terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A importância dos nomes

O primeiro texto que lemos nas aulas de Língua Portuguesa é de Daniel Munduruku. Nele, descobrimos o valor e a importância que povos indígenas dão ao NOME.

E aí? Você já sabe o nome de todos os seus colegas e professores? Já sabe como se dirigir a eles para conversar, aprender e trocar ideias? O nome é algo valorizado há muito tempo em diversas culturas distintas. Pena que nós, hoje em dia, esquecemos muitas vezes esse valor.

Leia, abaixo, mais uma historinha sobre o nome. Confúcio (o mestre que aparece no texto) foi um filósofo chinês que viveu por volta de 500 anos a.C..

Certa vez, um discípulo bastante curioso perguntou ao mestre Confúcio:

– Se o rei o chamasse para governar o país, qual seria sua primeira providência?
 Aprender os nomes de meus assessores, respondeu o sábio.
 Que bobagem! Essa é a grande preocupação de um primeiro-ministro?
 Um homem nunca pode receber ajuda do que não conhece, respondeu Confúcio. 
– Se ele não entender a natureza, não compreenderá Deus. Da mesma maneira, se não sabe quem está do seu lado, não terá amigos. Sem amigos, não pode estabelecer um plano. Sem um plano, não consegue dirigir ninguém. Sem direção, o país mergulha no escuro, e nem os dançarinos sabem decidir com que pé devem dar o próximo passo.
Então, finalizou seu ensinamento: 
– Uma providência aparentemente banal, que é saber o nome de quem vai estar ao nosso lado, pode fazer uma diferença gigantesca.
(Texto escrito sem consultar a fonte primeira.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)