causaria a ruína da família e a destruição da cidade. Por isso, seu pai, o rei Príamo, resolveu abandonar o menino às feras, no alto do monte Ida. Uma grande ursa, porém, encontrou o bebê e o amamentou até que um camponês, que descobriu tal situação, conseguiu roubá-lo do animal. Ele criou Páris como se fosse seu filho.
.
E aí, queridos alunos, já deu para decifrar o que vai acontecer com Páris em sua trajetória de vida? E com Troia? Então pense um pouquinho. Você leu o capítulo em que Páris tem de fazer aquela terrível escolha e viu como cada uma das deusas agiu para convencer o pobre rapaz a escolhê-la. As três são deusas, mas todas chantagearam e tentaram corromper Páris. Com esse exemplo, podemos dizer que os deuses gregos eram criados “à imagem e semelhança” dos homens, diferindo apenas no poder e na imortalidade. Você concorda com tal afirmação? Quais são as semelhanças entre deuses e homens?

2 comentários:

  1. Sim ,Professora
    Os Deuses tem seu defeitos mortais
    tenho um exemplo :
    Atenas -Orgulho
    Esse é um defeito mortal dela e se eu não me engano os dos deuses Poseidon e Hades são :
    Poseidon-Lealdade
    Hades-Vingança
    Acho que isso ajuda um pouco

    Clara Santos
    N:4741
    T:601

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo,pois ao contrário dos deuses do Ocidente(que não cometiam pecados,não tinham filhos fora do casamento) , os deuses gregos fazem tudo isso,mentem,chantageam,matam,traem seus parceiros,tornando-se com esses atos semelhantes aos seres humanos.

    Renatta Bekman (606)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)