sábado, 9 de outubro de 2010

Drummond e Quixote

Um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade, também criou poemas sobre Dom Quixote, a partir das 21 gravuras de Portinari. (Veja algumas gravuras aqui.)
São 21 poemas com o título:
.
Vou expor aqui três deles:
.
I Soneto da Loucura . A minha casa pobre é rica de quimera e se vou sem destino a trovejar espantos, meu nome há de romper as mais nevoentas eras tal qual Pentapolim, o rei dos Garamantas. . Rola em minha cabeça o tropel de batalhas jamais vistas no chão ou no mar ou no inferno. Se da escura cozinha escapa o cheiro de alho, o que nele recolho é o olor da glória eterna. . Donzelas a salvar, há milhares na Terra e eu parto e meu rocim, corisco, espada, grito, o torto endireitando, herói de seda e ferro, . e não durmo, abrasado, e janto apenas nuvens, na férvida obsessão de que enfim a bendita Idade de Ouro e Sol baixe lá nas alturas.
.
VI
O derrotado invencível
.
– Gigantes! (Moinhos de vento...) – Malina mandinga, traça d'espavento (Moinhos e moinhos de vento...) – Gigantes! Seus braços de aço me quebram a espinha me tornam farinha? Mas brilha divino o santelmo que rege e ilumina meu valimento. Doído, moído, caído, perdido, curtido, morrido, eu sigo, persigo o lunar intento: pela justiça no mundo, luto, iracundo. .
XI
Disquisição na insônia
.
Que é loucura: ser cavaleiro andante ou segui-lo como escudeiro? De nós dois, quem o louco verdadeiro? O que, acordado, sonha doidamente? O que, mesmo vendado, Vê o real e segue o sonho? de um doido pelas bruxas embruxado? Eis-me, talvez, o único maluco, E me sabendo tal, sem grão de siso, Sou – que doideira – um louco de juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)