sábado, 25 de maio de 2013

DIA 25 DE MAIO DE 2013 

DIA INTERNACIONAL DA ÁFRICA

A nossa querida Professora Tatiane Marques postou sobre o Dia Internacional da África e fiquei muito feliz com a indicação de leitura!

Sou Professora de Língua Inglesa do 7º, 8º e 9º anos do EF e também gosto muito de ler sobre a Cultura Africana,  uma de nossas raízes!

Na Língua Inglesa também há muitos autores ligados à Cultura Africana e uma das autoras mais festejadas é a Toni Morrison. Já ouviram falar nela?

Vejam o que encontrei sobre ela no sítio eletrônico http://www.infoescola.com/biografias/toni-morrison/ :

A escritora Chloe Anthony Wofford, mais conhecida como Toni Morrison, nasceu na cidade de Lorain, em Ohio, nos Estados Unidos, no dia 18 de novembro de 1931. Ela se tornou famosa por sua obra intensa e comovente, na qual ela expressa a vivência das negras norte-americanas ao longo dos séculos XIX e XX.
Vinda de um lar pobre, ela passa por muitas dificuldades financeiras na infância, principalmente por conta da Grande Depressão. Toni cursa teatro na Universidade de Harvard e ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Cornell, na cidade de Nova York. Após a graduação ela atua como professora de inglês no meio acadêmico.
Toni Morrison
Toni Morrison

Este viés literário assumido por Morrison, uma mulher negra e de origem humilde em um país reconhecido por sua tradição racista, a consagra como uma das melhores escritoras norte-americanas dos últimos tempos, o que lhe vale, em 1993, o Prêmio Nobel de Literatura.
Mesmo tendo que desenvolver seu processo criativo madrugada afora, no momento em que os filhos dormiam, ela não hesitou em seguir sua jornada literária. Hoje, mesmo com as crianças convertidas em adultos, ela ainda cultiva a rotina de escrever das 4 horas da manhã em diante, quando ela considera estar em seu apogeu criador.
Fontes:

http://www.algosobre.com.br/biografias/toni-morrison.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toni_Morrison


Toni Morrison também veio a publicar livros infantis - Little Cloud and Lady Wind é um deles.

No Brasil, um de nossos melhores autores sobre o tema é Nei Lopes. Conhecem?

Ele escreveu um livro para crianças, Kofi e o Menino de Fogo, em parceria com a ilustradora Hélène Moreau.

Nei Lopes também publicou  livros de literatura afro-brasileira, dicionários, entre outros, além de publicações sobre música.


Querem mais sugestões de leitura?

Contos africanos, de Gcina Mhlophe e Rachel Griffin, Editora Ciranda Cultural.

Xiiii, me empolguei!!!


See you, students!!




2 comentários:

  1. Oi, Ângela!

    Adorei o post! Toni Morrison tem grande participação no mercado editorial estadunidense, também. Suas produções vão além do eu-enunciador que se quer feminino, mas tangem o universo do afroestadunidense como um todo. Ela é responsável por um resgate significativo no que se refere à memória da escravidão além das contribuições tão conhecidas, como a colcha de retalhos e a culinária. "Speak your minds, take advice" são conselhos pra que não nos esqueçamos das auguras vividas em passado tão remoto. De acordo com Morrison, as lembranças da escravidão ainda estão em nossos quintais, atrás de nossas casas, e devemos nos atentar para esta presença, a fim de evitarmos a subjugação humana novamente.

    Em relação a autores infanto-juvenis brasileiros, gostaria de acrescentar dois que me são muito queridos: Édimo de Almeida Pereira e Prisca Agustoni. Édimo terminou o doutorado na UFJF recentemente e já tem uma bibliografia considerável. Prisca, na verdade, é mais poetiza do que escritora para crianças e jovens. Outro nome relevantíssimo que vem a calhar quando falo desta dupla é Edimilson de Almeida Pereira, um dos maiores poetas contemporâneos, professor da UFJF.

    Fica o convite! Que nossas mentes sejam sempre instigadas e que possamos compartilhar nossos objetos de conhecimento aqui!
    Obrigada pela oportunidade, Ângela Cristina!
    Um abraço,
    Clara Pimentel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Clara Pimentel: mais sugestões de autores que falam da Cultura Africana!
      Fica aí a sugestão para todos nós!
      See you!

      Excluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)