segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Contribuição de aluno: cantigas de roda

Parabéns, Pedro Barreto (602), pela ótima contribuição. Os demais alunos que pesquisaram cantigas, por favor, acrescentem suas contribuições por comentário.
.
As cantigas de roda são brincadeiras infantis, com melodias folclóricas que podem ser coreografadas ou não acerca da letra da música. Quanto à origem dessas cantigas, acredita-se que foram músicas modificadas de autores populares ou nascidas anonimamente na população. Essas cantigas têm uma importância para a cultura de um país, pois, através delas, dá-se a conhecer costumes, o cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, crenças. Um exemplo:
Terezinha de Jesus deu uma queda Foi ao chão Acudiram três cavalheiros Todos de chapéu na mão O primeiro foi seu pai O segundo seu irmão O terceiro foi aquele Que a Tereza deu a mão Terezinha levantou-se Levantou-se lá do chão E sorrindo disse ao noivo Eu te dou meu coração Dá laranja quero um gomo Do limão quero um pedaço Da morena mais bonita Quero um beijo e um abraço

Um comentário:

  1. Muito interessante.
    Até o início do dia de hoje eu não sabia o final da musica, nem a sua importncia para a cultura de um povo.

    Abrços
    João Pedro (602)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)