quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Número de Ouro

Ontem falamos em algumas sequências em sala de aula e prometi postar dois videos aqui: agora postarei apenas o vídeo sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci. Hoje à tarde, postarei outro mais antigo, chamado Donald no País da MatemáGica!

O vídeo sobre o número de ouro está dividido em duas partes: na primeira, a abordagem é mais voltada às artes. Existem 16 segundos com tela preta entre os tempos 12'10" e 12'26". Não desistam... Depois de 12'26 vem uma abordagem mais matemática e voltada à biologia. O vídeo é bem interessante. Foi produzido pela TV Escola e está disponível no youtube, juntamente com os demais vídeos dessa série chamada Arte & Matemática.

Espero que gostem.
Prof. Caren



2 comentários:

  1. Professora procurei no google e n achei nada sobre a diferença entre os quadrados de primos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gonçalves!!
      O prof Flávio, lá do CMRJ, me passou uma dica importante. Ele disse que todo primo é da forma (4n+1) ou (4n+3). Essas expressões geram também número não primos, e não geram o 2. Testa no Excel pra vc ver como parece que todos os primos entram num caso, ou noutro.
      Pois bem...
      Se você pegar o número da forma (4x+1) e elevar ao quadrado, dará 16x^2+8x+1. Se fizer o mesmo com (4y+1) dará 16y^2+8y+1.
      Quando se subtraem esses resultados, obtém-se 16x^2-16y^2+8x-8y. Se você observar, cada termo é múltiplo de 8, pois a expressão poderá ser escrita como 8(2x^2-2y^2+x-y). O mesmo vale para os primos da forma (4n+3).
      Adorei tua observação sobre esse assunto! Certamente aprendi algo novo ontem! obrigada e bom feriadão.

      Excluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)