Este blog será construído dia a dia de acordo com o trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do CMRJ. Os alunos terão aqui o que o nome mesmo indica: tudo aquilo que vai além da sala de aula, que ultrapassa os limites ("limitantes") de uma sala de aula tradicional. Além dos alunos para quem este blog é diretamente produzido, pais, colegas e amigos serão sempre bem-vindos com suas críticas, sugestões, dicas e apoio. Contamos com todos vocês!
sábado, 11 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL!!!
Galera,
Vou ficar com muita saudades de vocês.
Gostaria que continuassem, em 2011, compartilhando com a gente as opiniões, dúvidas, anseios, etc, que pintarem nas suas cabeças.
Vejam só que vídeo bacana sobre o Natal. Repasse-o para seus amigos, sua família e até para aqueles que vocês tem pouco contato ou que não gostam. É tempo de relembrar do tema do nosso T .I. 2o1o ("Por um mundo Melhor!") pois é esse o momento de reflexão sobre as nossas vidas e as de TODAS as outras pessoas que vivem nesse planeta.
Beijos Geográficos (e abraços) pra todo mundo!
Tchau.
domingo, 21 de novembro de 2010
Reta final com muito ânimo!
Olá, galera do 6o ano!
.
Chegamos à reta final de 2010. Alguns passaram direto; outros ainda dependem da prova final. Sem desespero mas também sem desânimo, vamos nos reencontrar para as aulas de Língua Portuguesa durante esta semana (3a, 4a e 5a feira). Tenho certeza de que poderemos, juntos, conseguir bons resultados.
.
sábado, 13 de novembro de 2010
Brincando de Geografia
Descobri um site muito interessante pra quem quer gastar dinheiro com Geografia ou outras matérias ao comprar os cd's que vendem. Mas, o mais legal é brincar um pouco com os jogos grátis. Mesmo sendo muito simples, eles ajudam a refrescar a memória para as provas que vêm por aí.
http://www.sogeografia.com.br/Jogos/
http://www.somatematica.com.br/shopping/
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
notícias fresquinhas!!!
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
I D H
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para comparar os países do mundo entre sí a fim de analisar como vivem as pessoas. Nem sempre um país com alto grau de industrialização como o Brasil ou a China possuem um IDH elevado. Mesmo o país mais rico do mundo não possui o maior índice. Tudo depende de como o governo de cada páis gasta com a sua população em saúde, educação e geração de empregos, além de promover uma justa distribuição da renda.
Comfira o video a seguir a respeito do último IDH, levantado em 2009:
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Educação é TUDO!!!
Vivemos hoje mundo globalizado e extremamente competitivo.
Para que cada ser humano tenha uma boa qualidade de vida não basta apenas alimentar-se bem e cuidar da saúde. Educação é tudo!!! Através dela nos tornamos pessoas mais preparadas para encarar os desafios do futuro.
Quem não conhece produtos como Kia, LG e Sansung? São marcas sul-coreanas e, além disso, são empresas poderosíssimas em alta tecnologia e que se tornaram multinacionais, inclusive com filiais aqui no nosso país.
Não está na hora de "invertermos" esse jogo? A chave disso está na educação...
Leia o artigo abaixo que ilustra bem essa situação num país que já foi bem mais pobre que o Brasil há trinta anos atrás.
domingo, 24 de outubro de 2010
Cidades
Estudar o espaço urbano é falar da nossa casa, do nosso bairro e de todos os desafios que a cidade nos impõe todos os dias.
A parte séria desse assunto vamos tratar na sala de aula.
Por enquanto, vamos brincar um pouquinho, montando nossa cidade ideal?
http://www.zezao.com/jogos-online/habilidades/constructor-de-cidades.html
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Apostila sobre TEMPOS VERBAIS - Link corrigido
Queridos alunos,
.
Vocês poderão baixar aqui no blog a última apostila do ano. É sobre verbos. Nela vamos ler alguns lindos poemas de nossa literatura, pois será através deles que refletiremos sobre os tempos verbais.
.
Eventos culturais
Estamos em fase de muitos eventos culturais. No CMRJ, vamos participar na quarta-feira de uma palestra sobre a produção literária de jovens e crianças na internet. Quero ver todo mundo lá, aproveitando muito. Garanto que vocês vão ficar querendo que seus pais ouçam muito do que será falado só para deixá-los usar mais o computador...
.
De 18 a 23 de outubro, ocorrerá a Semana de Leitura nas Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro. Além de momentos deliciosos com escritores para a garotada, vai rolar um troca troca de livros muito bacana.
.
.
Outro evento é a Primavera dos Livros. Dia 21 de outubro, começa a sua 10a edição, nos Jardins do Museu da República (Catete). Haverá, como sempre, muitas atividades para crianças e adultos, além de livros com até 40% de desconto. Veja toda a programação aqui.
.
Com tantas alternativas, não podemos reclamar por falta de opção.
domingo, 17 de outubro de 2010
IV Seminário de Estudos de Literatura do Colégio Militar do Rio de Janeiro
Caros (as) alunos (as),
há alguns anos, um grupo de professores teve a ideia de realizar no CMRJ um Seminário de Estudos de Literatura.
Seminário é um espaço de conversa, debate, troca. Esse tipo de evento é muito comum em faculdades, mas ocorre pouco em instituições de Ensino Básico.
Na próxima semana, o Seminário do CMRJ chega à sua quarta edição, o que nos deixa muito orgulhosos. Afinal de contas, é preciso muita "ralação" e muita obstinação para não esmorecer nos objetivos aos quais nos propusemos, não é mesmo?
Na quarta-feira pela manhã, uma das atividades do seminário será voltada especialmente para os alunos do 6o ano. Pretendemos discutir as relações entre Literatura e Informática. Esperamos que curtam!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Já ia esquecendo...
Indispensável para aprofundarmos o estudo de Demografia, é acessar o site do IBGE dedicado a vocês: o IBGE TEEN.
Vamos fazer uma visita?
Bom dia dos Mestres!
fotos da formatura do dia do Mestre (14/10/2010)
Caros alunos
Achei um barato os cartões que escreveram para os professores. Vocês demonstraram o carinho que têm pela gente o que prova que este ano está sendo muito especial.
Valeu!!!
sábado, 9 de outubro de 2010
Parece Bobagem...
O primeiro video abaixo parece ser uma bobagem, mas não é. Um dos assuntos da aula de Demografia é a expectativa de vida. Para que todos nós possamos alcançar uma boa longevidade temos que cuidar de nós mesmos através de práticas muito simples, como a higiene pessoal, a boa alimentação e com muita "malhação" (atividade física).
É assim, por exemplo, que os japoneses desfrutam da maior taxa de expectativa do mundo, que ultrapassa os 80 anos de idade.
Drummond e Quixote
Um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade, também criou poemas sobre Dom Quixote, a partir das 21 gravuras de Portinari. (Veja algumas gravuras aqui.)
São 21 poemas com o título:
.
Vou expor aqui três deles:
.
I
Soneto da Loucura
.
A minha casa pobre é rica de quimera
e se vou sem destino a trovejar espantos,
meu nome há de romper as mais nevoentas eras
tal qual Pentapolim, o rei dos Garamantas.
.
Rola em minha cabeça o tropel de batalhas
jamais vistas no chão ou no mar ou no inferno.
Se da escura cozinha escapa o cheiro de alho,
o que nele recolho é o olor da glória eterna.
.
Donzelas a salvar, há milhares na Terra
e eu parto e meu rocim, corisco, espada, grito,
o torto endireitando, herói de seda e ferro,
.
e não durmo, abrasado, e janto apenas nuvens,
na férvida obsessão de que enfim a bendita
Idade de Ouro e Sol baixe lá nas alturas.
.
VI
O derrotado invencível
.
– Gigantes!
(Moinhos
de vento...)
– Malina
mandinga,
traça
d'espavento
(Moinhos e moinhos
de vento...)
– Gigantes!
Seus braços
de aço
me quebram
a espinha
me tornam
farinha?
Mas brilha
divino
o santelmo
que rege
e ilumina
meu valimento.
Doído,
moído,
caído,
perdido,
curtido,
morrido,
eu sigo,
persigo
o lunar
intento:
pela justiça no mundo,
luto, iracundo.
.
XI
Disquisição na insônia
.
Que é loucura: ser cavaleiro andante
ou segui-lo como escudeiro?
De nós dois, quem o louco verdadeiro?
O que, acordado, sonha doidamente?
O que, mesmo vendado,
Vê o real e segue o sonho?
de um doido pelas bruxas embruxado?
Eis-me, talvez, o único maluco,
E me sabendo tal, sem grão de siso,
Sou – que doideira – um louco de juízo.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Dom Quixote chegou à Sapucaí?
A grande obra de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, realmente deu origem e influenciou inúmeras outras criações artísticas... Vocês podem imaginar Quixote, Sancho, Rocinante e Dulcineia na Marquês de Sapucaí? Pois eles passaram por lá no Carnaval de 2010.
.
Conheçam o samba-enredo que reavivou esse grande imaginário:
.
.
O Gordo e o Magro; Sancho e Quixote
Vocês conhecem O Gordo e O Magro? Eles fizeram muito sucesso no passado na TV. Mas o que muitos não sabem é que as duas personagens caricatas são uma releitura de Dom Quixote e Sancho Pança.
domingo, 3 de outubro de 2010
Crescimento da População Brasileira
Ao contrário do que muitos pensam, a população brasileira vem crescendo num ritmo bem menor do que há muitas décadas. Isto influenciará muito a pirâmide etária do país, gerando num futuro próximo um número muito maior de adultos e de idosos do que jovens no conjunto da população. O video a seguir foi realizado há quatro anos e já nos dá uma boa idéia sobre isso. Cabe ao IBGE confirmar, com o censo 2010, as estimativas previstas pelas últimas pesquisas. Vamos conferir?
sábado, 2 de outubro de 2010
Com a internet, nossa aprendizagem ultrapassa os muros da escola
A Real Academia Espanhola e o Youtube fizeram um acordo e lançaram um projeto colaborativo de leitura universal de Dom Quixote de la Mancha. A ideia é que as pessoas por esse mundo afora, independente da língua que falam, criem vídeos que apresentem qualquer um dos capítulos do livro. Eles pedem, no entanto, que haja legenda em espanhol, a língua de Miguel de Cervantes e na qual foi escrita essa obra máxima da literatura (existe no próprio Youtube uma ferramenta para criar legendas).
.
Infelizmente eu não posso desenvolver esse projeto com vocês, pois eles exigem uma idade mínima de 14 anos, mas se acharem legal a ideia e quiserem se tornar um dos criadores, conversem com seus pais ou irmãos mais velhos e mãos à obra.
.
Há uma página do Youtube para se inscrever e ver os vídeos (como foi lançado dia 30/09, só há, ainda, o vídeo da promoção do projeto). Se se interessarem, leiam as regras. Estão em espanhol, mas vocês podem usar o Google Translate caso não entendam o que está escrito.
.
O projeto está recém saído do "forno". Ideias assim mostram o poder da internet na Educação e motivam a leitura. Vocês já tiveram a curiosidade de pesquisar nomes de livros e de autores no Youtube para ver o que encontram? Aproveitem sempre melhor o seu tempo na internet. Ela pode levá-los longe!
.
Esta postagem foi incentivada pela professora blogueira, Suely Aymone, e baseada no blog da professora Andréa de Carli.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Dom Quixote no Teatro Municipal
Nós estamos lendo Dom Quixote de La Mancha e já descobrimos sua importância na literatura universal. Uma das produções artísticas geradas a partir dessa grande obra é o balé clássico Dom Quixote, que será apresentado pela Orquestra Sinfônica e Bailarinos do Corpo de Balé do Teatro Municipal durante o mês de outubro. Essa é uma ótima oportunidade para você, se puder, curtir e apreciar com sua família esse grande espetáculo cultural.
Eu pretendo ir no meio do feriadão, se até lá ja estiver andando sem problemas :-)
.
(O vídeo é de outra companhia de balé.)
Leia, abaixo, as informações sobre as apresentações e o resumo da obra:
.
A premiada montagem criada em 1982 por Dalal Achcar, que retorna ao palco do Municipal depois de um hiato de 16 anos, contará com a presença de solistas convidados, à frente dos mais de 60 bailarinos do Ballet do Theatro Municipal (...).
.
- No mundo inteiro, Don Quixote é um dos balés de maior sucesso e de maior público, ao lado de O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e Coppelia. São balés com história e que encantam públicos de todas as idades, por isso a importância de serem montados com frequência - frisa Dalal. - Estou muito feliz com essa volta porque é uma oportunidade para as novas gerações assistirem a esta joia do repertório clássico como também para muitos bailarinos jovens, que estarão dançando este balé popular e queridíssimo de todos pela primeira vez.
.
A história
.
Escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, Don Quixote de la Mancha foi publicado em 1605 (a segunda parte em 1615) e influenciou gerações de escritores assim como inspirou, ao longo dos anos, criações para o teatro, dança, ópera, artes plásticas, cinema e televisão. A história passada no século XVI trata do simplório Alonso Quijano, que perde a razão depois de ler em demasia os então famosos romances de cavalaria. Assume o nome de Don Quixote de La Mancha e sai em sua cruzada de cavaleiro errante, com uma armadura velha e o pangaré Rocinante, acompanhado do fiel escudeiro Sancho Pança. Por onde passa, Don Quixote transforma a realidade com sua imaginação, criando guerreiros, salvando donzelas em perigo e combatendo ‘monstros’ como os moinhos de vento, criando na maioria das vezes situações embaraçosas e absurdas, sem deixar, no entanto, que sua figura desperte simpatia e compaixão.
.
O balé
.
Depois de algumas adaptações da obra para o balé que remontam a 1740, o coreógrafo francês radicado na Rússia Marius Petipa criou em 1869 a versão que se tornaria a mais famosa e duradoura. Baseado no capítulo 20 do segundo volume, o balé foi dividido originalmente em quatro atos e oito cenas e ganhou música de Ludwig Minkus. Em 1900, Gorsky o reformulou para três atos e quatro cenas.
E foi sobre essa estrutura que Dalal Achcar criou, em 1982, a sua versão para Don Quixote. Nela, Dalal acrescentou extratos de zarzuelas espanholas do início do século XIX à música original de Minkus, mudou a ordem de algumas cenas e fez adaptações no libreto:
Nesta montagem, procurei dar maior importância à figura do Don Quixote, do sonhador que todos temos dentro de nós - explica.
Sua montagem já foi interpretada por bailarinos como Desmond Doyle, Fernando Bujones, Ana Botafogo, Yoko Morishita, Zhandra Rodriguez, Jean-Yves Lormeau, Cecília Kerche, Igor Zelensky (Kirov Ballet) e Tetsuya Kumakawa (Royal Ballet). Outro parceiro fundamental nesta montagem foi José Varona:
- Chamei Varona, com quem há vários anos conversava, sonhava e planejava um ‘nosso’ Don Quixote, ele mais do que nenhum outro cenógrafo e figurinista profundo conhecedor da Espanha e da obra de Cervantes - elogia Dalal.
O desenho de iluminação é assinado pelo argentino José Luiz Fiorruccio, que, somente no Teatro Colón de Buenos Aires, no qual atuou como diretor de cenotécnica e iluminação, colaborou em mais de 30 óperas e 25 balés, sem contar trabalhos no Brasil, Chile e Europa.
.
Serviço
.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Programa: Don Quixote
Música: Ludwig Minkus e extratos de Zarzuellas Espanholas
Orquestração: Patrick Flynn
Concepção e coreografia: Dalal Achcar
Cenários e figurinos: José Varona
Iluminação: José Luiz Fiorruccio
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regentes: Roberto Duarte (dias 7, 9, 10, 11, 12 e 24) e Carlos Calleja (dias 14, 15, 16 e 17)
Quitéria Dorothée Gilbert (dias 7, 9, 11, 12 e 16), Cláudia Mota (dias 10 e 14) e Márcia Jaqueline (dias 15, 17 e 24)
Basílio Marcelo Gomes (dias 7, 9, 11, 12, 16 e 17), Sascha Radetsky (dias 10 e 14) e Cícero Gomes (15 e 24)
.
Don Quixote
Cyril Atanassoff (dias 7, 9, 10, 11 e 12) e Marco Pierin (dias 14, 15, 16, 17 e 24)
.
Preços:
.
Platéria / Balcão Nobre R$ 84,00 (inteira) - R$ 42,00 (meia)
Balcão simples R$ 60,00 (inteira) - R$ 30,00 (meia)
Galeria R$ 25,00 (inteira) - R$ 12,50 (meia)
.
Informações transcritas daqui.
GOOGLE STREET VIEW - VIAJE PELA SUA RUA!
GALERA
FOI LANÇADA HOJE UMA FERRAMENTA SUPER LEGAL, ÚTIL PARA A GEOGRAFIA E DIVERTIDO PARA VOCÊS: É O "GOOGLE STREET VIEW ".
ATRAVÉS DELA É POSSÍVEL VISUALIZAR SUA RUA E SUA CASA NUM ÂNGULO DE 360 GRAUS E PASSEAR DE UM LUGAR PARA OUTRO.
SIGAM AS INSTRUÇÕES DO JORNAL "O DIA" DE HOJE NA PARTE DE TECONOLOGIA PARA APRENDER COMO É QUE SE FAZ ISSO:
BOA VIAGEM!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Ausência...
Queridos alunos das turmas 601 e 602,
Infelizmente estou com uma inflamação em meu calcanhar e não poderei pisar nos próximos 5 dias. Por esse motivo, não estive com vocês hoje e não irei amanhã e segunda.
Peço que leiam e façam, com muita atenção, os exercícios da apostila e aproveitem para terminar a leitura do maravilhoso Dom Quixote de La Mancha.
Qualquer dúvida, podem falar comigo por aqui pelo blog ou por email.
Avisem também a seus pais que não estarei sábado na Reunião de Pais e Mestres, mas poderei atendê-los na próxima semana. Basta marcar!
Um beijinho,
Tati
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
CENSO PRA QUEM TEM SENSO!
Vocês estão lembrados da tirinha que postei no mês retrasado do Menino Maluquinho.
Pois bem, alguém da turma de vocês me perguntou o que isso tinha a ver com a Geografia. Na verdade a Geografia vive de estudar as pessoas no seu bairro, na sua cidade, no seu país... Para isso, preparamos o terreno nos primeiros bimestre falando da Cartografia, a qual mapeia o espaço em que vivemos, e sobre o espaço natural, que dá as condições materiais para que o homem crie o seu próprio espaço. Agora, finalmente, vamos falar sobre a gente! 2010 é um ano muito especial uma vez que está acontecendo o Censo Demográfico no mundo todo e, em especial, no Brasil através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Assistam estes videos para terem uma idéia da importância desse trabalho.
Este de cima foi "brincadeirinha", mas é bom tomar os cuidados que a personagem citou quando um recenseador visitar sua casa.
Agora vamos ver de verdade a importância do resenceamento:
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Você gosta de desenhar?
Se você gosta de desenhar, que tal participar de um concurso cuja premiação inclui, entre outras coisas, uma bolsa de estudos de 30 mil reais? É isso mesmo. O Google acabou de lançar um novo concurso de desenho do seu Logo. Já foram feitos vários. Veja:
.
Se quiser conhecer outros desenhos, clique aqui.
Para saber detalhes do concurso destinado a crianças de 6 a 15 anos, veja o regulamento.
domingo, 19 de setembro de 2010
Material de apoio: Dom Quixote e História em Quadrinhos
Vamos começar a ler Dom Quixote de La Mancha em quadrinhos?
.
. Caros alunos, Elaborei um material que nos servirá de apoio durante o último bimestre. Quem quiser se adiantar e produzir uma cópia - até mesmo colorida - pode acessar o documento abaixo. .
Espero que vocês gostem. Há muitas leituras e curiosidades bem bacanas.
.
Encontrei também, no Youtube, o vídeo que segue. Foi um trabalho feito por alunos de uma escola pública municipal. Nele, há lindas imagens das representações criadas de Dom Quixote e Sancho Pança, além de alguns comentários sobre a obra. A música também é muito bonita. Prestem atenção na letra.
.
.
Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - V
Uma aventura na floresta
Mariana Assakura - Turma 602
.
Era um dia frio, e Chico Bento continuava a se esquentar na Mula-sem-cabeça. Ela, não gostando nada disso, encurvou-se para trás jogando o menino no chão. A Mula, muito brava, perseguiu Chico Bento, que fugia para a floresta. Perto dali estava Saci, explicando porque a natureza é importante para Pedrinho.
Porém, Saci assustou-se e, rapidamente, puxou Pedrinho para uma pequena caverna vazia e escura, avisando-o sobre a Mula. Pedrinho ficou muito assustado e os dois viram a cena: a Mula pronta para atacar o Chico Bento.
Saci resolveu ajudá-lo jogando algumas pedras na mula, confundindo-a. Ela, meio tonta, seguiu para o outro lado e foi embora. Salvo, Chico agradeceu:
−Puxa, muito obrigado!
−Não precisa agradecer! Agora entre na caverna que é mais seguro!
O menino entrou, eles acenderam uma fogueira e depois de algum tempo começaram a falar sobre a natureza. E Chico Bento tentava explicar a Pedrinho:
−Todos esses bichos são independentes quando crescem e muitos já nascem sabendo!
Ele e Saci explicaram tudo o que sabiam sobre as belezas da natureza. No final da floresta, Chico se despediu e Saci também. Pedrinho voltou para o sítio feliz e admirado com as maravilhas da natureza, sabendo que aprendeu muito mais sobre ela.
Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - IV
Aventura na mula
Aluna Nina - Turma 601
.
Chico Bento passeava por pastos perto de casa, quando viu uma árvore alta e começou a subir. Como ele gostava de subir nas árvores! No galho mais alto, desequilibrou-se e caiu no lombo de um animal que vomitava fogo pelas ventas. Logo percebeu que era a Mula-sem-cabeça e que ela estava galopando rápido demais e por lugares desconhecidos. Começou a gritar por socorro:
- Me ajudem! Por favor, estou com medo!
Para sua salvação, de trás de uma grande pedra, saíram amigos conhecidos: Saci e Pedrinho! Saci, mesmo tendo pavor deste ser misterioso, tomou chá-de-coragem e arrumou um cipó para capturar a mula. Laçou-a e com um solavanco. Ela parou. Saci fez alguma mágica e subiu na mula com Pedrinho ao encontro de Chico Bento:
- Meu amigo! Quanto tempo, não? - disse Pedrinho.
- Olá, Saci! Olá, Pedrinho! Muito obrigado pela ajuda.
- Não foi nada. Mas pensando bem... da última vez que esteve aqui, não aceitou minha proposta de se aventurar conosco. Como agradecimento, você vem com a gente. - disse saci.
Chico ficou receoso, mas aceitou conhecer os segredos da floresta, montado num ser estranho. Os três amigos galoparam pela mata passando por cavernas escuras. Numa dessas, Chico desapareceu. Ao perceberem, voltaram para buscá-lo. Chamaram e chamaram até ouvirem a resposta: “Aqui! Estou preso.”
O pobre menino estava preso em uma enorme teia de aranha! E o pior: a dona da teia deveria ser maior ainda. Agiram rápido, cortando e cortando a teia com as mãos até verem o amigo livre. Ficaram todos aliviados. Mas, de repente, a aranha gigante apareceu e eles correram desesperados! E, por pouco, não foram devorados em uma só mordida!
Montaram na mula e, por mágica, ela foi para a casa de Chico. Despediram-se e, ao ver o filho, a mãe gritou:”Que fios de aranha são esses em seu queixo? Parece uma barba!” Entretanto, ele sabia exatamente o que era: uma traquinagem do perneta!
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Cerrado: a bola da vez
Nas últimas aulas andei falando sobre o cerrado brasileiro, a nossa "savana". O cerrado é a paisagem vegetal que mais vem sofrendo uma devastação depois da tragédia que vem ocorrendo com a Mata Atlântica há cinco séculos. A floresta Amazônica também sofre mas o cerrado já perdeu metade de sua área original nos últimos quarenta anos.
A reportagem abaixo, do jornal de hoje, nos dá uma boa panorâmica sobre esse problema (clique na imagem para ampliá-la)
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - III
Uma aventura na floresta
Mariana Assak - Turma 602
Era um dia frio e Chico Bento continuava a se esquentar na Mula-sem-cabeça. Ela, não gostando nada disso, encurvou-se para trás jogando o menino no chão. A mula, muito brava, perseguiu Chico Bento, que fugia para a floresta. Perto dali estava Saci, explicando para Pedrinho porque a natureza é importante. Porém, Saci assustou-se e, rapidamente, puxou Pedrinho para uma pequena caverna vazia e escura, avisando sobre a mula.
Pedrinho ficou muito assustado e os dois viram a cena: a mula pronta para atacar Chico Bento.
Saci resolveu ajudá-lo jogando algumas pedras na mula, para confundi-la. Ela, meio tonta, seguiu para o outro lado e foi embora. Salvo, Chico agradeceu:
−Puxa, muito obrigado!
−Não precisa agradecer! Agora entre na caverna que é mais seguro!
O menino entrou, eles acenderam uma fogueira e depois de algum tempo começaram a falar sobre a natureza. E Chico Bento tentava explicar a Pedrinho:
−Todos esses bichos são independentes quando crescem e muitos já nascem sabendo!
Ele e Saci explicaram tudo o que sabiam sobre as belezas da natureza. No final da floresta, Chico se despediu e Saci também. Pedrinho voltou para o sítio feliz e admirado com as maravilhas da natureza, sabendo que aprendeu muito mais sobre ela.
Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - II
A Aventura
Vilanova - Turma 601
.
Pedrinho quer descobrir novas aventuras e, por isso, o Saci o acompanha. Com muito cuidado vão andando pela floresta. Então encontram Chico Bento! Eles se entreolharam e Pedrinho falou: “Vamos viver uma aventura nesta floresta mágica?” Chico Bento pensou e respondeu: “Está bem!” Os meninos viraram amigos e andaram pela floresta.
Depois de um certo tempo, Chico desapareceu, Pedrinho ficou bem assustado e Saci também! Até que eles ouviram o estalar dos arbustos que, em seu desenfreado galopar, a Mula sem cabeça vinha quebrando!
Os dois aventureiros se esconderam e esperaram-na passar, mas ela estava vindo na direção deles, até que parou! Eles se levantaram e viram que o Chico Bento estava montado na Mula sem cabeça!
Pedrinho achou um momento inexplicável ver a Mula ao vivo, pois ele tinha muita curiosidade. E perguntou ao Chico Bento: ”Você sabe qual é a história dela?“ E o Chico respondeu: "A história da Mula é que ela era esposa de um rei, e ela tinha o hábito de sair certas noites para ir ao cemitério, mas um dia seu marido a seguiu e viu que ela estava comendo o cadáver de uma criança com suas próprias mãos e assim virou imediatamente a Mula sem cabeça".
Assim, eles deixaram a Mula ir embora! E combinaram de tentar desvendar outras aventuras.
Narrativa de aventura com personagens de lendas brasileiras - I
A Mula sem Cabeça e o sorvete mutante
(Redação de Isabella Draghi, turma 602)
Chico Bento andava pela floresta tranquilamente. Como estava muito frio, ele resolveu pegar uma carona com a sua amiga, a Mula sem Cabeça. Ele apenas estalou os dedos e ela apareceu. Era uma criatura grotesca, com corpo de mula e fogo no lugar onde estaria a sua cabeça.
Ao montá-la, o monstro saiu correndo em disparada. Chico observava a paisagem durante o passeio e viu duas pessoas na mata. Estalou os dedos e ela parou. Ele desceu e falou com as pessoas:
– Quem são vocês?
– Eu sou o Pedrinho e esse é o Saci.
– O Saci?! Socorro!
Pedrinho explicou que o Saci não lhe faria mal e disse:
– Nós precisamos de ajuda. A minha casa é do outro lado da floresta e eu não consigo chegar lá.
– Por quê?- Chico indagou curioso.
– Por causa do monstro – o Saci explicou.
Chico afirmou que não tinha medo de monstro nenhum, mas rapidamente mudou de ideia quando o viu.
Era um sorvete gigante que jogava fogo em quem passasse. Após quase ser queimado, ele se lembrou da Mula sem Cabeça, então, estalou os dedos. Ela chegou galopando, totalmente imune ao fogo e com uma única mordida, comeu o sorvete.
Pedrinho e o Saci agradeceram e viraram amigos de Chico.
domingo, 12 de setembro de 2010
Páris e a escolha da mais bela...
Você leu, em Força, Hércules!, que Zeus se livrou, sabiamente, de uma situação embaraçosa, isto é, ele teria de escolher uma dentre três deusas para presenteá-la com um pomo (maçã) de ouro. Para se livrar da fúria das duas perdedoras (uma delas poderia ser, inclusive, Hera, sua mulher), Zeus decide que o mais belo dos mortais seria o juiz dessa discórdia. Hermes, encarregado de ir ao mundo dos homens, escolhe Páris para cumprir a árdua tarefa.
.
O que nós não sabíamos é que o destino prega peças terríveis. Páris, ao nascer, fora rejeitado por seus pais, pois seu destino traria a ruína de Troia. Segundo o mito, Hécuba, mãe de Páris, sonhou que estava dando à luz uma porção de serpentes chamejantes, que se enrolavam umas nas outras e silvavam. Os adivinhos, quando interpretaram esse sonho, disseram que a criança causaria a ruína da família e a destruição da cidade. Por isso, seu pai, o rei Príamo, resolveu abandonar o menino às feras, no alto do monte Ida. Uma grande ursa, porém, encontrou o bebê e o amamentou até que um camponês, que descobriu tal situação, conseguiu roubá-lo do animal. Ele criou Páris como se fosse seu filho.
.
E aí, queridos alunos, já deu para decifrar o que vai acontecer com Páris em sua trajetória de vida? E com Troia? Então pense um pouquinho. Você leu o capítulo em que Páris tem de fazer aquela terrível escolha e viu como cada uma das deusas agiu para convencer o pobre rapaz a escolhê-la. As três são deusas, mas todas chantagearam e tentaram corromper Páris. Com esse exemplo, podemos dizer que os deuses gregos eram criados “à imagem e semelhança” dos homens, diferindo apenas no poder e na imortalidade. Você concorda com tal afirmação? Quais são as semelhanças entre deuses e homens?
REVISÃO GERAL!!!
O VÍDEOS A SEGUIR VÃO AJUDAR VOCÊS NA REVISÃO DA MATÉRIA DE GEOGRAFIA DO 3o BIMESTRE.
APROVEITEM PARA TIRAR DÚVIDAS.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Proponho um debate. Venha participar desta discussão!
Queridos alunos do 6o ano (PEÇO A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS TURMAS),
.
Nós terminamos de trabalhar o livro O SACI, de Monteiro Lobato. Durante a narrativa, vimos que o autor traz para a história algumas questões muito importantes sobre a relação do Homem com a Natureza. Vou levantar aqui um ponto que Saci discutiu com Pedrinho e quero saber a sua opinião. Que tal você partcipar através dos comentários? Deixe a sua opinião e leia o que seus colegas também estão dizendo. Questione-os. Participe da discussão. É assim que a gente aprende a ter opinião e a respeitar o colega, mesmo que ele apresente opinião contrária à nossa.
.
QUESTÃO:
.
Pedrinho e Saci discutem sobre o homem e os animais. Para o neto de dona Benta, "o homem é a glória da natureza", mas Saci discorda dele e afirma que "os homens fazem guerra sem ser movidos pela fome. Matam o inimigo e não o comem". Para ele, "a lei da vida manda que só se mate para comer". Se quiser, releia o capítulo "Discussão", p. 36-37, e responda:
.
Com quem você concorda? Quem está mais certo: o Saci ou Pedrinho? Por quê?
.
Estou ansiosa para ver o que vocês pensam. mas lembrem-se: escrevam com educação. O ambiente é público. Há muita gente aqui acompanhando o que estamos fazendo. Os comentários serão moderados por mim e só entrarão depois que eu permitir.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Aquecimento Global
Todo mundo sabe que o efeito estufa já está aí. Os jornais não param de divulgar os desequilíbrios climáticos que vem ocorrendo em várias partes do planeta e este ano, em especial, icorreu invernos rigorosos no hemisfério norte (e um verão de lascar agora), chuvas torrenciais no sul da Ásia e no Brasil rececentemente.
Tanto a matéria de CFB e da Geografia tem em comum neste final de bimestre o estudo da atmosfera, do tempo e do clima.
Portanto, não vamos peder "tempo" e estudar legal para as provas que já estão chegando (3a semana de setembro).
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
T.I. 2010 - FEIRA DA SOLIDARIEDADE
GALERA GUERREIRA DO 6o ANO DE 2010
TODOS OS PROFESSORES QUE AVALIARAM OS TRABALHOS DAS TURMAS DO 6o. ANO FICARAM MUITO FELIZES COM AS APRESENTAÇÕES.
NINGUÉM ESPERAVA TANTA CRIATIVIDADE E, PRINCIPALMENTE, TANTA SENSIBILIDADE POR PARTE DE VOCÊS SOBRE O TEMA CENTRAL DO T.I.
CONTAMOS QUE ESSA EXPERIÊNCIA NÃO TENHA VALIDO APENAS PARA GANHAR PONTOS PARA O BIMESTRE, MAS QUE TENHA DEIXADO ALGO DE BOM NO CORAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS ASSIM COMO DEIXOU NO NOSSO. PARABÉNS.
domingo, 22 de agosto de 2010
Oi Pessoal,
Sei que é chato começar nosso "papo geográfico" falando de coisas tristes, mas o assunto do video a seguir tem tudo a ver com a nossa matéria: as monções.
Todos nós ficamos traumatizados com as fortes chuvas(chuvas de convecção aliadas às chuvas frontais) que atingiram o estado do Rio em abril, deixando muitos mortos e desabrigados. Neste momento, o sul da Ásia passa por uma situação muito pior do que a nossa.
Aliás, o que aconteceu em abril inspirou os professores do 6o ano a determinar o tema do T.I. 2010 ("Por um Mundo Melhor").
Assim, sensibilizados e prontos a ter uma atitude de solidariedade por todos que passam por algum tipo de necessidade, vamos assistir o video.
abraços,
prof. Alfeu
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
CAMBITOLÂNDIA
VOCÊS CONHECEM A CAMBITOLÂNDIA?
É um site muito legal com jogos e outras atividades para "brincar" on line. Um dos jogos é esse da imagem abaixo com o mapa do Brasil.Clique nos links abaixo e depois me digam o que vocês acharam.
http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm
http://www.cambito.com.br/
ABRAÇOS,
Prof. Alfeu
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
T.I. 2010
É legal rever o video de abertura do T.I. 2010
Assinar:
Postagens (Atom)