sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Caminhos percorridos... Conquistas... Sonhos... Um ano de blog!

Caros alunos e comunidade CMRJ,
O nosso blog foi criado há um ano, sem muitas pretensões. Hoje, porém, com o retorno positivo de vocês, alunos, dos colegas da série e da Supervisão Escolar, que vêm se interessando cada vez mais pelas possibilidades de criação, estamos podendo ensaiar alguns pequenos passos. Além disso, alguns sonhos já vêm deixando de ser quase impossíveis. Tomara que consigamos realizá-los.
Vejam os caminhos que percorremos até agora:
  • 01/08/2010 - este blog nasceu.
  • 19/08/2010 - o blog deixa de ser só de Língua Portuguesa e recebe outro professor da série: professor Alfeu.
  • Em abril de 2011, os demais professores do 6o ano tiveram algumas aulas sobre recursos da internet. Alguns fizeram um pequeno ensaio de postagem no blog.
  • Depois de ver o trabalho que estamos realizando e verificar o entusiasmo dos alunos, o Comandante do colégio ordenou que o link deste blog fosse posto no site oficial do CMRJ.
  • Em junho deste ano, a supervisão escolar, junto com os professores coordenadores dos colégios militares do sudeste (CMRJ, CMJF, CMBH) se reuniram em Juiz de Fora para a VII Jornada de Coordenação Pedagógica do SCMB. O tema escolhido para este ano foi a entrada das mídias digitais nos colégios militares. Houve duas palestras: uma, dada por mim, sobre minha experiência e os meus estudos sobre esse tema, que gerou a minha dissertação de Mestrado; e a outra, por um advogado, sobre segurança na Internet.
  • No período de provas, os professores participaram do ESTAP. Cada série tinha o seu tema. Nós, do 6o ano, continuando o investimento que estamos fazendo em nossa capacitação referente ao uso das mídias digitais, lemos e discutimos textos referentes ao uso das TIC nas práticas docentes.
  • Ainda em junho, eu e o professor Alfeu decidimos nos inscrever em um concurso internacional de educação com o uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação), normalmente chamadas por mim, aqui, de mídias digitais. É o Prêmio Internacional EducaRede, patrocinado pela Telefonica.
Anualmente a Telefonica patrocina este concurso com o intuito de incentivar o uso dos novos recursos tecnológicos pelos professores. São muitos concorrentes. E nós, que só temos um ano de blog e ainda sem recursos em nosso colégio, como por exemplo uma sala multimídia para podermos levar as turmas para produzir conteúdo durante a aula, ainda estamos na disputa!
Sabemos que a concorrência é grande e que ainda é muito difícil sonhar com a vitória (vejam aqui os concorrentes gerais e aqui só os do Brasil). No entanto, já temos de comemorar!!! Afinal, eram cerca de 4000 concorrentes do mundo todo e agora só há 400 semifinalistas e nós permanecemos na competição.
Bem, por enquanto, esta é a nossa pequena estrada percorrida, mas tenho a certeza de que muito ainda vamos conseguir.
Alguns sonhos...
  • Ao menos uma sala multimídia com computadores para levarmos as turmas para pesquisar e produzir conteúdo em rede.
  • Alguns computadores e projetores (móveis) que possam ser usados pelos professores em suas aulas.
  • Investimento na capacitação dos professores para que não seja apenas uma questão de "boa vontade" e interesse pessoal.
  • Permissão para que os alunos possam, eles mesmos, postar conteúdos no blog.

8 comentários:

  1. Isso é bem interessante mesmo, porque como todos os outros colégios militares o nosso precisa evoluir mais e com os avanços tecnológicos de hoje em dia o colégio acaba ficando para trás! Ah, espero que o CMRJ possa vencer o concurso com o blog do 6° ano e assim possamos realizar os nossos sonhos de ter mídias digitais no colégio.

    Luana R., 602

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luana!
    Estamos todos na torcida. Mas, vencendo ou não, precisamos fazer a nossa parte e buscar a renovação do ensino, não é mesmo?
    Inclusive, vou contar com você no ano que vem para me ajudar a conhecer professores do Colégio Militar de Santa Maria. Seria maravilhoso poder fazer projetos colaborativos entre as unidades, não acha?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. O Blog está subindo, cada vez mais, se a eliminação dos participantes no concurso for de 10% novamente, e só sobrarem 40, com certeza estaremos entre eles. Seria bom ganhar, mas só de competir, de ter a emoção de se concorrer em um concurso, dar o seu melhor, já é o que é necessário. Aliás, se nós não curtíssemos o concurso, acharmos tudo fácil, qual seria a graça? E onde estaria o "Espirito Esportivo"

    ~Vítor Eduardo -601

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Vítor Eduardo! Vamos ficar na torcida, mas vamos, também, continuar nosso trabalho por aqui e na sala de aula, elevando sempre o nível como você disse.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Professores Tati e Alfeu, o João Gabriel e eu estamos na torcida por este BLOG maravilhoso que tem acrescentado tanto no aprendizado do sexto ano. Boa Sorte!!! (Sílvia, mãe do AL João Gabriel - 605)

    ResponderExcluir
  6. Pró Tati e alunos
    Parabéns pela iniciativa e pela condução do trabalho. Nós professores sabemos os entraves para o sucesso e efetivação de uma proposta como essa. Vocês só têm a comemorar!
    Ah, e não esqueça que o blog de vocês também se transformou em objeto de pesquisa.

    Abçs e vida longa ao Além da Sala de Aula!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Paty Michele!
    É verdade não podemos nos esquecer.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal professora

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)