terça-feira, 20 de março de 2012

Complementando a Nota de aula 3, de Língua Portuguesa

Vocês leram a HQ "Dona Pedra em uma longa história", de Maurício de Sousa? Está na última página da nossa Nota de aula 3. Nessa história, percebemos que o espaço representado sofre a passagem do tempo cronológico, mas uma pedra (a "Dona pedra"), também personagem, permanece da pré-história até nossos tempos

Dois quadrinhos demonstram a passagem desse tempo: um em que as folhas voam em uma espécie de redemoinho leve e outro em que a noite aparece e no seguinte surge o dia. Além disso, as personagens mudam: sai o Piteco, homem da Pré-História, e surge Bidu, cachorrinho do nosso tempo. A fala final da Dona Pedra também é uma boa marca para identificar a passagem do tempo: "Isso é uma looooonga história!"

Por que voltei agora a essa história? É simples, assisti a uma animação, do Festival Anima Mundi, que me fez lembrar a HQ lida anteriormente. Achei muito interessante. O vídeo apresenta a passagem do tempo pelo ponto de vista de algumas pedras. Observem o mato crescendo e diminuindo, os homens que aparecem, o apodrecimento da roda de madeira, o crescimento da cidade etc. O mundo passa, mas a natureza é destruída e se reconstitui.

Aí vem uma boa pergunta: o homem deve salvar o Planeta ou deve humildemente salvar o modo de permanecer sobrevivendo no Planeta?




Beijinhos,

Tatiane

5 comentários:

  1. Olá, poderia dar sugestões pro blog?

    O site http://cssmenumaker.com/ permite a criação de menus personalizados, para postar as páginas do blog, ou simplesmente linkar uma página da web. O/A senhor(a) poderia utilizá-lo para criar um "menu" em CSS, o que eu particularmente acho que deixaria o blog mais bonito.

    •Drop Down Menus ficam na horizontal, com algumas opções. Ao colocar o mouse em cima do Menu, aparecerão alguns links (clicáveis), como aparece na página http://www.globo.com/, logo após o cabeçalho.

    •Horizontal CSS Menus ficam na horizontal. Os links que aparecem são clicáveis, e levam diretamente a página, como pode ser visto na página http://www.uol.com.br/, também logo após o cabeçalho.

    •Vertical CSS Menus são menus normais, que ficam na vertical. Provavelmente ficarão na lateral do blog, mas não confundir com listagem, como aparece neste blog.

    EU acho que deveria ser colocado o Drop Down Menu, e dividir os "menuzinhos" por matéria, em cada matéria seus respectivos tópicos importantes. Espero ter ajudado ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas Viana!
      Adorei as suas dicas e ideias, mas vou ser sincera, não tenho tanta competência para testar tudo isso que você disse. Vou lhe fazer uma proposta: que tal numa terça, quinta ou sexta conversarmos após a aula? Você pode ou tem de sair correndo para pegar o transporte? Senão, a gente tenta na hora do recreio. Sentaríamos na biblioteca com meu computador e você me mostraria tudo isso. Que tal?

      Excluir
    2. Lucas, amanhã, na hora do recreio, vc me chama na sala dos professores?

      Excluir
  2. Oi prof Tati...gostaria de saber se consigo tirar uma copia da nota de aula/trabalho (6º ano)perdeu a folha e tem q ser entrague amanha(27/03).Acho q a nota de aula 6.
    Obrigada...Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      As notas de aula estão disponíveis no site do colégio, no ícone "Ensino". Busque o 6o ano, Língua Portuguesa.
      Se é a tarefa de grupo, é a nota de aula 7.
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)