sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A História da Matemática

Este documentário produzido pela BBC, em parceria com a Open University, é narrado pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy. Estou lendo um livro dele, chamado "O Mistério dos Números: uma viagem pelos grandes enigmas da matemática", e está bem interessante a leitura.

O documentário dá uma visão geral sobre a História da Matemática, falando sobre alguns assuntos que discutimos na semana passada, como o sistema de numeração egipcio, babilônico, e cita vários personagens matemáticos que contribuíram para com o desenvolvimento dessa ciência tão nobre! Embora a maioria deles seja desconhecida de vocês, logo passará a fazer parte das histórias contadas pelos professores em sala de aula e, até o final do ensino fundamental, muitos deles já serão nomes bastante familiares!

A linguagem está bem simples e não será difícil de vocês compreenderem a ideia geral, mesmo que alguns tópicos fiquem ainda obscuros. Certamente, uma pessoa com maior bagagem matemática, dará um valor maior ao documentário!  Mas onde apenas um de vocês escute alguma frase interessante desse documentário e que desperte o matemático que existe dentro de cada um, quem sabe seja o pontapé inicial que fará toda a diferença no futuro escolar e/ou profissional de vocês...

Parte 1/4

Parte 2/4

Parte 3/4

Parte 4/4

Um bom período de carnaval a todos.

OBS: e a frase "que não quer calar": NÃO ESQUEÇAM DE ESTUDAR A TABUAAAAAAAAAADA!!!

bjs,
Caren

Um comentário:

  1. Estou fazendo curso preparatório,já falamos sobre expressão numérica,divisão e outras contas,já em português estamos falando sobre fonologia por enquanto.Estou fazendo curso no colégio curso soeiro,sempre pensei que o militar fosse chato mas estou vendo agora que vale fazer uma prova para entrar nesse colégio da hora!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)