domingo, 22 de maio de 2011

Dica quente para o TI

Galera!

Acabei de ler no caderno Boa Chance, do jornal O Globo, uma matéria sobre as diversas profissões que estão faltando, por região, no Estado do Rio de Janeiro. Eu encontrei a versão online para vocês consultarem:

  • Leiam a matéria aqui.
  • Vejam o mapa aqui (passando o mouse sobre a região, aparecem as profissões que faltam no local. São tantas e tão distintas que atingem nossos seis subtemas.)

Observem que, além de poderem partir daí para uma busca de dados estatísticos sobre as profissões pelas diversas regiões do Brasil, vocês podem conhecer novas profissões que não fazem parte daquelas comuns a que estamos acostumados. Vocês já ouviram falar em "turismólogo"? E "Gestor ambiental"?

Boas pesquisas!!!

5 comentários:

  1. OLá prof. Tatiane , achei muito interessante o que encontrei no link Brasil escola , guia de profissões. Vou postar algumas profissões futuristicas:

    Esporte
    O profissional que trabalha com a formação de atletas e organização de eventos esportivos de alto nível.

    Lixólogo
    O chamado gestor de resíduos dará uma nova funcionalidade ao lixo.

    Midialogia
    O profissional do audiovisual.

    Quiropraxia
    O tratamento manual das dores no corpo.

    Agroecologia
    A corrida para amenizar os impactos ambientais causados pelas atividades rurais.

    Ecorrelações
    O conceito de sustentabilidade levará à criação da nova profissão.

    Gerontologia
    Promoção da qualidade de vida na 3ª idade.

    Ciências Atuariais O cálculo dos grandes investimentos.

    Engenharia de Energia
    O desenvolvimento de sistemas eficazes de geração de energia.

    Um belo exemplo
    Entrevista com Cynthia Pimenta, craque em ganhar dinheiro com o surf.

    Achei muito interessante novas áreas futurísticas.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, Curty! Não conhecia, por exemplo, o lixólogo. Qual será a formação de origem desse profissional? Engenharia? Biologia? Nem me vêm à cabeça outras possibilidades, pois ecologista e sanitarista já são provenientes também dessas, não são?

    ResponderExcluir
  3. Prof. Tatiane, a nova palavra denomina um profissional que será muito procurado dentro de dez anos. O lixólogo ou gestor de fluxos é uma carreira que aparecerá em razão da quantidade crescente de lixo produzida no mundo e da constante necessidade de dar um destino sustentável a esses materiais. A previsão é de um estudo realizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Iet), da Universidade Federal de Minas Gerais. Assim dizia o artigo que li.
    É motivo de preocupação o aumento da quantidade de lixo produzido e o seu destino. Até o surgimento das primeiras indústrias na Europa, no século XVIII, o lixo era gerado em pequena escala. De lá para cá, o volume e a diversidade de resíduos originados e a escassez de áreas para acondicioná-los implicaram na poluição do solo, das águas e pioraram as condições de saúde das pessoas. Muito ruim , não!!!
    Ahhh e tem mais,não é caso de vergonha, para quem se interessou pela carreira, a orientação é que procure cursos de formação básica que dê orientação teórica sólida que possa ser aplicada em diversas áreas. Desse modo, independente de como o mercado se comporte, será possível responder às mudanças e acompanhar o lixo desde a emissão até a solução para a eliminação de resíduos nos mais diversos segmentos.

    ResponderExcluir
  4. Olha o que achei !!!
    O profissional sanitarista , ou engenheiro sanitarista tem caraterísticas não convencionais no campo da Engenharia, pois, através de sua atuação, desenvolve ações de diagnóstico e caracterização do Meio Ambiente, monitoramento e controle de qualidade ambiental, da recuperação do Meio Ambiente e de ações visando a preservar a qualidade ambiental. Estas ações estão baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável, no qual os recursos naturais são o suporte para o futuro do planeta. Neste sentido, o Engenheiro Sanitarista tem sua atuação profissional compromissada com o equilíbrio entre desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das adequadas condições do Meio Ambiente.
    Como disse é proveniente da engenharia sim.

    Já o ecologista investiga a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas.(biologia) Analisa o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e procura soluções para evitar desequilíbrios ecológicos que elas possam provocar, elaborando planos para a proteção dos recursos ambientais locais e regionais.
    Em laboratório, faz pesquisas com espécies vegetais e animais e estuda o efeito de produtos químicos( química) sobre a fauna, a flora e a saúde humana. Em secretarias municipais do Meio Ambiente, avalia possíveis impactos ambientais causados, por exemplo, pela instalação de indústrias, construção de condomínios ou por outras obras de engenharia civil. Ajuda também a planejar o crescimento de núcleos urbanos, preservando os recursos naturais da região.
    É contratado pelas indústrias para avaliar o impacto que as atividades produtivas possam ter sobre o ambiente. Em zoológicos, parques ecológicos e áreas de preservação ambiental, dá apoio logístico para a manutenção das espécies animais e vegetais existentes e dos recursos naturais presentes em suas áreas.
    Bom né!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi professora também gostei ,achei muito legal e muito interessante .Eu estava vendo a folha em que diz o primeiro o segundo...ponto de controle e o primeiro eu não sei bem o que eu faço,se eu faço individual ou com grupo.Mas eu quero fazer antes por que eu quero esta livre, como tem prova e varias coisas sabe??pode me dar essa resposta ?beijos .
    obs.eu não sei como eu entro no site que você criou para nós nos comunicarmos.
    Bruna Mardine.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)