quinta-feira, 9 de maio de 2013

Planificação de Sólidos Geométricos

Boa noite, pessoal!!

Durante a semana que vem, trabalharemos com os sólidos geométricos (poliedros e sólidos de revolução).

Nos links abaixo estão as planificações de alguns deles. Gostaria que vocês escolhessem 3 deles para imprimir, pintar, recortar e colar (não façam 3 prismas, ou 3 pirâmides - pode ser 1 prisma, 1 pirâmide, 1 sólido de Platão, por exemplo). Assim que estiverem prontos, poderemos fazer alguma exposição e selecionarmos os melhores para servirem de material pedagógico para o ano que vem. Quem sabe a gente consiga uma salinha para guardá-los e que poderá se transformar  no nosso futuro Clube de Matemática???

Ninguém será obrigado a construir os sólidos, mas certamente quem fizer e trouxer para sala (no capricho) será recompensado com algo, além da satisfação e diversão em construí-los, claro. Eu me diverti muito!! Construí os 15 "sólidos" abaixo. O cone e o cilindro são chatinhos de encaixar! E, pra minha surpresa, o dodecaedro e o icosaedro não foram tão difíceis quanto eu pensava! E a satisfação de vê-los prontos foi bem maior!

Cuidado com as abinhas que servem para colar/encaixar uma face na outra. Não devem ser recortadas!
Ah! Uma dica: eu usei um papel mais grosso do que o normal (usei papel vergê A4) e, antes de colar, eu passei  caneta com régua em cada aresta pra deixar bem marcadinho e facilitar a dobra.

PRISMA de base triangular
PRISMA de base quadrada
PRISMA de base pentagonal
PRISMA de base hexagonal
PIRÂMIDE de base triangular
PIRÂMIDE de base quadrada
PIRÂMIDE de base pentagonal
PIRÂMIDE de base hexagonal
SÓLIDOS DE PLATÂO: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro, icosaedro
SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO:  esfera (esta não pode ser planificada), cilindro e cone

Se quiserem trazer para sala de aula alguns "sólidos"  construídos com outros materiais, tipo: palitinho de churrasco, macarrão tipo spaghetti grosso, certamente deixaria nossa exposição mais rica. Usem a criatividade para pensarem nos tipos de conectores para unir essas arestas. Tenho certeza de que poderão sair trabalhos maravilhosos!!

Bom trabalho a todos!
bjs,
Caren

2 comentários:

  1. Não estou conseguindo observar a figura plana!! :(

    Al Rafaella Valente
    Turma-605

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fiquei feliz de passar por aqui e ver que as planificações que construi estão sendo compartilhadas. Um abraço, Professora Solanis.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)