sábado, 25 de junho de 2011

WebQuest: trabalhos de alunos - I

(Aos responsáveis,)
O uso das mídias digitais que hoje fazem parte de nossas vidas, por si só, não traz benefícios para o processo ensino-aprendizagem. No entanto, quando associamos conteúdos que fazem parte do currículo com o interesse natural de nossos alunos por esses recursos, podemos promover boas e ricas aprendizagens.
Na WebQuest Contos de Encantamento, os alunos, dentre outras questões, tiveram de pensar na produção de uma notícia para ser realmente anunciada em vídeo como os apresentadores dos telejornais fazem. É importante aprender que existem diferenças entre o texto escrito na sala de aula para o professor corrigir e devolver, daquele que tem de ser falado publicamente. São situações distintas, que geram aprendizagens também distintas. Nesse sentido, a possibilidade de usar uma câmera tão acessível aos jovens, hoje em dia até mesmo em seus celulares, facilita a produção desse tipo de trabalho.
Mesmo sabendo que ainda é uma primeira produção deles e que nós professores também estamos engatinhando nessa seara, alguns grupos nos surpreenderam. Então, a partir de hoje alguns dos vídeos, mesmo aqueles bem simples produzidos pelos alunos como parte dos produtos da WebQuest Contos de Encantamento, serão expostos aqui no blog. A demora para a publicação se deve ao fato de estarmos aguardando a autorização dos responsáveis para que possamos expor a imagem de nossos alunos, menores de idade, na Web. Esperamos receber todas as autorizações enviadas até segunda-feira.
Abaixo publicamos um primeiro vídeo de alunos da turma 601. Ele foi dividido em duas partes: a primeira é uma abertura, sem som, criada pelo grupo como introdução ao trabalho; a segunda é o próprio vídeo no qual se anuncia o casamento do rei Augusto com a cozinheira Maria Cesária.

3 comentários:

  1. Professora Tatiana, eu não consigo assistir ao video, diz que o video é privado. Como proceder para ter acesso?

    Mae da aluna Bruna Malvar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sonia!
    Os vídeos agora estão liberados, são públicos.
    Veja se consegue vê-los. Qualquer problema, avise-nos, que corrigiremos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Professora não consigo assistir ao vídeo vou continuar tentando.
    bjs
    Bruna Mardine.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar este blog e deixar um comentário.
Querido aluno (ou outro visitante), a opção ANÔNIMO permite que você escreva seu comentário sem a necessidade de senha e login. Para sabermos, no entanto, quem está falando conosco e participando do blog, precisamos que se identifique.
Vamos adorar conversar com você!!! Participe!!! ;-)