terça-feira, 2 de agosto de 2011

Folclore de além mar...

Como vocês sabem, estive em Portugal para apresentar um trabalho em um Congresso na Universidade do Minho. Lá, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura que teve grande importância em nossa formação.
  • A culinária é variada, mas é repleta de vinho, bacalhau e embutidos.
Arroz de Sarrabulho
Bacalhau
Vinho
  • Um dos símbolos portugueses é o Galo de Barcelos.
Segundo a lenda, o povo de Barcelos andava alarmado com um crime, cujo suspeito era um peregrino, que foi levado ao tribunal e o juiz o condenou à forca. Insistindo na sua inocência, o peregrino pediu, como último desejo, para ser levado novamente à presença do juiz, que estava almoçando. Então, apontando para o galo assado que estava sobre a mesa da autoridade, o peregrino disse:
- Juro que sou tão inocente que, quando me enforcarem, este galo vai cantar.
O juiz ignorou o apelo e eis que, ao começarem a enforcar o peregrino, o galo ergueu-se da mesa e cantou. Salvo a tempo, o peregrino ganhou a liberdade.
  • Conheci também o fado e algumas danças folclóricas. Mas isso fica para uma outra conversa...

2 comentários:

  1. Que legal professora, Portugal deve ser super legal,quero conhecer!!!!
    A cultura é bem diferente da nossa,ah adorei a galinha,rsrsrrsrsr.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que você possa ir lá sim, Bruna! É muito lindo. E para quem gosta de História, Literatura... há uma grande identificação com a nossa cultura.
    Bjs ;-)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)