sábado, 27 de outubro de 2012

Leituras, conhecimento de mundo e intertextualidades

Bom dia, aluno! Bom dia, aluna!

O fim de semana começou com sol, calor e muita beleza aqui no Rio de Janeiro. Espero que todos tenham um fim de semana delicioso!

Você já pensou o que fazer hoje e amanhã? Pois eu vou deixar uma dica que irá enriquecê-lo culturalmente. E é um passeio gratuito e maravilhoso, para se fazer com toda a família...

O Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou no dia 23 de outubro a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade". Há 85 peças do acervo do Museu D'Orsay, que fica em Paris.

Se você assistiu ao filme "A invenção de Hugo Cabret", com certeza viu o grande relógio da estação de trem, onde hoje fica esse museu. Eu estive lá. É lindo demais!!!

(Imagem do relógio da Estação de Trem no século XIX, reproduzida no filme "A invenção de Hugo Cabret".)

(Foto do relógio por dentro, no museu de hoje. Tiramos em Janeiro de 2012.)

(Foto que tirei de fora do Museu em janeiro de 2012.)

(Imagem que encontrei na internet. Mostra o espaço interior da antiga estação de trem, hoje com a exposição de obras de arte valiosíssimas. Retirei esta imagem daqui.)

Voltando à exposição... Você agora pode se perguntar: "Para que vou ficar olhando quadros"? É muito simples! Aprender é muito mais do que ficar na sala de aula horas e horas, copiando e escrevendo, perguntando e respondendo. Aprender é ver, viver, experimentar, interagir... Quanto mais a gente experimenta novas formas de aprendizagem, mais consegue relacionar novas informações, construir novos conhecimentos.

As turmas 603 e 604 já tiveram a oportunidade de entender melhor o que é intertextualidade com a apresentação de propagandas de televisão, imagens de quadros clássicos, fotos. Para que a gente perceba a existência de intertextualidade em um texto, uma tirinha, HQ, foto, pintura, propaganda, música, escultura..., é necessário ter a capacidade de relacionar uma coisa a outra. Por exemplo, será que os quadros abaixo são pura coincidência ou um inspirou a criação do outro?


Se você visse apenas o quadro do personagem de HQ Cebolinha sem conhecer a obra que o inspirou ("O tocador de pífaro", de Manet, pintado em 1866), não saberia que aí há uma intertextualidade.

O quadro de Edouard Manet está agora bem pertinho d'a gente! É uma das 85 peças em exposição no CCBB. 

E aí? Que tal ir lá? Se não puder ir hoje ou amanhã, não se preocupe. A exposição vai ficar aqui no Rio até dia 13 de janeiro de 2013. Maiores informações, clique aqui.

Um comentário:

  1. Obrigado por esse ano professora, tenha um bom Natal.

    AL Adler
    Nº 6087

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)