terça-feira, 10 de maio de 2011

Vamos realizar uma WebQuest?

Caros alunos,

WebQuest é um tipo de pesquisa criado em 1995 por um professor americano. Bernie Dodge pensou em uma nova metodologia para usar com seus alunos a riqueza da Internet. Um objetivo dessa pesquisa é a construção de trabalho colaborativo, pois o conhecimento de uma pessoa, somado ao de outras, forma um conjunto muito maior e mais rico. Um exemplo de trabalho colaborativo na Internet é a Wikipédia, enciclopédia multilíngue, livre, online, que se mantém em criação diária através da participação de milhares de pessoas que registram novos verbetes e informações.

Mas, se isso é muito bom para a construção e disponibilização do conhecimento, também pode ser um risco, porque precisamos aprender a separar o que é bom do que é ruim, o que é certo do que é errado. Para isso, um primeiro passo é entender que internet não é só entretenimento, diversão. Ela pode ser um riquíssimo meio de aprendizagem.

A fim de exercitar a convivência em grupo, a colaboração e cooperação entre os colegas e um uso pedagógico da Web e de outras mídias digitais, nós criamos uma WebQuest sobre os Contos de Encantamento.

A proposta, que ficará aqui no blog disponível para que todos vocês possam consultar e desenvolver as atividades em grupo, será apresentada amanhã e quinta em todas as turmas.

Quem tiver dúvida poderá perguntar aos professores de Língua Portuguesa em sala ou aqui no blog, através dos comentários.

Esperamos que gostem da propsta e produzam lindos trabalhos!!!

WEBQUEST

***

ORIENTAÇÃO AOS PAIS

***

Para quem quiser saber mais sobre WebQuest

(texto indicado aos pais e aos professores)

4 comentários:

  1. esse blog esta indo muito bem ate agora parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Professora, tenho uma pequena dúvida. Quando serão entregues os cartazes e suas respectivas notas ? Desde já te agradeço !!
    Aluno Varela
    Nº- 5402
    Turma : 602

    ResponderExcluir
  3. Oi, Varela!
    Ainda os estou corrigindo. Vou mostrar-lhes os probleminhas na próxima semana para que não os cometam no cartaz do TI.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. No video todas as pessoas do grupo tem que aparecer?

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)