segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Contribuição de aluno: cantigas de roda (2)

Mais uma ótima contribuição que recebi por email. Agora veio do aluno Massollar.
. Estou gostando de ver!!! . Capelinha de Melão . Capelinha de Melão é de São João É de Cravo é de Rosa é de Manjericão São João está dormindo Não acorda não! Acordai, acordai, acordai, João! .
Todas as culturas criaram formas musicais para acompanhar seus trabalhos, ritos e festas. Os folcloristas acreditam que tais canções sejam fruto de criações individuais, mesmo que depois apresentem alterações introduzidas por quem as ouve. A música folclórica é geralmente executada por uma só voz, embora em algumas partes do mundo sejam comuns as canções para duas ou mais vozes. Existe um grande número de cantigas e elas encantam jovens e idosos, geração após geração. A música “Capelinha de melão”, pertencente ao folclore brasileiro, foi feita em 1949 por Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, e por Alberto Ribeiro, sendo gravada pela primeira vez por Emilinha Borba. Até os dias de hoje, esta música é tocada nas festas juninas.

9 comentários:

  1. nem sabia que capelinha de melão tinha autor , eu pensava que era como as outras cantigas , nascidas anonimamente no povo

    Pedro Barreto(602)

    ResponderExcluir
  2. Marcha Soldado

    Cabeça de Papel

    Se não marchar direito

    Vai preso pro quartel

    O quartel pegou fogo

    A polícia deu sinal

    Acorda acorda acorda

    A bandeira nacional

    ________________________________________________

    Pirulito que bate bate

    Pirulito que já bateu

    Quem gosta de mim é ela

    Quem gosta dela sou eu



    Pirulito que bate bate

    Pirulito que já bateu

    A menina que eu gostava

    Não gostava como eu

    ________________________________________________

    O Cravo brigou com a rosa

    Debaixo de uma sacada

    O Cravo ficou ferido

    E a Rosa despedaçada


    O Cravo ficou doente

    A Rosa foi visitar

    O Cravo teve um desmaio

    A Rosa pos-se a chorar

    _______________________________________________

    Ciranda Cirandinha

    Vamos todos cirandar

    Vamos dar a meia volta

    Volta e meia vamos dar



    O Anel que tu me destes

    Era vidro e se quebrou

    O amor que tu me tinhas

    Era pouco e se acabou



    Por isso dona Rosa

    Entre dentro desta roda

    Diga um verso bem bonito

    Diga adeus e vá se embora

    _______________________________________________

    Quando pequeno, eu cantava essas e muitas outras cantigas.

    ________________________________________________

    Al. Nascimento T:601

    ResponderExcluir
  3. PS: Estou adorando o blog.

    Al. Nascimento
    T:601

    ResponderExcluir
  4. Samba Lelê está doente

    Está com a cabeça quebrada

    Samba Lelê precisava

    De umas dezoito lambadas



    Samba , samba, Samba ô Lelê

    Pisa na barra da saia ô Lalá (BIS)



    Ó Morena bonita,

    Como é que se namora ?

    Põe o lencinho no bolso

    Deixa a pontinha de fora



    Ó Morena bonita

    Como é que se casa

    Põe o véu na cabeça

    Depois dá o fora de casa



    Ó Morena bonita

    Como é que cozinha

    Bota a panela no fogo

    Vai conversar com a vizinha



    Ó Morena bonita

    Onde é que você mora

    Moro na Praia Formosa

    Digo adeus e vou embora





    O Cravo e a Rosa

    O Cravo brigou com a rosa

    Debaixo de uma sacada

    O Cravo ficou ferido

    E a Rosa despedaçada



    O Cravo ficou doente

    A Rosa foi visitar

    O Cravo teve um desmaio

    A Rosa pos-se a chorar





    Capelinha de Melão

    Capelinha de Melão é de São João

    É de Cravo é de Rosa é de Manjericão

    São João está dormindo

    Não acorda não !

    Acordai, acordai, acordai, João !



    Ciranda Cirandinha



    Ciranda Cirandinha

    Vamos todos cirandar

    Vamos dar a meia volta

    Volta e meia vamos dar



    O Anel que tu me destes

    Era vidro e se quebrou

    O amor que tu me tinhas

    Era pouco e se acabou



    Por isso dona Rosa

    Entre dentro desta roda

    Diga um verso bem bonito

    Diga adeus e vá se embora




    Nesta Rua

    Nesta rua, nesta rua, tem um bosque

    Que se chama, que se chama, Solidão

    Dentro dele, dentro dele mora um anjo

    Que roubou, que roubou meu coração



    Se eu roubei, se eu roubei seu coração

    É porque tu roubastes o meu também

    Se eu roubei, se eu roubei teu coração

    É porque eu te quero tanto bem



    Se esta rua se esta rua fosse minha

    Eu mandava, eu mandava ladrilhar

    Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante

    Para o meu, para o meu amor passar





    Atirei o Páu no Gato



    Atirei o páu no gato tô tô

    Mas o gato tô tô

    Não morreu reu reu

    Dona Chica cá

    Admirou-se se

    Do berro, do berro que o gato deu

    Miau !!!!!!



    Fui no Tororó



    Fui no Tororó beber água não achei

    Achei linda Morena

    Que no Tororó deixei

    Aproveita minha gente

    Que uma noite não é nada

    Se não dormir agora

    Dormirá de madrugada



    Oh ! Dona Maria,

    Oh ! Mariazinha, entra nesta roda

    Ou ficarás sozinha !



    Sozinha eu não fico

    Nem hei de ficar !

    Por que eu tenho o Pedro

    Para ser o meu par !

    ResponderExcluir
  5. Professora Tatiane ,

    Eu ainda não tenho blog , vou criar , porém percebi que a data dos nosso teste está previsto exatamente na semana do nosso da feira TI e nessa semana estaremos muito ocupados com tal evento . Esse motivo poderá prejudicar o nosso estudo para tal avaliação . Queria saber se teria a possibilidade de adiar mais uma semana o tal teste , com afinalidade de ajudar nossos estudos ?

    ResponderExcluir
  6. Gente, quantas cantigas legais! Fiquei com saudades de minha infância...

    ResponderExcluir
  7. Não se preocupe, aluno (você não se identificou), vamos pensar em mudar a data do teste.

    ResponderExcluir
  8. Se essa rua , essa rua fosse minha ,

    Eu mandava , eu mandava ladrilhar ,

    Com pedrinhas de brilhante ,

    Para o meu , o meu amor passar .


    Renatta Bekman (606)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)